-

PPGED071 - SEMINÁRIO DE PESQUISA ORIENTADO - Turma: 01 (2013.1)

Tópicos Aulas
A organização do trabalho de pesquisa (05/04/2013 - 05/04/2013)
Projeto de pesquisa: elementos e composição (12/04/2013 - 12/04/2013)
A metodologia da pesquisa: critérios de definição (19/04/2013 - 19/04/2013)
continuação da temática anterior (26/04/2013 - 02/08/2013)
o campo cientifico e suas práticas (03/05/2013 - 03/05/2013)
Analisando a prática da pesquisa em educação: epistemologias (10/05/2013 - 10/05/2013)
continuação da temática anterior (17/05/2013 - 17/05/2013)
O referencial teórico e seu papel na pesquisa (24/05/2013 - 24/05/2013)
continuação da temática anterior (31/05/2013 - 31/05/2013)
A pesquisa na área de educação rural (31/05/2013 - 31/05/2013)
Uso das citações na construção do trabalho de pesquisa (07/06/2013 - 07/06/2013)
O projeto de pesquisa: definição de técnicas (14/06/2013 - 14/06/2013)
metodologias qualitativas em educação (21/06/2013 - 21/06/2013)
Frequências da Turma
# Matrícula ABR MAI JUN Total
05 12 19 26 03 10 17 24 31 07 14 21
1 201210**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 201210**** 9,0 9.0 0 AM

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: Aprofundamento dos paradigmas teórico e metodológicos da pesquisa em educação. Elementos do projeto de pesquisa.
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: Aulas dialogadas, tendo como mediação os textos indicados no curso e considerando o projeto de pesquisa a ser desenvolvido no doutorado.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: Participação nas discussão realizadas e apresentação de um trabalho com os elementos principais do projeto de dissertação.
Horário de atendimento: sexta-feira 08 às 12
Bibliografia: ALBERTI, Verena. Manual de história oral. 2 ed. Rio de Janeiro: FGV, 2004.
BARRASS, Robert. Os cientistas precisam escrever: guia de redação. 2 ed. São Paulo: T. A. Queiroz, 1986.
BARROS, José D'Assunção. O Projeto de pesquisa em História:da escolha do tema o quadro teórico. Petrópolis; Vozes, 2005.
______. O campo da história: especialidades e abordagens. Petrópolis: Vozes, 2004.
BAUER, Martin W.; GASKELL, George. Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som: um manual prático. 3 ed. Petropólis: Vozes, 2004.
BIANCHETTI, Lucidio; MACHADO, Ana Maria Netto (orgs). A bússola do escrever: desafios e estratégias na orientação de teses e dissertações. Florianópolis/EDUFSC; São paulo: Ed. Cortez, 2002.
BIANCHETTI, Lucidio; MEKSENAS, Paulo(orgs). A trama do conhecimento: teoria, método e escrita em ciência e pesquisa. 2 ed. São paulo: Papireus, 2008.
BOGDAN, Robert; BIKLEN, Sari. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto: Editora Porto, 1994.
BOOTH, Wayne c.; COLOMB, Gregory G.; WILLIAMS, Joseph M. A Arte da pesquisa. São Paulo: Martins Fontes, 2008.
BRANDÃO, Zaia. Pesquisa em educação:conversa com pós-graduandos. Rio de Janeiro: Ed. PUC-Rio; São Paulo: Loyola, 2002.
CLANDININ, D. Jean e CONNELLY, F. Michael. Pesquisa narrativa: experiência e história em pesquisa qualitativa. Uberlândia: EDUFU, 2011.
DENZIN, Norman K.; LINCOLN, Yvonna S. et alli. O Planejamento da pesquisa qualitativa: teorias e abordagens. 2 ed. Porto Alegre, ARTMED, 2006.
ECO, Umberto. Pós-escrito a O Nome da Rosa. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1985.
ESTEBAN, M. Paz Sandin. Pesquisa qualitativa em educação: fundamentos e tradições.Porto Alegre: AMGH Editora, 2010.
FERREIRA, Marieta de Moraes; AMADO, Janaína(orgs). Usos e abusos da história oral. 3 ed. Rio de Janeiro: FGV, 2000.
FLINCK, Uwe. Uma introdução à pesquisa qualitativa. Porto Alegre: Bookman, 2004.
GALVÃO, Ana Maria de Oliveira; LOPES, Eliane Marta Teixeira. Território Plural: a pesquisa em história da educação. São Paulo: Ática, 2010.
GAMBOA, Silvio Sánchez. Pesquisa em educação: método e epistemologia. 2 ed. Chapecó: Argos, 2012.
MARQUES, Mário Osório. Escrever é preciso: o princípio da pesquisa. 4 ed. Ijuí: Editora Unijuí, 2001.
PORTELLI, Alessandro. Ensaio de história oral. São paulo: Letra e voz, 2010.
POUPART, Jean et alli. A pesquisa qualitativa:enfoques epistemológicos e metodológicos. 2ed. Petrópolis: Vozes, 2010.
RIBEIRO, Renato Janine. A Universidade e a vida atual: Felini não via filmes. 2 ed. Rio de Janeiro: Campus, 2003.
SERRANO, Francisco Perujo. Pesquisar no Labirinto: a tese um desafio possível. São paulo: Parábola editorial, 2011.
SOARES, Magda. Para quem pesquisamos? Para quem escrevemos? In: MOREIRA, Antonio Flávio et alli (org). Para quem escrevemos: o impasse dos intelectuais. 2 ed. São Paulo: Cortez, 2003. p. 65 -90.
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
05/04/2013
05/04/2013
A organização do trabalho de pesquisa
12/04/2013
12/04/2013
Projeto de pesquisa: elementos e composição
19/04/2013
19/04/2013
A metodologia da pesquisa: critérios de definição
26/04/2013
02/08/2013
continuação da temática anterior
03/05/2013
03/05/2013
o campo cientifico e suas práticas
10/05/2013
10/05/2013
Analisando a prática da pesquisa em educação: epistemologias
17/05/2013
17/05/2013
continuação da temática anterior
24/05/2013
24/05/2013
O referencial teórico e seu papel na pesquisa
31/05/2013
31/05/2013
continuação da temática anterior
31/05/2013
31/05/2013
A pesquisa na área de educação rural
07/06/2013
07/06/2013
Uso das citações na construção do trabalho de pesquisa
14/06/2013
14/06/2013
O projeto de pesquisa: definição de técnicas
21/06/2013
21/06/2013
metodologias qualitativas em educação
Avaliações
Data Descrição
05/07/2013 1ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma

Nenhum item foi encontrado

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb03.ufpi.br.instancia1 vdefault teste 31/10/2024 21:11