-

PPGCOM018 - TÓPICOS ESPECIAIS EM JORNALISMO II - Turma: 01 (2014.1)

Tópicos Aulas
Aula 1 (24/04/2014 - 24/04/2014)
Apresentação da disciplina. Globalização: antecedentes históricos, aspectos conceituais e impactos na área de comunicação.
Aula 2 (08/05/2014 - 08/05/2014)
Os processos jornalísticos, o fluxo de informação no âmbito internacional e as agências de notícias.
Aula 3 (15/05/2014 - 15/05/2014)
Os conglomerados midiáticos em tempos globais: concentração, convergência, diversificação e segmentação.
Aula 4 (22/05/2014 - 22/05/2014)
O global, o regional e o local. Aspectos teóricos e conceituais. Estudos de caso. Análise e discussão. Seminários/apresentações dos mestrandos.
Aula 5 (26/06/2014 - 26/06/2014)
Reflexões sobre globalização e regionalização e mídia. Seminários/apresentações dos mestrandos.
Aula 6 (03/07/2014 - 03/07/2014)
Planejamento de pesquisa: temas globalização/regionalização e mídia
Aula 7 (10/07/2014 - 10/07/2014)
Apresentações das propostas de pesquisa para elaboração do artigo final da disciplina. Discussão e sugestões.
Aula 8 (17/07/2014 - 17/07/2014)
Regionalização/globalização e mídia: questões. Encerramento das atividades. Acerto de data para entrega do trabalho final da disciplina.
Frequências da Turma
# Matrícula ABR MAI JUN JUL Total
24 08 15 22 26 03 10 17
1 201410**** 0 0 4 0 0 0 0 0 4
2 201410**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0
3 201410**** 0 0 0 4 0 0 0 0 4
4 201410**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 201410**** 9,0 9.0 0 AM
2 201410**** 8,5 8.5 0 AM
3 201410**** 8,0 8.0 0 AM
4 201410**** 8,0 8.0 0 AM

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: Relações entre Jornalismo, Economia e Sociedade; Economia Política da Comunicação e do Jornalismo. Meios de Comunicação (indústrias culturais) e participação política. Produção, distribuição e consumo da comunicação e do jornalismo em um novo espaço público e nas mídias digitais. Políticas de comunicação, jornalismo e cidadania. Jornalismo e estruturas socioeconômicas. Tecnologias digitais de comunicação, as estratégias de mercado e os movimentos contra hegemônicos nos marcos do capitalismo reconfigurado. *Atualizada em fevereiro de 2018.
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: Aulas expositivas e dialogadas. Discussão de textos. Estudo de casos.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: * A avaliação formativa, de cunho qualitativo, será realizada paralelamente ao desenvolvimento do conteúdo programado para cada unidade, tendo como finalidade favorecer a percepção das reações do(a) aluno(a) quanto: ao método pedagógico adotado, à apreensão de conteúdos teóricos desenvolvidos em aula, à realização de estudos sistemáticos, ao cumprimento das atividades ou tarefas previstas e ao desenvolvimento de habilidades expositivas e argumentativas. Serão considerados aspectos como a freqüência mínima exigida e a participação nas atividades propostas.
* A avaliação somativa, de caráter quantitativo, visa a aferir o conhecimento do(a) aluno(a) nas diversas etapas do desenvolvimento da disciplina, em datas pré-definidas, abrangendo avaliação individual e em grupo (por meio de seminários e produção científica).
Horário de atendimento:
Bibliografia: BAGDIKIAN, Bem H. O monopólio da mídia. São Paulo: Página Aberta, 1993.

BAZI, R. E. R. TV Regional: trajetória e perspectivas. Campinas: Alínea, 2001. p. 11-34.

BOLANO, César Ricardo Siqueira. Globalização e regionalização. São Paulo: EDUC, 1999.

BULIK, Linda. Doutrinas da informação no mundo de hoje. São Paulo: Loyola, 1990. 192p.

CANCLINI, Nestor G. Cultura y comunicación: entre lo global y lo local. La Plata: Ediciones de Periodismo y Comunicación, 1997.

CABRAL, E. D. T. A regionalização da mídia brasileira. UNIrevista, São Leopoldo, v. 1, n. 3, jul. 2006. Disponível em: <http://pt.scribd.com/doc/61277046/A-regionalizacao-da-midia-brasileira>. Acesso em: 14 out. 2013.

CAMPONEZ, C. Jornalismo regional: proximidades e distanciações. Linhas de reflexão sobre uma ética de proximidade no jornalismo. In: CORREIA, J. C. (Org.). Ágora: jornalismo de proximidade: limites desafios e oportunidades. Portugal: LabCom, 2012. p. 35-47.

CASTELLS, M. A sociedade em rede. São Paulo: Paz e Terra, 1999.

CASTELO BRANCO, S. Internacionalização da mídia brasileira: a trajetória da Gazeta Mercantil. 2001. 381 f. Tese (Doutorado em Comunicação Social) – Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo. 2001.

CASTELO BRANCO, S. Internacionalização Midiática: reflexões conceituais. In: MOREIRA, Sonia Virgínia (Org.). Uma filósofa em campo na comunicação: indústria, geografias e crítica de mídia na produção de Anamaria Fadul. São Paulo: Intercom, 2012, v. 1, p. 105-111.

HAESBAERT, R. Região, regionalização e regionalidade: questões contemporâneas. Revista Antares, Caxias do sul, n. 3, p. 2-24, 2010.

HALL, S. A identidade cultural na pós-modernidade. 10. ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2005.

HOBSBAWM, E. Era dos extremos: o breve século XX (1914-1991). São Paulo: Companhia das Letras, 1995.

IANNI, O. Nacionalismo, regionalismo e globalismo. In: BOLAÑO, C. (Org.). Globalização e regionalização das comunicações. São Paulo: EDUC, 1999. p. 29-50.

LIMA, M. E. de O. Comunicação local / regional. In: GADINI, S. L.; WOITOWICZ, K. J. Noções básicas de folkcomunicação: uma introdução aos principais termos, conceitos e expressões. Ponta Grossa: UEPG, 2007. p. 74-77.

_________. Mídia regional: indústria, mercado e cultura. Natal: UFRN, 2010. 254 p.

_________.Regionalização midiática: conceitos e exemplos. In: MARÇOLLA, R.; OLIVEIRA, R. R. de. Estudos de mídia regional, local e comunitária. São Paulo: Arte e Ciência, 2008. p. 43-76.

MacBRIDE, S. (Ed.) Un sólo mundo, voces múltiples: comunicación e información e información en nuestro tiempo. México, DF: Fondo de Cultura Europea, 1980.

MARQUES DE MELO, J. As imagens do Natal na mídia paulista. In: MARQUES DE MELO, J.; KUNSCH, W. L. (Org.). De Belém a Bagé: imagens midiáticas do Natal brasileiro. São Bernardo do Campo: UMESP, 1998. p. 29-58.

MARTÍN-BARBERO J. Globalização comunicacional e transformação cultural. In: MORAES, D. (Org.). Por uma outra comunicação: mídia, mundialização cultural e poder. Rio de Janeiro: Record, 2003. p. 57-86.

MAROCCO, B.; BERGER, C. (Orgs.) A era glacial do jornalismo - teorias sociais da imprensa: pensamento crítico sobre os jornais. Porto Alegre: Sulinas, 2006.

MATTELART, Armand. Comunicação-mundo: história das idéias e das estratégias. Petrópolis: Vozes, 2. ed, 1996. 320 p.

MIÈGE, B. A sociedade tecida pela comunicação: técnicas da informação e da comunicação entre inovação e enraizamento social. São Paulo: Paulus, 2009.

MORAES, D. A dialética das mídias globais. In: MORAES, D. et al. (Org.). Globalização, mídia e cultura contemporânea. Campo Grande: Letra Livre, 1997. p. 11-77.

MORIN, E. As duas globalizações. Porto Alegre: Sulina, 2007.

MORONI, B. de G.; RUAS, R. L. A imprensa regional: o jornal do interior. In: _________. Jornalismo regional: 6º aniversário do Correio do Porto. Presidente Epitácio: Epitaciana, 2006. p. 25-44.

MOTA, I. P.; CALLOU, A. B. F. Regionalização midiática: o local como fonte de informação. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, 34., 2011, Recife. Anais... São Paulo, Recife: Intercom, Universidade Católica de Pernambuco, 2011. Disponível em: <http://www.intercom.org.br/papers/ nacionais/ 2011/resumos/R6-0432-1.pdf>. Acesso em: 7 jan. 2014.

OLIVEIRA, Flavia Arlanch Martins de. Globalização, regionalização e nacionalismo. São Paulo: UNESP, 1999.

OLIVEIRA, R. R. de. Mídia regional: proximidade e mercado: a TV TEM. 2012. Disponível em: <http://www.bocc.ubi.pt/pag/oliveira-roberto-midia-regional.pdf>. Acesso em: 2 dez. 2013.

PERUZZO, C. M. K. Mídia local, uma mídia de proximidade. Comunicação: Veredas, São Paulo, ano 2, n. 2, p. 65-89, nov. 2002.

_________. Mídia regional e local: aspectos conceituais e tendências. Comunicação & Sociedade, São Bernardo do Campo, ano 26, n. 43, p. 67-84, set. 2005.

SANTOS, Theotonio dos; BRUCKMAN, Mônica. Globalização e regionalização. São Paulo: Loyola, 2004.

TASCHNER, Gisela. Folhas ao vento: análise de um conglomerado jornalístico no Brasil. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992. 230p.

TELLAROLLI, T. M.; IJUIM, J. K. Comunicação no mundo globalizado: tendências do século XXI. Revista Ciberlegenda, Niterói, ano 10, n. 20, jun. 2008. Disponível em: <http://www.uff. br/ciberlegenda/ojs/index.php/revista/article/viewFile/161/61>. Acesso em: 6 jan. 2014.

THOMPSON, J. B. A mídia e a modernidade. Rio de Janeiro: Vozes, 2008.

VILCHES, L. Globalização comunicativa e efeitos culturais. In: MORAES, D. et al. (Org.). Globalização, mídia e cultura contemporânea. Campo Grande: Letra Livre, 1997. p. 77-113
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
24/04/2014
24/04/2014
Aula 1
08/05/2014
08/05/2014
Aula 2
15/05/2014
15/05/2014
Aula 3
22/05/2014
22/05/2014
Aula 4
26/06/2014
26/06/2014
Aula 5
03/07/2014
03/07/2014
Aula 6
10/07/2014
10/07/2014
Aula 7
17/07/2014
17/07/2014
Aula 8
Avaliações
Data Descrição
17/07/2014 1ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma

Nenhum item foi encontrado

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb03.ufpi.br.sigaa vSIGAA_3.12.1080 02/06/2024 07:38