Bibliografia:
| ALARCÃO, Isabel (Org.). Formação reflexiva de professores: estratégias de supervisão. Porto: Porto, 1996. BRASIL. Ministério da Educação. Plano Nacional de Educação (2011-2020). CONTRERAS, José. A autonomia de professores. São Paulo: Cortez, 2002. GARCIA, Carlos Marcelo. El pensamiento del profesor. Barcelona: Ediciones CEAC, 1987. GIROUX, Henry A. Os professores como intelectuais: rumo a uma teoria crítica da aprendizagem. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997. IMBERNÓN, Francisco. Formação continuada de professores. Porto Alegre: Artmed, 2010. ------. Formação docente e profissional: formar-s para a mudança e a incerteza. São Paulo: Cortez, 2000. LIBERALI, Fernanda Coelho. Formação crítica de educadores: questões fundamentais. Campinas, SP: Pontes, 2010. NÓVOA, Antônio (Coord.). Os professores e a sua formação. Lisboa: Publicações Dom Quixote, 1997. PACHECO, José Augusto; FLORES, Maria Assunção. Formação e avaliação de professores. Porto: Porto Editora, 1999. SOUZA, Elizeu Clementino de. O conhecimento de si: estágio e narrativas de formação de professores. Rio de Janeiro: DP&A; Salvador: UNEB, 2006. SOUZA, João Francisco. Prática pedagógica e formação de professores. 2. ed. Recife: EDUFPE, 2012.. TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação inicial. Petrópolis: Vozes, 2002 ZEICHNER, Ken. A formação reflexiva de professores: idéias e práticas. Lisboa: EDUCA, 1993.
8 Bibliografia complementar AZEVEDO, Fernando. A cultura brasileira. 6. ed. Rio de Janeiro: UFRJ: Brasília: UNB, 1996. BAÚ, Jorgiane; KUHO, Olga. Educação especial e a capacitação do professor para o ensino. Curitiba: Juruá, 2009. BOLIVAR, Antonio (Org.). Profissão professor: o itinerário profissional e a construção da escola: Bauru: EDUSC, 2002. BORBA, Marcelo Carvalho. Tendências internacionais em formação de professores de matemática. Belo Horizonte: Autêntica, 2006. BORGES, Cecília Maria Ferreira Borges. O professor da educação básica e seus saberes profissionais. Araraquara: JM, 2004. EDUCAÇÃO E SOCIEDADE. Revista Quadrimestral de Ciência da Educação. Dossiê: os saberes docentes e sua formação, ano XXII, n. 74, abr. 2001. Campinas (SP), CEDES. ESTRELA, Maria Teresa (Org.). Viver e construir a profissão docente. Porto: Porto, 1997. FÁVERO, Altarir Alberto. Educar o educador: reflexos sobre a formação. Porto Alegre: Mercado das Letras, 2010. FORMOSINHO, João. Formação de professores: aprendizagem profissional. Porto: Porto Editora, 2009. FREIRE, Paulo. A educação na cidade. São Paulo: Cortez, 1995. ______. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 6. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1997. ______. Pedagogia da esperança. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996. ENCONTRO NACIONAL DE DIDÁTICA E PRÁTICA DE ENSINO. Anais. FUSARI, José C.; RIOS, Teresinha A. Formação continuada dos profissionais do ensino. Cadernos CEDES. Campinas, n. 36, p. 37-45, 1995. GATTI, Bernadete A. Análises com vistas a um referencial para políticas de formação para o ensino básico. São Paulo: Fundação Carlos Chagas, texto mimeografado, 167 p., 1996. ______. Formação de professores: condições e problemas atuais. Revista Brasileira de Formação de Professores RBPF, v. 1, n.1, p. 90 102, maio 2009. GHEDIN, E.; ALMEIDA, M. I. de.; LEITE, Y. U. F. Formação de professores: caminhos e descaminhos da prática. Brasília: Líber, 2008. GIL-PEREZ, Daniel; PESSOA DE CARVALHO, Anna Maria. Formação de professores de ciências: tendências e inovações. São Paulo: Cortez, 2010. - (Coleção questões da nossa época; v.26). GUIMARÃES, Valter Soares. Formação de professores: saberes, identidade e profissão. Campinas - SP: Papirus, 2004. IBIAPINA, Ivana Maria Lopes de Melo (Org.). Formação de professores: texto & contexto. Cosme de. Teresina: EDUFPI, 2007. LOPES, Eliana M. T.; FARIAS FILHO, Luciano Mendes; VEIGA, Cynthia G. 500 anos de educação no Brasil. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2000. MARIN, Alda Junqueira. Educação continuada: introdução a uma análise de termos e concepções. Cadernos CEDES. Campinas: n. 36, p.13-20, 1995. MCLAREN, Peter. Vida nas escolas: teoria e prática crítica. 2. ed. Porto Alegre: ArtMed, 2002. MENDES SOBRINHO, José Augusto de Carvalho. Ensino de Ciências e formação de professores: na escola normal e no curso de magistério. Tese (Doutorado em Educação). Florianópolis: UFSC / CED, 1998. _______; CARVALHO, Marlene C (Org.). Formação de professores e práticas docentes: olhares contemporâneos. Belo Horizone: Autêntica, 2006. MENDES SOBRINHO, José Augusto de Carvalho; LIMA, Maria da Glória Soares Barbosa (Org.). Formação, prática pedagógica e pesquisa em educação: relatos e retratos. Teresina: EDUFPI, 2011. MENEZES, Luís Carlos (Org.). Formação continuada de professores de ciências no contexto ibero-americano. Campinas: Autores Associados; São Paulo: NUPES, 1996. (Coleção formação de professores). NÓVOA, Antônio (Coord.). Profissão professor: Porto: Porto Codex, 1995. ______. Vida de professores. Porto: Porto: Codex, 1992. PERRENOUD, Philippe et al. Formando professores profissionais: quais as estratégias/ Quais competências? 2. ed. rev. Porto Alegre: Artmed, 2001. ______. Práticas pedagógicas, profissão docente e formação: perspectivas sociológicas. 2. ed. Lisboa: Dom Quixote, 1997. PIMENTA, Selma Garrido; ANASTASIOU, Lea das Graças C. Docência no ensino superior. São Paulo; Cortez, 2002. PIMENTA, Selma Garrido; GHEDIN, Evandro (Org.). Professor reflexivo no Brasil: gênese e crítica de um conceito. São Paulo: Cortez, 2002. PINHO, Scheila Zambello. Formação de educadores: dilemas contemporâneos. São Paulo: UNESP, 2011 REVISTAS CIENTÍFICAS DA ÁREA. ROMANOSKI, Joana Paulim. Tendências da pesquisa em formação de professores. Atos da pesquisa em educação, v. 8, n.2, p.479-499, maio.-ago. 2013. ______. Apontamentos em pesquisas sobre formação de professores: contribuições para o debate, Ver. Diálogo Educ., Curitiba, v. 12, n.37, p. 905-924, set.-dez. 2012. SLONGO, ione Inês Pinsson. A formação de professores enunciada pela pesquisa na área de educação em ciências. Alexandria, Revista de Educação em Ciências e Tecnologia, v. 3, n.3, p.97-121, nov. 2010. VASCONCELOS, Geni A. Nader (Org.). Como me fiz professora. Rio de Janeiro: DP&A, 2000.
|