Metodologia: |
Aulas expositivas dialogadas, seminários, leituras e discussões de textos, painéis, desenvolvimento de atividades práticas/campo, orientações, elaboração de artigo científico, resenha etc.
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Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: |
Será aprovado(a) o (a) mestrando (a) que: Obtiver frequência igual ou superior a 75% da carga horária da disciplina; e aproveitamento igual ou superior a 70% na avaliação final da disciplina; A avaliação somativa constará de três etapas: a) a primeira consistirá na apresentação de painéis; b) apara a segunda será considerado o conjunto de resenhas dos textos norteadores dos seminários, excluindo-se a do (a) próprio (a) painelista e c) a terceira consistirá na elaboração de um artigo científico sobre a prática pedagógica que sirva de suporte para a redação de capítulo da dissertação e/ou publicação. Cada resenha será recebida, pelos professores da disciplina, no início da apresentação de cada seminário (improrrogável).
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Bibliografia:
| BATISTA NETO, José; SANTIAGO, Eliete (Org.) Formação de professores prática pedagógica. Recife: Fundação Joaquim Nabuco, Massangana, 2009. BECKER, Fernando. A epistemologia do professor: o cotidiano da escola. 12. Ed. Petrópolis: Vozes, 2006. BEHENS, Marilda Aparecida. O paradigma emergente e a prática pedagógica. 3. ed. Curitiba: Champagnat, 2013. CAETANO, Ana Paula. Dilemas dos professores. In: ESTRELA, Maria Teresa. Viver e construir a profissão docente. Porto: Porto Editora, 1997. CICILLINI, Graça Aparecido; BARAÚNA, Silvana Malusá (Org.). Formação de docente: saberes e práticas pedagógicas. Uberlândia: EDUFU, 2006. CHARLOT, Bernard. Da relação com o saber: elementos para uma teoria. Porto Alegre: Artes Médicas sul, 2000. COSTA, Marisa Vorraber. Trabalho docente e profissionalismo. Porto Alegre, Sulina, 1995. ENRIQUE, Délcia (Org.). 4ª ed. Ser professor. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2004. GARCIA, Carlos Marcelo. El pensamiento del professor. Ediciones CEAC. Barcelona/ Espanha IMBERNON, Francisco. Formação docente e profissional: formar-se para a mudança e a incerteza. São Paulo: Cortez, 2005. MORIN, Edgar. A cabeça bem feita: repensar a reforma, repensar o pensamento. Rio de Janeiro: Bertrand, 2014. Perrenoud Philippe. Práticas pedagógicas profissão docente e formação: perspectivas sociológicas. Lisboa: Dom Quixote, 1997. _____. Pesquisador ou professor? O processo de reestruturação dos cursos de pós-graduação em educação no Rio Janeiro/ Donaldo Bello de Souza, Zacarias Jaegger Gama [Org]. - Rio de Janeiro: Quartet, 2002. RIOS, Teresinha Azeredo. Compreender e ensinar: por uma docência da melhor qualidade, São Paulo: Cortez, 2001 SACRISTAN, J. Gimenes. Compreender e transformar o ensino. 4ª ed. Artmed, 1998. VEIGA, Ilma Passos Alencastro (Org.) Lições de didática, Campinas, SP: Papirus, 2006.
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