-

PPGED052 - PRÁTICA PEDAGÓGICA - Turma: 01 (2015.2)

Tópicos Aulas
Prática pedagógica: conceitos (25/08/2015 - 25/08/2015)
Prática pedagógica: conceitos (01/09/2015 - 01/09/2015)
Prática pedagógica: conceitos (08/09/2015 - 08/09/2015)
A Prática pedagógica e os paradigmas educacionais (15/09/2015 - 15/09/2015)
A Prática pedagógica os paradigmas educacionais (22/09/2015 - 22/09/2015)
A Prática pedagógicae os paradigmas educacionais (29/09/2015 - 29/09/2015)
A Prática pedagógica: reflexão crítica (06/10/2015 - 06/10/2015)
A Prática pedagógica: reflexão crítica (13/10/2015 - 13/10/2015)
A pesquisa na prática pedagógica (20/10/2015 - 20/10/2015)
A pesquisa na prática pedagógica (27/10/2015 - 27/10/2015)
Prática pedagógica e conhecimentos profissionais docentes (03/11/2015 - 03/11/2015)
Prática pedagógica e conhecimentos profissionais docentes (10/11/2015 - 10/11/2015)
Prática pedagógica e conhecimentos profissionais docentes (17/11/2015 - 17/11/2015)
Prática pedagógica: complexidade e desafios (24/11/2015 - 24/11/2015)
Prática pedagógica: complexidade e desafios (01/12/2015 - 01/12/2015)
Frequências da Turma
# Matrícula AGO SET OUT NOV DEZ Total
25 01 08 15 22 29 06 13 20 27 03 10 17 24 01 08
1 201410**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
2 2015100**** 0 0 0 1 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 1
3 2015100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2015100**** 10,0 10.0 0 AM
2 2015100**** 10,0 10.0 0 AM
3 201410**** 10,0 10.0 0 AM

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: O conhecimento escolar face às teorias epistemológicas. Concepções pedagógicas e suas efetivações nas práticas escolares. Articuladores da prática pedagógica. Prática pedagógica: complexidade.
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: Aulas expositivas dialogadas, seminários, leituras e discussões de textos, painéis, desenvolvimento de atividades práticas/campo, orientações, elaboração de artigo científico, resenha etc.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: • Será aprovado(a) o (a) mestrando (a) que:
• Obtiver frequência igual ou superior a 75% da carga horária da disciplina; e aproveitamento igual ou superior a 70% na avaliação final da disciplina;
• A avaliação somativa constará de três etapas: a) a primeira consistirá na apresentação de painéis; b) apara a segunda será considerado o conjunto de resenhas dos textos norteadores dos seminários, excluindo-se a do (a) próprio (a) painelista e c) a terceira consistirá na elaboração de um artigo científico sobre a prática pedagógica que sirva de suporte para a redação de capítulo da dissertação e/ou publicação.
• Cada resenha será recebida, pelos professores da disciplina, no início da apresentação de cada seminário (improrrogável).
Horário de atendimento:
Bibliografia: BATISTA NETO, José; SANTIAGO, Eliete (Org.) Formação de professores prática pedagógica. Recife: Fundação Joaquim Nabuco, Massangana, 2009.
BECKER, Fernando. A epistemologia do professor: o cotidiano da escola. 12. Ed. Petrópolis: Vozes, 2006.
BEHENS, Marilda Aparecida. O paradigma emergente e a prática pedagógica. 3. ed. Curitiba: Champagnat, 2013.
CAETANO, Ana Paula. Dilemas dos professores. In: ESTRELA, Maria Teresa. Viver e construir a profissão docente. Porto: Porto Editora, 1997.
CICILLINI, Graça Aparecido; BARAÚNA, Silvana Malusá (Org.). Formação de docente: saberes e práticas pedagógicas. Uberlândia: EDUFU, 2006.
CHARLOT, Bernard. Da relação com o saber: elementos para uma teoria. Porto Alegre: Artes Médicas sul, 2000.
COSTA, Marisa Vorraber. Trabalho docente e profissionalismo. Porto Alegre, Sulina, 1995.
ENRIQUE, Délcia (Org.). 4ª ed. Ser professor. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2004.
GARCIA, Carlos Marcelo. El pensamiento del professor. Ediciones CEAC. Barcelona/ Espanha
IMBERNON, Francisco. Formação docente e profissional: formar-se para a mudança e a incerteza. São Paulo: Cortez, 2005.
MORIN, Edgar. A cabeça bem feita: repensar a reforma, repensar o pensamento. Rio de Janeiro: Bertrand, 2014.
Perrenoud Philippe. Práticas pedagógicas profissão docente e formação: perspectivas sociológicas. Lisboa: Dom Quixote, 1997.
_____. Pesquisador ou professor? O processo de reestruturação dos cursos de pós-graduação em educação no Rio Janeiro/ Donaldo Bello de Souza, Zacarias Jaegger Gama [Org]. - Rio de Janeiro: Quartet, 2002.
RIOS, Teresinha Azeredo. Compreender e ensinar: por uma docência da melhor qualidade, São Paulo: Cortez, 2001
SACRISTAN, J. Gimenes. Compreender e transformar o ensino. 4ª ed. Artmed, 1998.
VEIGA, Ilma Passos Alencastro (Org.) Lições de didática, Campinas, SP: Papirus, 2006.

Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
25/08/2015
25/08/2015
Prática pedagógica: conceitos
01/09/2015
01/09/2015
Prática pedagógica: conceitos
08/09/2015
08/09/2015
Prática pedagógica: conceitos
15/09/2015
15/09/2015
A Prática pedagógica e os paradigmas educacionais
22/09/2015
22/09/2015
A Prática pedagógica os paradigmas educacionais
29/09/2015
29/09/2015
A Prática pedagógicae os paradigmas educacionais
06/10/2015
06/10/2015
A Prática pedagógica: reflexão crítica
13/10/2015
13/10/2015
A Prática pedagógica: reflexão crítica
20/10/2015
20/10/2015
A pesquisa na prática pedagógica
27/10/2015
27/10/2015
A pesquisa na prática pedagógica
03/11/2015
03/11/2015
Prática pedagógica e conhecimentos profissionais docentes
10/11/2015
10/11/2015
Prática pedagógica e conhecimentos profissionais docentes
17/11/2015
17/11/2015
Prática pedagógica e conhecimentos profissionais docentes
24/11/2015
24/11/2015
Prática pedagógica: complexidade e desafios
01/12/2015
01/12/2015
Prática pedagógica: complexidade e desafios
Avaliações
Data Descrição
15/12/2015 1ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma

Nenhum item foi encontrado

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb06.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1150 31/10/2024 20:37