Metodologia: |
No desenvolvimento da disciplina as situações de ensino-aprendizagem constarão de: aulas expositivas, painéis, seminários, leituras e discussões de textos, desenvolvimento de atividades práticas/campo, orientações, elaboração de artigo científico, entre outros.
|
Bibliografia:
| JOSSO, Marie-Christine. Experiências de vida e formação. Lisboa, PT: EDUCA, 2002. _____. Da formação do sujeito ao sujeito da formação. In: NÓVOA, António; FINGER, Mathias. O método (auto)biográfico e a formação. Lisboa, PT: MS/DRHS/CFAP, 1988. p. 37/50. LARROSA, Jorge (Org.). Déjame que te cuente: ensayos sobre narrativa y educación. Barcelona, ES: Laertes, 1995. NÓVOA, António (Org.). Vida de Professores. Porto, PT: Porto, 1995. NÓVOA, António; FINGER, Matthias (Org.). O método (auto)biográfico e a formação. Natal, RN: Ed. URFN; São Paulo: Paulus, 2010. PINHEIRO, Antonio C. F.; ANANIAS, Mauricéia (Org.). Educação, direitos humanos e inclusão social: histórias, memórias e políticas educacionais. João Pessoa: Ed. UFPB, 2009. PORRIER, Jean; CLAPIER-VALLADON, Simone; RAYBAUT, Paul. Histórias de vida: teoria e prática. São Paulo: CELTA, 1995. SOUZA, Elizeu C. de. História de vida e prática docente: desenvolvimento pessoal e profissional. Revista da FAEEBA. Salvador, n. 16, p. 169-178, jul./dez. 2001. ______. (Org.). Autobiografias, histórias de vida e formação: pesquisa e ensino. Porto Alegre: Ed. PUCRS, 2006. SOUZA, Elizeu C. de; MIGNOT, Ana C. V. (Org.). Histórias de vida e formação de professores. Rio de Janeiro: Quartet, 20
|