-

PPGED159 - PESQUISA QUALITATIVA EM EDUCAÇÃO II - Turma: 01 (2017.1)

Tópicos Aulas
Aula expositiva (14/03/2017 - 14/03/2017)
Pesquisa narrativa no contexto da educação: O debate contemporâneo
Aula expositiva (21/03/2017 - 21/03/2017)
Pesquisa narrativa no contexto da educação: O debate contemporâneo
Aula expositiva (28/03/2017 - 28/03/2017)
Pesquisa narrativa no contexto da educação: O debate contemporâneo
Seminário (04/04/2017 - 04/04/2017)
Fundamentos epistemológicos e metodológicos da pesquisa narrativa ? Tríplice dimensão da narrativa: como fenômeno, método e de autoformação
Seminário (11/04/2017 - 11/04/2017)
Fundamentos epistemológicos e metodológicos da pesquisa narrativa ? Tríplice dimensão da narrativa: como fenômeno, método e de autoformação
Leitura e discussão de textos (18/04/2017 - 18/04/2017)
O lugar da narrativa na pesquisa educacional, na formação e na prática pedagógica
Leitura e discussão de textos (25/04/2017 - 25/04/2017)
O lugar da narrativa na pesquisa educacional, na formação e na prática pedagógica
Exposição dialogada (02/05/2017 - 02/05/2017)
Produção de dados na pesquisa narrativa: memorial de formação
Exposição dialogada (09/05/2017 - 09/05/2017)
Produção de dados na pesquisa narrativa: memorial de formação
Estudo de obra sobre dados na pesquisa narrativa (16/05/2017 - 16/05/2017)
Produção de dados na pesquisa narrativa: diários da prática
Frequências da Turma
# Matrícula MAR ABR MAI JUN JUL Total
14 21 28 04 11 18 25 02 09 16 23 30 06 13 20 27 04
1 2017100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
2 2017100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
3 2017100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
4 2017100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
5 2017100**** 0 0 4 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 6
6 2017100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
7 2016100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
8 2017100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
9 2017100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
10 2017100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
11 2016100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
12 2017100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
13 2017100**** 4 0 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 8
14 2017100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Unid. 4 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2017100**** 9,5 9,5 9,5 9,5 9.5 6 AM
2 2016100**** 10,0 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
3 2017100**** 10,0 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
4 2017100**** 10,0 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
5 2017100**** 9,5 9,5 9,5 9,5 9.5 0 AM
6 2017100**** 10,0 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
7 2016100**** 10,0 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
8 2017100**** 9,0 9,0 9,0 9,0 9.0 8 AM
9 2017100**** 10,0 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
10 2017100**** 10,0 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
11 2017100**** 10,0 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
12 2017100**** 9,0 9,0 9,0 9,0 9.0 0 AM
13 2017100**** 9,5 9,5 9,5 9,5 9.5 0 AM
14 2017100**** 10,0 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: Aprofundamento teórico e metodológico de um dos tipos/modalidades de pesquisa em Educação.
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: No desenvolvimento da disciplina as situações de ensino-aprendizagem, de aquisição e de troca de conhecimentos, serão enriquecidas através do desenvolvimento de atividades diversificadas. Nesta perspectiva, no desenvolvimento do seminário constarão:

• Aulas expositivas – Exposição oral, abordando os temas trabalhados na disciplina. Os temas trabalhados serão discutidos posteriormente nos grupos de estudos.
• Grupos de discussão – A partir dos conteúdos específicos de cada unidade de estudo, subsidiados através de leitura de textos, serão planejados grupos de discussão.
• Trabalho em grupo – discussões tendo como referência os temas propostos nas diferentes unidades de estudo, caracteriza-se como espaço de questionamentos e de análises e reflexões no âmbito da disciplina.
• Leitura de textos (livros, artigos e outros materiais impressos ou em forma eletrônica): debates em grupos.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: Na prática avaliativa da disciplina predominará o aspecto formativo, centrado na participação ativa nas atividades/discussão em classe; estudos, seminários, painéis e demais atividades propostas, além da freqüência, responsabilidade e qualidade dos trabalhos produzidos.
Para efeito de atribuição de notas serão considerados os seguintes trabalhos:
• Leitura e produção de textos;
•Planejamento e execução de seminários, painéis e memoriais.
Horário de atendimento:
Bibliografia: BENJAMIN, Walter. O narrador: considerações sobre a obra de Nikolai Leskov. In: _____. Obras Escolhidas. Magia e técnica, arte e política. v. 1. São Paulo: Brasiliense, 1993. p. 198/196.
BERTAUX, Daniel. Narrativas de vida: a pesquisa e seus métodos. Natal, RN: Ed. URFN; São Paulo: Paulus, 2010.
BRANDÃO, Vera Maria Antonieta T. Labirintos da memória: quem sou? São Paulo: Paulus, 2008.
CATANI, Denice B.; BUENO, Belmira O. SOUZA, M.; Cecília C. C.; SOUSA, Cynthia P. de (Org.). Docência, memória e gênero: estudos sobre formação. São Paulo: Escrituras, 1997.
GUEDES-PINTO, Ana Lúcia; GOMES, Geisa Genaro; SILVA, Leila Cristina Borges da. Memórias de leitura e formação de professores. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2008.
GOODSON, Ivor F. Dar voz ao professor: as histórias de vida dos professores e o seu desenvolvimento profissional. In: NÓVOA, António (Org.). Vida de Professores. Porto, PT: Porto, 1995. p. 63-78.
JOSSO, Marie-Christine. Experiências de vida e formação. Lisboa, PT: EDUCA, 2002.
_____. Da formação do sujeito ao sujeito da formação. In: NÓVOA, António; FINGER, Mathias. O método (auto)biográfico e a formação. Lisboa, PT: MS/DRHS/CFAP, 1988. p. 37/50.
LARROSA, Jorge (Org.). Déjame que te cuente: ensayos sobre narrativa y educación. Barcelona, ES: Laertes, 1995.
NÓVOA, António (Org.). Vida de Professores. Porto, PT: Porto, 1995.
NÓVOA, António; FINGER, Matthias (Org.). O método (auto)biográfico e a formação. Natal, RN: Ed. URFN; São Paulo: Paulus, 2010.
PINHEIRO, Antonio C. F.; ANANIAS, Mauricéia (Org.). Educação, direitos humanos e inclusão social: histórias, memórias e políticas educacionais. João Pessoa: Ed. UFPB, 2009.
PORRIER, Jean; CLAPIER-VALLADON, Simone; RAYBAUT, Paul. Histórias de vida: teoria e prática. São Paulo: CELTA, 1995.
SOUZA, Elizeu C. de. História de vida e prática docente: desenvolvimento pessoal e profissional. Revista da FAEEBA. Salvador, n. 16, p. 169-178, jul./dez. 2001.
______. (Org.). Autobiografias, histórias de vida e formação: pesquisa e ensino. Porto Alegre: Ed. PUCRS, 2006.
SOUZA, Elizeu C. de; MIGNOT, Ana C. V. (Org.). Histórias de vida e formação de professores. Rio de Janeiro: Quartet, 20
PORRIER, Jean; CLAPIER-VALLADON, Simone; RAYBAUT, Paul. Análise de conteúdo. In: ______. Histórias de vida: teoria e prática. São Paulo: CELTA, 1995. p. 107-128.
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
14/03/2017
14/03/2017
Aula expositiva
21/03/2017
21/03/2017
Aula expositiva
28/03/2017
28/03/2017
Aula expositiva
04/04/2017
04/04/2017
Seminário
11/04/2017
11/04/2017
Seminário
18/04/2017
18/04/2017
Leitura e discussão de textos
25/04/2017
25/04/2017
Leitura e discussão de textos
02/05/2017
02/05/2017
Exposição dialogada
09/05/2017
09/05/2017
Exposição dialogada
16/05/2017
16/05/2017
Estudo de obra sobre dados na pesquisa narrativa
Avaliações
Data Descrição
21/03/2017 1ª Avaliação
25/04/2017 2ª Avaliação
23/05/2017 3ª Avaliação
27/06/2017 4ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma
: Visualizar

Título

Data
aula 29/05/2017
Aula 09/04/2017
AULA 04-04-2017 03/04/2017
Início das aulas 13/03/2017

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb05.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1150 31/10/2024 20:15