Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: |
Na prática avaliativa da disciplina predominará o aspecto formativo, centrado na participação ativa nas atividades/discussão em classe; estudos, seminários, painéis e demais atividades propostas, além da freqüência, responsabilidade e qualidade dos trabalhos produzidos. Para efeito de atribuição de notas serão considerados os seguintes trabalhos: Leitura e produção de textos; Planejamento e execução de seminários, painéis e memoriais.
|
Bibliografia:
| BENJAMIN, Walter. O narrador: considerações sobre a obra de Nikolai Leskov. In: _____. Obras Escolhidas. Magia e técnica, arte e política. v. 1. São Paulo: Brasiliense, 1993. p. 198/196. BERTAUX, Daniel. Narrativas de vida: a pesquisa e seus métodos. Natal, RN: Ed. URFN; São Paulo: Paulus, 2010. BRANDÃO, Vera Maria Antonieta T. Labirintos da memória: quem sou? São Paulo: Paulus, 2008. CATANI, Denice B.; BUENO, Belmira O. SOUZA, M.; Cecília C. C.; SOUSA, Cynthia P. de (Org.). Docência, memória e gênero: estudos sobre formação. São Paulo: Escrituras, 1997. GUEDES-PINTO, Ana Lúcia; GOMES, Geisa Genaro; SILVA, Leila Cristina Borges da. Memórias de leitura e formação de professores. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2008. GOODSON, Ivor F. Dar voz ao professor: as histórias de vida dos professores e o seu desenvolvimento profissional. In: NÓVOA, António (Org.). Vida de Professores. Porto, PT: Porto, 1995. p. 63-78. JOSSO, Marie-Christine. Experiências de vida e formação. Lisboa, PT: EDUCA, 2002. _____. Da formação do sujeito ao sujeito da formação. In: NÓVOA, António; FINGER, Mathias. O método (auto)biográfico e a formação. Lisboa, PT: MS/DRHS/CFAP, 1988. p. 37/50. LARROSA, Jorge (Org.). Déjame que te cuente: ensayos sobre narrativa y educación. Barcelona, ES: Laertes, 1995. NÓVOA, António (Org.). Vida de Professores. Porto, PT: Porto, 1995. NÓVOA, António; FINGER, Matthias (Org.). O método (auto)biográfico e a formação. Natal, RN: Ed. URFN; São Paulo: Paulus, 2010. PINHEIRO, Antonio C. F.; ANANIAS, Mauricéia (Org.). Educação, direitos humanos e inclusão social: histórias, memórias e políticas educacionais. João Pessoa: Ed. UFPB, 2009. PORRIER, Jean; CLAPIER-VALLADON, Simone; RAYBAUT, Paul. Histórias de vida: teoria e prática. São Paulo: CELTA, 1995. SOUZA, Elizeu C. de. História de vida e prática docente: desenvolvimento pessoal e profissional. Revista da FAEEBA. Salvador, n. 16, p. 169-178, jul./dez. 2001. ______. (Org.). Autobiografias, histórias de vida e formação: pesquisa e ensino. Porto Alegre: Ed. PUCRS, 2006. SOUZA, Elizeu C. de; MIGNOT, Ana C. V. (Org.). Histórias de vida e formação de professores. Rio de Janeiro: Quartet, 20 PORRIER, Jean; CLAPIER-VALLADON, Simone; RAYBAUT, Paul. Análise de conteúdo. In: ______. Histórias de vida: teoria e prática. São Paulo: CELTA, 1995. p. 107-128.
|