-

PPGED158 - PESQUISA QUALITATIVA EM EDUCAÇÃO I - Turma: 02 (2018.1)

Tópicos Aulas
Pesquisa qualitativa: príncípios teóricos e metodológicos (13/03/2018 - 27/03/2018)
Diferentes tipos de pesquisa qualitativa (03/04/2018 - 24/04/2018)
Procedimentos de pesquisa qualitativa (08/05/2018 - 15/05/2018)
Entrevista na pesquisa qualitativa (22/05/2018 - 29/05/2018)
Observação: diferentes tipos (05/06/2018 - 12/06/2018)
Análise documental (19/06/2018 - 26/06/2018)
Frequências da Turma
# Matrícula MAR ABR MAI JUN Total
13 20 27 03 10 17 24 08 15 22 29 05 12 19 26
1 2017101**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
2 2017101**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
3 2017101**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
4 2018100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
5 2018100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
6 2018100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
7 2017101**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
8 2017101**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Unid. 4 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2018100**** 10,0 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
2 2017101**** 10,0 9,5 10,0 9,5 9.8 0 AM
3 2017101**** 10,0 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
4 2017101**** 10,0 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
5 2018100**** 10,0 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
6 2017101**** 10,0 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
7 2017101**** 10,0 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
8 2018100**** 10,0 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: A pesquisa qualitativa e seus fundamentos teóricos e metodológicos. Técnicas e procedimentos de produção de dados.
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: No desenvolvimento da disciplina as situações de ensino-aprendizagem, de aquisição e de troca de conhecimentos, serão enriquecidas através do desenvolvimento de atividades diversificadas. Nesta perspectiva, no desenvolvimento do seminário constarão:
? Aulas expositivas ? Exposição oral, abordando os temas trabalhados na disciplina. Os temas trabalhados serão discutidos posteriormente nos grupos de estudos.
? Grupos de discussão ? A partir dos conteúdos específicos de cada unidade de estudo, subsidiados através de leitura de textos, serão planejados grupos de discussão.
? Trabalho em grupo ? discussões tendo como referência os temas propostos nas diferentes unidades de estudo, caracteriza-se como espaço de questionamentos e de análises e reflexões no âmbito da disciplina.
? Leitura de textos (livros, artigos e outros materiais impressos ou em forma eletrônica): debates em grupos.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: Na prática avaliativa da disciplina predominará o aspecto formativo, centrado na participação ativa nas atividades/discussão em classe; estudos, seminários, painéis e demais atividades propostas, além da frequência, responsabilidade e qualidade dos trabalhos produzidos.
Para efeito de atribuição de notas serão considerados os seguintes trabalhos:
? Leitura e produção de textos;
?Planejamento e execução de seminários, painéis e memoriais.
Horário de atendimento:
Bibliografia: BENJAMIN, Walter. O narrador: considerações sobre a obra de Nikolai Leskov. In: _____. Obras Escolhidas. Magia e técnica, arte e política. v. 1. São Paulo: Brasiliense, 1993. p. 198/196.
BERTAUX, Daniel. Narrativas de vida: a pesquisa e seus métodos. Natal, RN: Ed. URFN; São Paulo: Paulus, 2010.
BRANDÃO, Vera Maria Antonieta T. Labirintos da memória: quem sou? São Paulo: Paulus, 2008.
CATANI, Denice B.; BUENO, Belmira O. SOUZA, M.; Cecília C. C.; SOUSA, Cynthia P. de (Org.). Docência, memória e gênero: estudos sobre formação. São Paulo: Escrituras, 1997.
GUEDES-PINTO, Ana Lúcia; GOMES, Geisa Genaro; SILVA, Leila Cristina Borges da. Memórias de leitura e formação de professores. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2008.
GOODSON, Ivor F. Dar voz ao professor: as histórias de vida dos professores e o seu desenvolvimento profissional. In: NÓVOA, António (Org.). Vida de Professores. Porto, PT: Porto, 1995. p. 63-78.
JOSSO, Marie-Christine. Experiências de vida e formação. Lisboa, PT: EDUCA, 2002.
_____. Da formação do sujeito ao sujeito da formação. In: NÓVOA, António; FINGER, Mathias. O método (auto)biográfico e a formação. Lisboa, PT: MS/DRHS/CFAP, 1988. p. 37/50.
LARROSA, Jorge (Org.). Déjame que te cuente: ensayos sobre narrativa y educación. Barcelona, ES: Laertes, 1995.
NÓVOA, António (Org.). Vida de Professores. Porto, PT: Porto, 1995.
NÓVOA, António; FINGER, Matthias (Org.). O método (auto)biográfico e a formação. Natal, RN: Ed. URFN; São Paulo: Paulus, 2010.
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
13/03/2018
27/03/2018
Pesquisa qualitativa: príncípios teóricos e metodológicos
03/04/2018
24/04/2018
Diferentes tipos de pesquisa qualitativa
08/05/2018
15/05/2018
Procedimentos de pesquisa qualitativa
22/05/2018
29/05/2018
Entrevista na pesquisa qualitativa
05/06/2018
12/06/2018
Observação: diferentes tipos
19/06/2018
26/06/2018
Análise documental
Avaliações
Data Descrição
20/03/2018 1ª Avaliação
17/04/2018 2ª Avaliação
22/05/2018 3ª Avaliação
19/06/2018 4ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma
: Visualizar

Título

Data
Adiamento de aula 21/05/2018
Inicio das aulas 05/03/2018

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb04.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1150 31/10/2024 19:46