-

PPGED157 - PESQUISA QUANTITATIVA EM EDUCAÇÃO - Turma: 01 (2018.1)

Tópicos Aulas
Seminário de doutorandos (08/03/2018 - 08/03/2018)
Apresentação. Introdução. Método Indutivo. (15/03/2018 - 15/03/2018)
Estudos quantitativo em educação. Questionário e análise de conteúdo. (22/03/2018 - 22/03/2018)
Desvendando a estatística (05/04/2018 - 05/04/2018)
SPSS - instalação e uso (12/04/2018 - 12/04/2018)
SPSS - explorando os dados (19/04/2018 - 19/04/2018)
Pesquisa quantitativa versus pesquisa qualitativa. SPSS. (26/04/2018 - 26/04/2018)
Tendências epistemológicas. SPSS. (03/05/2018 - 03/05/2018)
   Tese Gamboa 
  Matriz paradigmática 
Exercício Gamboa
Quantidade-Qualidade. SPSS. (10/05/2018 - 10/05/2018)
Explorando o SPSS em diferentes bases de dados (17/05/2018 - 17/05/2018)
Gráficos e tabelas - explorando o SPSS (24/05/2018 - 31/05/2018)
Análise de correlação e regressão (07/06/2018 - 07/06/2018)
Função estatística - correlação e nível de significância estatística (14/06/2018 - 14/06/2018)
Aplicando o SPSS nas bases de dados as pesquisas dos discentes (21/06/2018 - 28/06/2018)
Aplicando o SPSS nas bases de dados as pesquisas dos discentes (28/06/2018 - 28/06/2018)
Aplicação do SPSS nos objetos de pesquisa da turma (29/06/2018 - 29/06/2018)
Aula Extra.
Frequências da Turma
# Matrícula MAR ABR MAI JUN Total
15 22 05 12 19 26 03 10 17 24 07 14 21 28 29
1 2018100**** 0 0 0 4 0 4 0 0 0 4 4 4 4 4 4 32
2 2017101**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 4 0 0 8
3 2017101**** 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 4 8
4 2018100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
5 2018100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 4
6 2017100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
7 2017100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 4
8 2017100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 4 4 0 0 2 0 0 10
9 2018100**** 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 4
10 2017101**** 0 0 0 0 4 0 0 0 0 3 0 4 4 0 0 15
11 2017101**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 4
12 2017100**** 4 0 4 4 4 0 4 0 4 4 4 4 4 0 0 40
13 2017101**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 4 4 0 12
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Unid. 4 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2018100**** 0,0 0,0 0,0 0,0 0.0 32 RF
2 2017101**** 10,0 10,0 10,0 10,0 10.0 8 AM
3 2017101**** 10,0 10,0 10,0 10,0 10.0 4 AM
4 2017100**** 0,0 0,0 0,0 0,0 0.0 40 RF
5 2018100**** 10,0 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
6 2017100**** 10,0 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
7 2017101**** 9,0 9,0 9,0 9,0 9.0 12 AM
8 2018100**** 10,0 10,0 10,0 10,0 10.0 4 AM
9 2018100**** 10,0 10,0 10,0 10,0 10.0 4 AM
10 2017100**** 9,0 9,0 9,0 9,0 9.0 10 AM
11 2017101**** 10,0 10,0 10,0 10,0 10.0 8 AM
12 2017100**** 10,0 10,0 10,0 10,0 10.0 4 AM
13 2017101**** 7,5 7,5 7,5 7,5 7.5 15 AM

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: O método indutivo e as pesquisas quantitativas. Pesquisa quantitativa versus pesquisa qualitativa. Utilização de bases de dados educacionais (INEP, IBGE). Pacotes estatísticos. Análise de questionários. Correlação entre variáveis. Significância estatística.
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: Para o desenvolvimento da proposta da disciplina, além do trabalho docente, exigir-se-á dedicação dos pós-graduandos, tendo em vista que o Plano será executado por meio de:
• Aulas expositivas;
• Leitura obrigatória do material bibliográfico indicado;
• Participação efetiva nas aulas e nas discussões;
• Trabalhos em grupo;
• Seminários.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: O processo de avaliação se constitui de etapas importantes e interligadas e rege-¬se por normas próprias do Regimento Interno do PPGEd. Para efeito de aprovação será exigida a frequência mínima obrigatória de 75% do total da carga horária e nota igual ou superior a 7,0 (sete), numa escala de zero a dez, na avaliação da disciplina. A referida avaliação consiste na apresentação de um trabalho que expresse o uso do SPSS na abordagem do objeto de pesquisa do pós-graduando.
Horário de atendimento:
Bibliografia: ALVES, Maria Teresa Gonzaga; SOARES, José Francisco. Medidas de nível socioeconômico em pesquisas sociais: uma aplicação aos dados de uma pesquisa educacional. Opinião Pública, Campinas, v. 15, n. 1, p. 1-30. 2009.
______. Contexto escolar e indicadores educacionais: condições desiguais para a efetivação de uma política de avaliação educacional. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 39, n. 1, p. 177-194, 2013.
ALVES-MAZZOTI, Alda J., Gewandsznajder, F. O método nas ciências naturais e sociais. São Paulo: Pioneira, 1998.
BESSON, Jean-Louis (Org.). A ilusão das estatísticas. São Paulo: Unesp, 1995.
BRUNI, Adriano Leal. SPSS Guia prático para pesquisadores. São Paulo: Atlas, 2012.
DELLI ZOTTI, G. Quale quantità e quanta qualità nella ricerca sociale: tra integrazione e convergenza. In: CIPOLLA, C.; DE LILLO, A. (Org.). Il sociologo e le sirene. La sfida dei metodi qualitativi. Milano: Angeli, 1996. p. 136-166.
FARIA FILHO, L. M. de; NEVES, L. S.; CALDEIRA, S. M. A estatística educacional e a instrução pública no Brasil: aproximações. In: CANDEIAS, A. (Coord.). Modernidade, educação e estatística na Ibero-América dos séculos XIX e XX: estudos sobre Portugal, Brasil e Galiza. Lisboa: Educa, 2005. p. 219-238.
FERRARO, Alceu Ravanello. Quantidade e qualidade na pesquisa em educação, na perspectiva da dialética marxista Pro-Posições, Campinas, v. 23, n. 1 (67), p. 129-146, jan./abr. 2012 (18p).
GATTI, Bernadete. Estudos quantitativos em educação. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 30, n. 1, p. 11-30, jan./abr. 2004.
KERLINGER, Fred Nicohols. Metodologia da pesquisa em Ciências Sociais. São Paulo: EPU, 1979.
LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos de metodologia científica. 3.ed. São Paulo: Atlas, 1991.
LEVIN, Jack. Estatística aplicada a ciências humanas. Tradução: Sérgio Francisco Costa. 2.ed. São Paulo: Harbra, 1987.
OLIVEIRA, Sílvio Luiz de. Tratado de metodologia científica: projeto de pesquisas. TGI, TCC, monografia, dissertações e teses. 3.ed. São Paulo: Pioneira, 2000.
PASQUALI, Luiz. Psicometria: teoria dos testes na psicologia e na educação. Petrópolis-RJ: Editora Vozes, 2003.
RICHARDSON, Roberto Jarry. Pesquisa social: métodos e técnicas. 3.ed. São Paulo: Atlas, 1999.
SANTOS FILHO, José Camillo dos; GAMBOA, Silvio S. Pesquisa educacional: quantidade-qualidade. 6. ed. São Paulo: Cortez, 2007.
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
08/03/2018
08/03/2018
Seminário de doutorandos
15/03/2018
15/03/2018
Apresentação. Introdução. Método Indutivo.
22/03/2018
22/03/2018
Estudos quantitativo em educação. Questionário e análise de conteúdo.
05/04/2018
05/04/2018
Desvendando a estatística
12/04/2018
12/04/2018
SPSS - instalação e uso
19/04/2018
19/04/2018
SPSS - explorando os dados
26/04/2018
26/04/2018
Pesquisa quantitativa versus pesquisa qualitativa. SPSS.
03/05/2018
03/05/2018
Tendências epistemológicas. SPSS.
10/05/2018
10/05/2018
Quantidade-Qualidade. SPSS.
17/05/2018
17/05/2018
Explorando o SPSS em diferentes bases de dados
24/05/2018
31/05/2018
Gráficos e tabelas - explorando o SPSS
07/06/2018
07/06/2018
Análise de correlação e regressão
14/06/2018
14/06/2018
Função estatística - correlação e nível de significância estatística
21/06/2018
28/06/2018
Aplicando o SPSS nas bases de dados as pesquisas dos discentes
28/06/2018
28/06/2018
Aplicando o SPSS nas bases de dados as pesquisas dos discentes
29/06/2018
29/06/2018
Aplicação do SPSS nos objetos de pesquisa da turma
Avaliações
Data Descrição
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma
: Visualizar

Título

Data
Aulas de Fechamento da disciplina AJUSTES 25/06/2018
Combinados próximas aulas 19/04/2018
Aula 19 de abril 18/04/2018
Pesquanti 15/03/2018

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb05.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1150 31/10/2024 20:43