Bibliografia:
| ALENCASTRO, Ilma Passos Veiga (Org.). Novas tramas para as técnicas de ensino e estudo. Campinas/SP: Papirus, 2013.
BECKER, Fernando. Ensino e pesquisa: qual a relação? In: ______; MARQUES, Tania B. I. (Org,). Ser professor é ser pesquisador. Porto Alegre: Mediação, 2010. p. 11-20.
BEHRENS, Marilda Aparecida. Paradigma da complexidade: metodologia de projetos, contratos didáticos e portfólios. Petrópolis/RJ: Vozes, 2008.
D?ÁVILA, Cristina Maria. Didática: a arte de formar professores no contexto universitário. In: ______; ALENCASTRO, Ilma Passos Veiga (Org.). Didática e docência na educação superior: implicações para a formação de professores. Campinas/SP: Papirus, 2012, p. 15-30.
GABRIEL, Carmen Teresa. Didática, currículo, docência: articulações possíveis em torno do significante ?conhecimento?. In: CRUZ, Giseli Barreto de et all. Ensino de didática: entre recorrentes e urgentes questões. Rio de Janeiro: Quartet Editora, 2014. p. 171-197.
GAETA, Cecília; MASETTO, Marcos T. O professor iniciante no ensino superior: aprender, atuar e inovar. São Paulo: SENAC, 2013.
IBIAPINA, Ivana Maria Lopes de Melo; LIMA, Maria da Glória Soares Barbosa Lima. O planejamento como atitude. In: ______ (Org.). Formação de professores: texto & contexto. Belo Horizonte: Autêntica, 2007. p. 101-116. IMBERNÓN, Francisco. Inovar o ensino e a aprendizagem na universidade. São Paulo: Cortez, 2012.
LEITE, Carlinda; RAMOS, Kátia. Questões da formação pedagógica-didáctica na sua relação com a profissionalidade docente universitária: alguns pontos para debate. In: ______ (Org.). Sentidos da Pedagogia no Ensino Superior. Porto: Legis Editora, 2010. p. 29-43.
LOWMAN, Joseph. Dominando as técnicas de ensino. São Paulo: Atlas, 2013.
MELO, Alessandro de; URBANETZ, Sandra Teresinha. Fundamentos de didática. Curitiba: IBPEX, 2008.
OLIVEIRA, Maria M. Sequência Didática Interativa: no processo de formação de professores. Petrópolis/RJ: Vozes, 2013.
PIMENTA, Selma Garrido; ANASTASIOU, Léa das Graças C. Docência no Ensino Superior. São Paulo: Cortez, 2014.
MOURA, Adriana Borges Ferro. Docência superior: o desenvolvimento profissional do professor bacharel em direito. Revista Linguagens, Ensino e Sociedade ? LES. Ano 14, n. 21, jul/dez. 2009,
TRINDADE, Rui. O Ensino superior como espaço de formação. In: LEITE, Carlinda (Org.). Sentidos da Pedagogia no Ensino Superior. Porto: Legis Editora, 2010. p. 75-98.
|