-

PPGED077 - DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR - Turma: 01 (2018.1)

Tópicos Aulas
SISTEMATIZAÇÃO DO TRABALHO (02/03/2018 - 02/03/2018)

üApresentação professor/aluno

üLeitura do Plano de Curso

üSistematização do Trabalho

  • CONTEÚDO: Importância e necessidade da formação pedagógica-didática do professor universitário.

ü  Aula expositiva

ü  Estudo do texto 1: O Ensino superior como espaço de formação.

ü  Texto 1 - Leitura individual e discussão coletiva (roteiro)

   TEXT 1.pdf 
TEXTO 01
  TEXTO 01 
Didática: concepções e seus fundamentos. (09/03/2018 - 09/03/2018)

CONTEÚDO: A Didática: concepções e seus fundamentos.

 

ü  Sequência Didática Interativa: concepção de didática

ü  Aula expositiva: concepções de didática

 

ü  Texto 2 – A didática e seus fundamentos

ü  Estudo do texto 2 – Elaboração de Mapa textual e exposição oral

 

Princípios metodológicos na Educação Superior: intencionalidade, criticidade, interdisciplinaridade e indissociabilidade ensino, pesquisa e extensão. (16/03/2018 - 16/03/2018)
  • CONTEÚDO: Princípios metodológicos na Educação Superior: intencionalidade, criticidade, interdisciplinaridade e indissociabilidade ensino, pesquisa e extensão.

ü  Técnica: Seminário

ü  Resumo das exposições

Princípios metodológicos na Educação Superior: intencionalidade, criticidade, interdisciplinaridade e indissociabilidade ensino, pesquisa e extensão. (23/03/2018 - 23/03/2018)
  • CONTEÚDO: Princípios metodológicos na Educação Superior: intencionalidade, criticidade, interdisciplinaridade e indissociabilidade ensino, pesquisa e extensão.

ü  Técnica: Seminário

ü  Resumo das exposições

Planejamento do trabalho pedagógico (06/04/2018 - 06/04/2018)
  • CONTEÙDO: Planejamento do trabalho pedagógico:
    • Os elementos constitutivos da ação didática – Objetivos, Conteúdos, Estratégias metodológicas, recursos didáticos, avaliação da aprendizagem e bibliografia.

ü  Estudo em grupo

SEMINÁRIO: PLANEJAMENTO DO TRABALHO PEDAGÓGICO (13/04/2018 - 13/04/2018)
Grupo 1 ? Os elementos constitutivos da ação didática Grupo 2 ? A relação ensino-aprendizagem
SEMINÁRIO: PLANEJAMENTO DO TRABALHO PEDAGÓGICO (20/04/2018 - 20/04/2018)
Grupo 3 ? a didática e a formação do professor Grupo 4 ? Didática, currículo, docência: articulações possíveis em torno do significante ?conhecimento?
PLANEJAMENTO DO TRABALHO PEDAGÓGICO: PLANO DE AULA (27/04/2018 - 27/04/2018)
CONTEÚDO: Planejamento de Ensino Análise do Plano de Curso com base no Projeto Pedagógico do Curso. Apresentação das análises dos Planos de curso.
PLANEJAMENTO DO TRABALHO PEDAGÓGICO: PLANO DE AULA (04/05/2018 - 04/05/2018)
Exposição Oral: Plano de Aula Análise de planos de aula Elaboração individual do Plano de Aula. Análise coletiva dos planos elaborados.
TÉCNICAS DE ENSINO (11/05/2018 - 11/05/2018)
Exposição Oral sobre técnicas de ensino
TÉCNICAS DE ENSINO (18/05/2018 - 18/05/2018)
? Ensinar, aprender, pesquisar e avaliar com mapas conceituais (Texto 13) ? O Ensino por meio da Resolução de problemas/aprendizagem baseada em problemas (Texto 14)
TÉCNICAS DE ENSINO (25/05/2018 - 25/05/2018)
? Casos de Ensino e Estudos de Casos e Técnicas de estudo para além da dimensão do fazer (Texto 15) ? Pedagogia de Projetos (Texto 16) ? Aula expositiva (Texto 17)
TÉCNICAS DE ENSINO (08/06/2018 - 08/06/2018)
? Sequência Didática Interativa (Texto 18) ? Reforçando a aprendizagem pela discussão em classe e Integrando o aprendizado de dentro e fora da sala de aula (Texto 19)
TÉCNICAS DE ENSINO (15/06/2018 - 15/06/2018)
Aula Expositiva: Importância de variar as técnicas de ensino. As técnicas de ensino no Ensino Superior.
Bate papo: Ensino Superior (22/06/2018 - 22/06/2018)
Bate papo com a Professora Maria João - Portugal Ensino Superior em Portugual
ENCERRAMENTO DA DISCIPLINA (29/06/2018 - 29/06/2018)
Entrega do Trabalho Final Avaliação da Disciplina Confraternização
Frequências da Turma
# Matrícula MAR ABR MAI JUN Total
02 09 16 23 06 13 20 27 04 11 18 25 08 15 22 29
1 2017101**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
2 2018100**** 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
3 2017101**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
4 2017100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
5 2017100**** 0 0 0 4 4 0 0 0 0 0 0 0 4 3 0 0 15
6 2017100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
7 2017100**** 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
8 2017100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
9 2017100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
10 2017100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
11 2017100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
12 2017100**** 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
13 2017100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
14 2017100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
15 2017100**** 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
16 2018100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
17 2017100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 5 5 0 5 0 15
18 2017101**** 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
19 2017100**** 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
20 2017100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2018100**** 10,0 10.0 4 AM
2 2017100**** 9,0 9.0 0 AM
3 2017100**** 9,0 9.0 0 AM
4 2017100**** 9,0 9.0 0 AM
5 2017100**** 10,0 10.0 0 AM
6 2017100**** 9,0 9.0 0 AM
7 2017101**** 9,5 9.5 0 AM
8 2017100**** 9,0 9.0 4 AM
9 2017101**** 9,0 9.0 4 AM
10 2018100**** 10,0 10.0 0 AM
11 2017100**** 7,0 7.0 15 AM
12 2017100**** 9,0 9.0 0 AM
13 2017100**** 10,0 10.0 0 AM
14 2017100**** 8,5 8.5 4 AM
15 2017100**** 10,0 10.0 0 AM
16 2017100**** 9,0 9.0 0 AM
17 2017100**** 9,0 9.0 4 AM
18 2017101**** 9,0 9.0 0 AM
19 2017100**** 9,0 9.0 4 AM
20 2017100**** 9,0 9.0 15 AM

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: Didática: concepção e fundamentos históricos. Funções sociais da educação superior: trabalho pedagógico universitário em diferentes contextos. Importância e necessidade da formação pedagógica do professor universitário. Princípios metodológicos do trabalho pedagógico universitário: intencionalidade, criticidade, construção, reflexão, criatividade, parceria, auto-avaliação, autonomia, inclusão e indissociabilidade ensino, pesquisa e extensão. Elementos constitutivos da ação didática. Dimensões do processo didático e seus eixos norteadores: ensinar, aprender, pesquisar e avaliar. A centralidade da avaliação em suas diferentes dimensões: avaliação da aprendizagem, do trabalho pedagógico e institucional. Planejamento do trabalho pedagógico. A relação pedagógica nos diversos contextos formativos.
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: A Disciplina será desenvolvida por meio das reflexões teóricas acerca da didática, sua concepção, fundamentos e elementos constitutivos, compreendendo: reflexão individual e em grupo; análise oral e escrita dos textos/livros/temas discutidos; análise/formulação de práticas pedagógicas comprometidas com a aprendizagem com a utilização de diversas técnicas; síntese das análises realizadas; elaboração de textos adotando as normas acadêmicas exigidas por curso de mestrado.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: A avaliação tem caráter formativo e será realizada ao longo da disciplina por meio das exposições orais e seminários, das produções textuais e das reflexões aprofundadas sobre os componentes do trabalho pedagógico. Paralelamente serão consideradas: frequência, interesse e participação nas diferentes atividades propostas.
Horário de atendimento: 14:00 às 18:00
Bibliografia: ALENCASTRO, Ilma Passos Veiga (Org.). Novas tramas para as técnicas de ensino e estudo. Campinas/SP: Papirus, 2013.

BECKER, Fernando. Ensino e pesquisa: qual a relação? In: ______; MARQUES, Tania B. I. (Org,). Ser professor é ser pesquisador. Porto Alegre: Mediação, 2010. p. 11-20.

BEHRENS, Marilda Aparecida. Paradigma da complexidade: metodologia de projetos, contratos didáticos e portfólios. Petrópolis/RJ: Vozes, 2008.

D?ÁVILA, Cristina Maria. Didática: a arte de formar professores no contexto universitário. In: ______; ALENCASTRO, Ilma Passos Veiga (Org.). Didática e docência na educação superior: implicações para a formação de professores. Campinas/SP: Papirus, 2012, p. 15-30.

GABRIEL, Carmen Teresa. Didática, currículo, docência: articulações possíveis em torno do significante ?conhecimento?. In: CRUZ, Giseli Barreto de et all. Ensino de didática: entre recorrentes e urgentes questões. Rio de Janeiro: Quartet Editora, 2014. p. 171-197.

GAETA, Cecília; MASETTO, Marcos T. O professor iniciante no ensino superior: aprender, atuar e inovar. São Paulo: SENAC, 2013.

IBIAPINA, Ivana Maria Lopes de Melo; LIMA, Maria da Glória Soares Barbosa Lima. O planejamento como atitude. In: ______ (Org.). Formação de professores: texto & contexto. Belo Horizonte: Autêntica, 2007. p. 101-116.

IMBERNÓN, Francisco. Inovar o ensino e a aprendizagem na universidade. São Paulo: Cortez, 2012.

LEITE, Carlinda; RAMOS, Kátia. Questões da formação pedagógica-didáctica na sua relação com a profissionalidade docente universitária: alguns pontos para debate. In: ______ (Org.). Sentidos da Pedagogia no Ensino Superior. Porto: Legis Editora, 2010. p. 29-43.

LOWMAN, Joseph. Dominando as técnicas de ensino. São Paulo: Atlas, 2013.

MELO, Alessandro de; URBANETZ, Sandra Teresinha. Fundamentos de didática. Curitiba: IBPEX, 2008.

OLIVEIRA, Maria M. Sequência Didática Interativa: no processo de formação de professores. Petrópolis/RJ: Vozes, 2013.

PIMENTA, Selma Garrido; ANASTASIOU, Léa das Graças C. Docência no Ensino Superior. São Paulo: Cortez, 2014.

MOURA, Adriana Borges Ferro. Docência superior: o desenvolvimento profissional do professor bacharel em direito. Revista Linguagens, Ensino e Sociedade ? LES. Ano 14, n. 21, jul/dez. 2009,

TRINDADE, Rui. O Ensino superior como espaço de formação. In: LEITE, Carlinda (Org.). Sentidos da Pedagogia no Ensino Superior. Porto: Legis Editora, 2010. p. 75-98.



Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
02/03/2018
02/03/2018
SISTEMATIZAÇÃO DO TRABALHO
09/03/2018
09/03/2018
Didática: concepções e seus fundamentos.
16/03/2018
16/03/2018
Princípios metodológicos na Educação Superior: intencionalidade, criticidade, interdisciplinaridade e indissociabilidade ensino, pesquisa e extensão.
23/03/2018
23/03/2018
Princípios metodológicos na Educação Superior: intencionalidade, criticidade, interdisciplinaridade e indissociabilidade ensino, pesquisa e extensão.
06/04/2018
06/04/2018
Planejamento do trabalho pedagógico
13/04/2018
13/04/2018
SEMINÁRIO: PLANEJAMENTO DO TRABALHO PEDAGÓGICO
20/04/2018
20/04/2018
SEMINÁRIO: PLANEJAMENTO DO TRABALHO PEDAGÓGICO
27/04/2018
27/04/2018
PLANEJAMENTO DO TRABALHO PEDAGÓGICO: PLANO DE AULA
04/05/2018
04/05/2018
PLANEJAMENTO DO TRABALHO PEDAGÓGICO: PLANO DE AULA
11/05/2018
11/05/2018
TÉCNICAS DE ENSINO
18/05/2018
18/05/2018
TÉCNICAS DE ENSINO
25/05/2018
25/05/2018
TÉCNICAS DE ENSINO
08/06/2018
08/06/2018
TÉCNICAS DE ENSINO
15/06/2018
15/06/2018
TÉCNICAS DE ENSINO
22/06/2018
22/06/2018
Bate papo: Ensino Superior
29/06/2018
29/06/2018
ENCERRAMENTO DA DISCIPLINA
Avaliações
Data Descrição
29/06/2018 1ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma
: Visualizar

Título

Data
SUSPENSÃO DA AULA DE DIDÁTICA SEXTA DIA 11 DE MAIO 10/05/2018
ATIVIDADE: CONCEPÇÕES DE DIDÁTICA 17/03/2018
TEXTO PARA ESTUDO 02/03/2018

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb03.ufpi.br.instancia1 vdefault teste 31/10/2024 20:26