Metodologia: |
No desenvolvimento da disciplina, as situações de ensino-aprendizagem, de aquisição e de compartilhamento de experiências e conhecimentos, serão enriquecidas através do desenvolvimento de atividades diversificadas. Nesta perspectiva, no desenvolvimento da disciplina constarão: Aulas expositivas Exposição oral, abordando os temas trabalhados na disciplina. Os temas trabalhados serão discutidos posteriormente nos grupos de estudos. Grupos de discussão A partir dos conteúdos específicos de cada unidade de estudo, subsidiados através de leitura de textos, serão planejados grupos de discussão. Trabalho em grupo discussões tendo como referência os temas propostos nas diferentes unidades de estudo, caracteriza-se como espaço de questionamentos e de análises e reflexões no âmbito da disciplina. Leitura de textos (livros, artigos e outros materiais impressos ou em forma eletrônica). Debates e/ou discussões.
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Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: |
Na prática avaliativa do pós-graduandos predominará o aspecto formativo, centrado na participação ativa nas atividades/discussão em classe; estudos, seminários, painéis e demais atividades propostas, além da frequência, responsabilidade e qualidade dos trabalhos produzidos. Para efeito de atribuição de notas serão considerados os seguintes trabalhos: Produção de textos, vinculados aos objetos de pesquisa; Planejamento e execução de seminários; Apresentação da metodologia da pesquisa (foco nas narrativas).
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Bibliografia:
| BENJAMIN, Walter. O narrador: considerações sobre a obra de Nikolai Leskov. In: _____. Obras Escolhidas. Magia e técnica, arte e política. v. 1. São Paulo: Brasiliense, 1993. p. 198/196. BERTAUX, Daniel. Narrativas de vida: a pesquisa e seus métodos. Natal, RN: Ed. URFN; São Paulo: Paulus, 2010. BRANDÃO, Vera Maria Antonieta T. Labirintos da memória: quem sou? São Paulo: Paulus, 2008. BOURDIEU, Pierre. Ilusão biográfica. In: FRREIRA, Marieta de Moraes; AMADO, Janaína. Usos e abusos da História Oral. Rio de Janeiro: FGV, 2006. CATANI, Denice B.; BUENO, Belmira O. SOUZA, M.; Cecília C. C.; SOUSA, Cynthia P. de (Org.). Docência, memória e gênero: estudos sobre formação. São Paulo: Escrituras, 1997. GUEDES-PINTO, Ana Lúcia; GOMES, Geisa Genaro; SILVA, Leila Cristina Borges da. Memórias de leitura e formação de professores. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2008. GOODSON, Ivor F. Dar voz ao professor: as histórias de vida dos professores e o seu desenvolvimento profissional. In: NÓVOA, António (Org.). Vida de Professores. Porto, PT: Porto, 1995. p. 63-78. _____. Narrativas em educação: a vida e a voz dos professores. Porto/PT: Porto, 2015. JOSSO, Marie-Christine. Experiências de vida e formação. Lisboa, PT: EDUCA, 2002. _____. Da formação do sujeito ao sujeito da formação. In: NÓVOA, António; FINGER, Mathias. O método (auto)biográfico e a formação. Lisboa, PT: MS/DRHS/CFAP, 1988. p. 37/50. LARROSA, Jorge (Org.). Déjame que te cuente: ensayos sobre narrativa y educación. Barcelona, ES: Laertes, 1995. NÓVOA, António; FINGER, Matthias (Org.). O método (auto)biográfico e a formação. Natal, RN: Ed. URFN; São Paulo: Paulus, 2010. PORRIER, Jean; CLAPIER-VALLADON, Simone; RAYBAUT, Paul. Histórias de vida: teoria e prática. São Paulo: CELTA, 1995. SOUZA, Elizeu C. de. História de vida e prática docente: desenvolvimento pessoal e profissional. Revista da FAEEBA. Salvador, n. 16, p. 169-178, jul./dez. 2001.
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