-

PPGED159 - PESQUISA QUALITATIVA EM EDUCAÇÃO II - Turma: 01 (2018.2)

Tópicos Aulas
Método autobiográfico: inserção no contexto das pesquisas em educação (28/08/2018 - 28/08/2018)
Bases epistemológicas do método autobiográfico (04/09/2018 - 11/09/2018)

Método autobiográfico

   Método autobiográfico 
Método autobiográfico
  Plano de disciplina 
Plano de disciplina
  Plano de disciplina 
Plano de curso
Tríplice dimensão da narrativa: como fenômeno, método e de autoformação (18/09/2018 - 18/09/2018)
Memória e narrativa (25/09/2018 - 02/10/2018)
O narrador e suas memórias (09/10/2018 - 09/10/2018)
Fontes de dados na pesquisa narrativa: rodas de conversa (16/10/2018 - 16/10/2018)
Fontes de dados na pesquisa narrativa: cartas pedagógicas (23/10/2018 - 23/10/2018)
Fontes de dados na pesquisa narrativa: memorial de formação (30/10/2018 - 30/10/2018)
Fontes de dados na pesquisa narrativa: entrevista narrativa (06/11/2018 - 06/11/2018)
Fontes de dados na pesquisa narrativa: entrevista compreensiva (13/11/2018 - 13/11/2018)
Fontes de dados na pesquisa narrativa: grupo de discussão (20/11/2018 - 20/11/2018)
Escrita da narrativa: o que configura uma boa narrativa (27/11/2018 - 04/12/2018)
Frequências da Turma
# Matrícula AGO SET OUT NOV DEZ Total
28 04 11 18 25 02 09 16 23 30 06 13 20 27 04
1 2017101**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
2 2018100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
3 2018100**** 4 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 8
4 2017101**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
5 2017101**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
6 2018100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
7 2018100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
8 2018100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
9 2017101**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
10 2018100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
11 2018100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
12 2018100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
13 2018100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
14 2018100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
15 2017101**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
16 2018100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
17 2017101**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
18 2018100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Unid. 4 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2018100**** 10,0 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
2 2018100**** 9,5 9,0 9,5 9,0 9.3 8 AM
3 2018100**** 9,5 9,0 10,0 10,0 9.6 0 AM
4 2018100**** 9,5 9,0 10,0 9,5 9.5 0 AM
5 2017101**** 9,5 10,0 10,0 9,5 9.8 0 AM
6 2018100**** 10,0 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
7 2018100**** 10,0 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
8 2017101**** 9,5 9,5 10,0 10,0 9.8 0 AM
9 2018100**** 10,0 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
10 2017101**** 10,0 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
11 2018100**** 9,5 10,0 9,5 10,0 9.8 0 AM
12 2017101**** 10,0 10,0 9,5 10,0 9.9 0 AM
13 2018100**** 10,0 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
14 2017101**** 10,0 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
15 2018100**** 10,0 9,0 9,5 10,0 9.6 0 AM
16 2018100**** 10,0 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
17 2018100**** 10,0 9,5 10,0 9,0 9.6 0 AM
18 2017101**** 10,0 9,5 10,0 9,5 9.8 0 AM

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: Aprofundamento teórico e metodológico de um dos tipos/modalidades de pesquisa em Educação.
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: No desenvolvimento da disciplina, as situações de ensino-aprendizagem, de aquisição e de compartilhamento de experiências e conhecimentos, serão enriquecidas através do desenvolvimento de atividades diversificadas. Nesta perspectiva, no desenvolvimento da disciplina constarão:
• Aulas expositivas – Exposição oral, abordando os temas trabalhados na disciplina. Os temas trabalhados serão discutidos posteriormente nos grupos de estudos.
• Grupos de discussão – A partir dos conteúdos específicos de cada unidade de estudo, subsidiados através de leitura de textos, serão planejados grupos de discussão.
• Trabalho em grupo – discussões tendo como referência os temas propostos nas diferentes unidades de estudo, caracteriza-se como espaço de questionamentos e de análises e reflexões no âmbito da disciplina.
• Leitura de textos (livros, artigos e outros materiais impressos ou em forma eletrônica).
• Debates e/ou discussões.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: Na prática avaliativa do pós-graduandos predominará o aspecto formativo, centrado na participação ativa nas atividades/discussão em classe; estudos, seminários, painéis e demais atividades propostas, além da frequência, responsabilidade e qualidade dos trabalhos produzidos.
Para efeito de atribuição de notas serão considerados os seguintes trabalhos:
• Produção de textos, vinculados aos objetos de pesquisa;
• Planejamento e execução de seminários;
• Apresentação da metodologia da pesquisa (foco nas narrativas).
Horário de atendimento:
Bibliografia: BENJAMIN, Walter. O narrador: considerações sobre a obra de Nikolai Leskov. In: _____. Obras Escolhidas. Magia e técnica, arte e política. v. 1. São Paulo: Brasiliense, 1993. p. 198/196.
BERTAUX, Daniel. Narrativas de vida: a pesquisa e seus métodos. Natal, RN: Ed. URFN; São Paulo: Paulus, 2010.
BRANDÃO, Vera Maria Antonieta T. Labirintos da memória: quem sou? São Paulo: Paulus, 2008.
BOURDIEU, Pierre. Ilusão biográfica. In: FRREIRA, Marieta de Moraes; AMADO, Janaína. Usos e abusos da História Oral. Rio de Janeiro: FGV, 2006.
CATANI, Denice B.; BUENO, Belmira O. SOUZA, M.; Cecília C. C.; SOUSA, Cynthia P. de (Org.). Docência, memória e gênero: estudos sobre formação. São Paulo: Escrituras, 1997.
GUEDES-PINTO, Ana Lúcia; GOMES, Geisa Genaro; SILVA, Leila Cristina Borges da. Memórias de leitura e formação de professores. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2008.
GOODSON, Ivor F. Dar voz ao professor: as histórias de vida dos professores e o seu desenvolvimento profissional. In: NÓVOA, António (Org.). Vida de Professores. Porto, PT: Porto, 1995. p. 63-78.
_____. Narrativas em educação: a vida e a voz dos professores. Porto/PT: Porto, 2015.
JOSSO, Marie-Christine. Experiências de vida e formação. Lisboa, PT: EDUCA, 2002.
_____. Da formação do sujeito ao sujeito da formação. In: NÓVOA, António; FINGER, Mathias. O método (auto)biográfico e a formação. Lisboa, PT: MS/DRHS/CFAP, 1988. p. 37/50.
LARROSA, Jorge (Org.). Déjame que te cuente: ensayos sobre narrativa y educación. Barcelona, ES: Laertes, 1995.
NÓVOA, António; FINGER, Matthias (Org.). O método (auto)biográfico e a formação. Natal, RN: Ed. URFN; São Paulo: Paulus, 2010.
PORRIER, Jean; CLAPIER-VALLADON, Simone; RAYBAUT, Paul. Histórias de vida: teoria e prática. São Paulo: CELTA, 1995.
SOUZA, Elizeu C. de. História de vida e prática docente: desenvolvimento pessoal e profissional. Revista da FAEEBA. Salvador, n. 16, p. 169-178, jul./dez. 2001.
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
28/08/2018
28/08/2018
Método autobiográfico: inserção no contexto das pesquisas em educação
04/09/2018
11/09/2018
Bases epistemológicas do método autobiográfico
18/09/2018
18/09/2018
Tríplice dimensão da narrativa: como fenômeno, método e de autoformação
25/09/2018
02/10/2018
Memória e narrativa
09/10/2018
09/10/2018
O narrador e suas memórias
16/10/2018
16/10/2018
Fontes de dados na pesquisa narrativa: rodas de conversa
23/10/2018
23/10/2018
Fontes de dados na pesquisa narrativa: cartas pedagógicas
30/10/2018
30/10/2018
Fontes de dados na pesquisa narrativa: memorial de formação
06/11/2018
06/11/2018
Fontes de dados na pesquisa narrativa: entrevista narrativa
13/11/2018
13/11/2018
Fontes de dados na pesquisa narrativa: entrevista compreensiva
20/11/2018
20/11/2018
Fontes de dados na pesquisa narrativa: grupo de discussão
27/11/2018
04/12/2018
Escrita da narrativa: o que configura uma boa narrativa
Avaliações
Data Descrição
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma
: Visualizar

Título

Data
aula 24/09/2018
Aula 19/08/2018
Início das aulas 13/08/2018

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb05.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1150 31/10/2024 20:11