-

PPGED160 - ANÁLISE DE DADOS NA PESQUISA EM EDUCAÇÃO I - Turma: 06 (2019.1)

Tópicos Aulas
Apresentação e análise do plano de disciplina (05/03/2019 - 05/03/2019)
Diferentes possibilidades metodológicas de análise de narrativas.
Análises de dados na pesquisa qualitativa: questões metodológicas (12/03/2019 - 12/03/2019)
Análises de dados na pesquisa qualitativa: questões metodológicas
Pesquisa narrativa e análise de conteúdos (19/03/2019 - 19/03/2019)
Pesquisa narrativa e análise de conteúdos
Pesquisa narrativa e análise de conteúdos (26/03/2019 - 02/04/2019)
Pesquisa narrativa e análise de conteúdos
Pesquisa narrativa e análise temática (09/04/2019 - 16/04/2019)
Pesquisa narrativa e análise de discurso (23/04/2019 - 07/05/2019)
Análise de conteúdo de narrativas (14/05/2019 - 28/05/2019)
Pesquisa narrativa e análise compreensivo-interpretativa (04/06/2019 - 25/06/2019)
Frequências da Turma
# Matrícula MAR ABR MAI JUN Total
05 12 19 26 02 09 16 23 30 07 14 21 28 04 11 18 25
1 2017101**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
2 2017101**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
3 2018100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
4 2017100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
5 2018100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Unid. 4 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2017100**** 10,0 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
2 2017101**** 10,0 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
3 2018100**** 10,0 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
4 2017101**** 10,0 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
5 2018100**** 10,0 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: O processo de análise de dados. Objetivos da análise dados. A produção e exploração do corpus empírico. Análise e interpretação do corpus empírico. Da produção do corpus empírico ao metatexto.
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: A Disciplina será desenvolvida por meio de aula expositiva, de atividades individuais e em grupos. Serão contempladas, também, atividades de leitura, de escrita, tendo como foco as pesquisas desenvolvidas no Programa de Pós-Graduação em Educação.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: A avaliação da aprendizagem na disciplina terá caráter formativo e será realizada em diferentes momentos e situações vivenciadas no transcurso da disciplina, envolvendo a participação dos pós-graduandos em seminários, produções textuais e trabalho individual. No processo avaliativo serão considerados, também: frequência, interesse e participação nas aulas.
Horário de atendimento:
Bibliografia: BENJAMIN, Walter. O narrador: considerações sobre a obra de Nikolai Leskov. In: _____. Obras Escolhidas. Magia e técnica, arte e política. v. 1. São Paulo: Brasiliense, 1993. p. 198/196.
BERTAUX, Daniel. Narrativas de vida: a pesquisa e seus métodos. Natal, RN: Ed. URFN; São Paulo: Paulus, 2010.
BRANDÃO, Vera Maria Antonieta T. Labirintos da memória: quem sou? São Paulo: Paulus, 2008.
CATANI, Denice B.; BUENO, Belmira O. SOUZA, M.; Cecília C. C.; SOUSA, Cynthia P. de (Org.). Docência, memória e gênero: estudos sobre formação. São Paulo: Escrituras, 1997.
GUEDES-PINTO, Ana Lúcia; GOMES, Geisa Genaro; SILVA, Leila Cristina Borges da. Memórias de leitura e formação de professores. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2008.
GOODSON, Ivor F. Dar voz ao professor: as histórias de vida dos professores e o seu desenvolvimento profissional. In: NÓVOA, António (Org.). Vida de Professores. Porto, PT: Porto, 1995. p. 63-78.
JOSSO, Marie-Christine. Experiências de vida e formação. Lisboa, PT: EDUCA, 2002.
_____. Da formação do sujeito ao sujeito da formação. In: NÓVOA, António; FINGER, Mathias. O método (auto)biográfico e a formação. Lisboa, PT: MS/DRHS/CFAP, 1988. p. 37/50.
LARROSA, Jorge (Org.). Déjame que te cuente: ensayos sobre narrativa y educación. Barcelona, ES: Laertes, 1995.
NÓVOA, António (Org.). Vida de Professores. Porto, PT: Porto, 1995.
NÓVOA, António; FINGER, Matthias (Org.). O método (auto)biográfico e a formação. Natal, RN: Ed. URFN; São Paulo: Paulus, 2010.
PINHEIRO, Antonio C. F.; ANANIAS, Mauricéia (Org.). Educação, direitos humanos e inclusão social: histórias, memórias e políticas educacionais. João Pessoa: Ed. UFPB, 2009.
PORRIER, Jean; CLAPIER-VALLADON, Simone; RAYBAUT, Paul. Histórias de vida: teoria e prática. São Paulo: CELTA, 1995.
SOUZA, Elizeu C. de. História de vida e prática docente: desenvolvimento pessoal e profissional. Revista da FAEEBA. Salvador, n. 16, p. 169-178, jul./dez. 2001.
______. (Org.). Autobiografias, histórias de vida e formação: pesquisa e ensino. Porto Alegre: Ed. PUCRS, 2006.
SOUZA, Elizeu C. de; MIGNOT, Ana C. V. (Org.). Histórias de vida e formação de professores. Rio de Janeiro: Quartet, 20
PORRIER, Jean; CLAPIER-VALLADON, Simone; RAYBAUT, Paul. Análise de conteúdo. In: ______. Histórias de vida: teoria e prática. São Paulo: CELTA, 1995. p. 107-128.
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
05/03/2019
05/03/2019
Apresentação e análise do plano de disciplina
12/03/2019
12/03/2019
Análises de dados na pesquisa qualitativa: questões metodológicas
19/03/2019
19/03/2019
Pesquisa narrativa e análise de conteúdos
26/03/2019
02/04/2019
Pesquisa narrativa e análise de conteúdos
09/04/2019
16/04/2019
Pesquisa narrativa e análise temática
23/04/2019
07/05/2019
Pesquisa narrativa e análise de discurso
14/05/2019
28/05/2019
Análise de conteúdo de narrativas
04/06/2019
25/06/2019
Pesquisa narrativa e análise compreensivo-interpretativa
Avaliações
Data Descrição
26/03/2019 1ª Avaliação
23/04/2019 2ª Avaliação
21/05/2019 3ª Avaliação
18/06/2019 4ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma

Nenhum item foi encontrado

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb05.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1150 31/10/2024 21:01