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PPGED160 - ANÁLISE DE DADOS NA PESQUISA EM EDUCAÇÃO I - Turma: 01 (2019.2)

Tópicos Aulas
UNIDADE TEMÁTICA I O PROCESSO INVESTIGATIVO EM EDUCAÇÃO: COMPOSIÇÃO (15/08/2019 - 12/09/2019)
As abordagens epistemológicas da pesquisa; A dimensão operativa.
Avaliação da Aprendizagem. (19/09/2019 - 19/09/2019)
Realização da primeira avaliação da Aprendizagem.
UNIDADE TEMÁTICA II ANÁLISE DO OBJETO DA PESQUISA (26/09/2019 - 24/10/2019)
Técnicas e procedimentos; Estratégias e procedimentos.
Avaliação da Aprendizagem (31/10/2019 - 31/10/2019)
Realização da segunda avaliação da aprendizagem.
UNIDADE TEMÁTICA III AS CATEGORIAS DE ANÁLISE (07/11/2019 - 21/11/2019)
Plano categorial da análise: conceituação Questões teóricas Etapas de análise.
Avaliação da aprendizagem. (14/11/2019 - 14/11/2019)
Realização da terceira avaliação da aprendizagem.
ANÁLISE DE DADOS (21/11/2019 - 05/12/2019)
Organização e análise de dados da pesquisa. Elaboração de categorias e subcategorias de dados.
Avaliação da Aprendizagem. (12/12/2019 - 12/12/2019)
Realização da quarta avaliação da aprendizagem.
Frequências da Turma
# Matrícula AGO SET OUT NOV DEZ Total
15 22 29 05 12 19 26 03 10 17 24 31 07 14 21 28 05 12
1 2018101**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Unid. 4 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2018101**** 10,0 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM

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Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: O processo de análise de dados. Objetivos da análise dados. A produção e exploração do corpus empírico. Análise e interpretação do corpus empírico. Da produção do corpus empírico ao metatexto.
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: A disciplina será desenvolvida através de reflexões acerca dos conteúdos propostos focalizando os processos de pesquisa em educação sobre os sentidos e os significados da prática docente.
Aula interativa
Leitura e discussão de livros e artigos;
Orientações de Estudos em grupos e individuais;
Apresentação de produções escritas em rodas de discussão.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: O processo de avaliação da aprendizagem será feita por unidade temática e inclui o conjunto de produções desenvolvidas no decorrer das rodas de discussões ocorridas na disciplina. O aproveitamento das aulas será verificado pela aplicação de um ou mais dos seguintes instrumentos:
Produção textual;
Capacidade de síntese e de dialogia nas rodas de discussões sobre os sentidos e os significados da prática docente.
Frequência mínima de 75% das aulas;
Assiduidade, pontualidade, responsabilidade, interesse, participação e compromisso pelas atividades propostas e desenvolvidas em sala de aula e fora dela;
Qualidade dos trabalhos produzidos;
Postura profissional, autodisciplina e relacionamento.
Para efeito de notas, haverá três avaliações que terão valor de 0,0 a 10,0.
Horário de atendimento:
Bibliografia: Referências Básicas

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 10522: abreviação na descrição bibliográfica. Rio de Janeiro: ABNT, out. 2002.
_____. NBR 6023: informação e documentação – referências – elaboração. Rio de Janeiro: ABNT, ago. 2002.
_____ . NBR 10520: informação e documentação – citações em documentos – apresentação. Rio de Janeiro: ABNT, ago. 2002.
_____ . NBR 14724: informação e documentação – trabalhos acadêmicos. Rio de Janeiro: ABNT, 2011.
_____ . NBR 15287: princípios gerais para apresentação de projeto de pesquisa. Rio de Janeiro: ABNT, 2011.
AGROSINO, Michael. Etnografia e observação participante. Tradução, José Fonseca. Porto Alegre, RS: Artmed, 2009.

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2016.
BRANDÃO, C. R. A pergunta a várias mãos: a experiência da pesquisa no trabalho do Educador. São Paulo: Cortez, 2013.

BICUDO, M. A. V. Fenomenologia: confrontos e avanços. São Paulo: Cortez, 2000. Lisboa: Porto Editora, 1994.

BIANCHETTI, L.; MACHADO, A. M. N. A bússola do escrever: desafios e estratégias na orientação e escrita de teses e dissertações.

BOGDAN, R. C.; BIKLEN, S. K. Investigação Qualitativa em Educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Lisboa: Porto Editora, 1994.

BERTAUX, Daniel. Narrativas de Vidas: a pesquisa e seus métodos. Natal: EDUFRN, 2010.

BAUER, Martin W.; GASKELL, GEORGE. Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som: um manual prático. 6. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2007.

BRANDÃO, Zaia, Pesquisa em Educação com pós-graduandos. RJ: Ed. PUC-Rio; São Paulo, Loyola, 2002.

CLANDININ, D. J.; CONNELLY, F. M. Pesquisa Narrativa: experiência e história em pesquisa qualitativa. 2ed. Uberlândia: EDUFU, 2015.

CRESWEL, John W. Projeto de pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2007.

CANÇADO, Márcia. Um estudo sobre pesquisa etnográfica em sala de aula. Trabalho, Língua Aplicada, Campinas, Jan/Jun, 1994.

FRANCO, M. L.P.B. Análise de conteúdo. Brasília, 3.ed. Liber Livro Editora, 2008.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2010.

GAMBOA, Silvio Sánchez. Práticas de Pesquisa em Educação no Brasil: lugares, dinâmicas e conflitos. Pesquisa em Educação Ambiental, vol. 2, n. 1 – pp. 9-32, 2007.

JOSSO, MARIE-CHRISTINE. Experiências de vida e formação. EDUCA, Lisboa, 2002.

LUDKE, M.; ANDRÉ, M. E.D.A. Pesquisa em Educação: abordagens qualitativas. 2. ed. Rio de Janeiro: Editora E.P.U., 2013.

GHEDIN, Evandro; FRANCO, Maria Amélia S. Questões de Método na construção da pesquisa em educação. 2ed. São Paulo: Cortez, 2011.

GAMBOA, Silvio Sánchez. Pesquisa em educação: métodos e epistemologias. 2. ed. Chapecó: Argos, 2012.

MACEDO, R.S. Etnopesquisa crítica, etnopesquisa-formação. Brasília, DF: Líber, 2006.

MOROZ, M.; GIANFALDONI, M. H. T. A. O processo de pesquisa: iniciação. 2. ed. Brasília: Líber, 2006.

MOREIRA, Daniel Augusto. O método fenomenológico em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: Pioneira Thompson, 2002.

MOREIRA, H.; CALEFFE L.G. Metodologia da pesquisa para o professor pesquisador. Rio de Janeiro: DP&A, 2006.

NÓVOA, A. FINGER, M. O método (auto)biográfico e a formação. Natal, RN: EDUFRN, São Paulo: Paulus, 2010.

OLIVEIRA, M. DE O. Como fazer pesquisa qualitativa. Petrópolis, RJ: Vozes, 2017.

PASSEGGI, M. DA C.; ABRAHÃO, M. H. M. Dimensões epistemológicas e metodológicas da pesquisa (auto)biográfica: Tomo II. Natal: EDUFRN; Porto alegre: EDIPUCRS; Salvador: EDUNEB, 2012.

PAISANA, João. Fenomenologia e hermenêutica: a relação entre as filosofias de Hussel e Heidegger. Lisboa, Editora Presença, 1992.

PIMENTA, Selma Garrido; GHEDIN, Evandro; FRANCO, Maria Amélia Santoro. Pesquisa em educação: alternativas investigativas com objetos complexos. São Paulo: Loyola, 2006.

POUPART, J. ET ALLI. A pesquisa qualitativa: enfoques epistemológicos e metodológicos. 4.ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.

POIRIER, J.; CLAPIER-VALLADON, S.; RAYBAUT, P. Histórias de vidas: teoria e prática. Oeiras, Pt: Celta Editora, 1999.

RICHARDOSON, Jarry Roberto. Pesquisa Social: métodos e técnicas. 3. ed. São Paulo: Atlas, 1999, p. 14-63.

RICOER, Paul. Tempo e narrativa: o tempo narrado. São Paulo: Martins Fontes, 2016.

SOMEKH, Bridget; LEWIN, Cathy. (Orgs.) Teorias e métodos de pesquisa social. Petrópolis/ RJ: Vozes, 2015.

SOUSA, Eliseu Clementino de. O conhecimento de si: narrativas do itinerário escolar e formação de professores. Rio de Janeiro: DP&A: Salvador: Ed. UNEB, 2006.

WELLER, Wivian; PFAFF, Nicole (Org.). Metodologias da pesquisa qualitativa em educação: teoria e prática. 3. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2013.

ZABALZA, Miguel A. Diário de aula: um instrumento de pesquisa e de desenvolvimento profissional. Porto Alegre: Artmed, 2004.


Referências Complementares
ALVES-MAZZOTTI, A. J.; GEWAMDSZNADJDER, F. O método nas ciências naturais e sociais: pesquisa quantitativa e qualitativa. São Paulo: Pioneira, 1998.

BORTONI-RICARDO, Stella Maris. O professor pesquisador: introdução à pesquisa qualitativa. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.

GONSALVES, E. P. Iniciação científica à pesquisa científica. 3. ed. Campinas: Alínea, 2003.

MOROZ, M.; GIANFOLDONI, M. H. T. A. O processo de pesquisa: iniciação. 2. ed. Brasília: Líber, 2006.

PEREIRA, J. C. R. Análise de dados qualitativos: estratégias metodológicas para as ciências da saúde, humanas e sociais. 3.ed. São Paulo, Editora Universidade de São Paulo, 2004.


Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
15/08/2019
12/09/2019
UNIDADE TEMÁTICA I O PROCESSO INVESTIGATIVO EM EDUCAÇÃO: COMPOSIÇÃO
19/09/2019
19/09/2019
Avaliação da Aprendizagem.
26/09/2019
24/10/2019
UNIDADE TEMÁTICA II ANÁLISE DO OBJETO DA PESQUISA
31/10/2019
31/10/2019
Avaliação da Aprendizagem
07/11/2019
21/11/2019
UNIDADE TEMÁTICA III AS CATEGORIAS DE ANÁLISE
14/11/2019
14/11/2019
Avaliação da aprendizagem.
21/11/2019
05/12/2019
ANÁLISE DE DADOS
12/12/2019
12/12/2019
Avaliação da Aprendizagem.
Avaliações
Data Descrição
19/09/2019 1ª Avaliação
31/10/2019 2ª Avaliação
14/11/2019 3ª Avaliação
12/12/2019 4ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma

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