-

PPGED157 - PESQUISA QUANTITATIVA EM EDUCAÇÃO - Turma: 01 (2021.2)

Tópicos Aulas
Apresentação dos participantes e da disciplina. Método indutivo e método dedutivo. Instalação SPSS. (26/08/2021 - 26/08/2021)
Questionário. Instalação SPSS. (02/09/2021 - 02/09/2021)
Análise de conteúdo. Estudos quantitativos em educação. (09/09/2021 - 09/09/2021)
Desvendando o uso do SPSS (16/09/2021 - 16/09/2021)
Explorando dados pelo SPSS (23/09/2021 - 23/09/2021)
Quantidade e qualidade na pesquisa educacional. SPSS (30/09/2021 - 30/09/2021)
Tendências epistemológicas na pesquisa educacional. SPSS (07/10/2021 - 07/10/2021)
Superando os dualismos quantidade versus qualidade na pesquisa educacional. SPSS (14/10/2021 - 14/10/2021)
Manuseio das bases SPSS (21/10/2021 - 21/10/2021)
Correlação e regressão. SPSS - função agregar (04/11/2021 - 04/11/2021)
Significância estatísticas. Tabelas customizadas (11/11/2021 - 11/11/2021)
Construção de gráficos. Bancos INEP (18/11/2021 - 18/11/2021)
Explorando os microdados (25/11/2021 - 25/11/2021)
   Estatística na pesquisa em política educacional 
Bancos FNDE/SIOPE e IBGE/PNAD (02/12/2021 - 02/12/2021)
Apresentação dos trabalhos (09/12/2021 - 09/12/2021)
Frequências da Turma
# Matrícula AGO SET OUT NOV DEZ Total
26 02 09 16 23 30 07 14 21 04 11 18 25 02 09
1 2021100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
2 2021100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
3 2021100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
4 2021100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
5 2021100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
6 2021100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Unid. 4 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2021100**** 9,5 9,5 9,5 9,5 9.5 0 AM
2 2021100**** 10,0 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
3 2021100**** 10,0 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
4 2021100**** 10,0 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
5 2021100**** 9,0 9,0 9,0 9,0 9.0 0 AM
6 2021100**** 10,0 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: O método indutivo e as pesquisas quantitativas. Pesquisa quantitativa versus pesquisa qualitativa. Utilização de bases de dados educacionais (INEP, IBGE). Pacotes estatísticos. Análise de questionários. Correlação entre variáveis. Significância estatística.
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: Para o desenvolvimento da proposta da disciplina, além do trabalho docente, exigir-se-á dedicação dos pós-graduandos, tendo em vista que o Plano será executado por meio de:
• Aulas expositivas;
• Leitura obrigatória do material bibliográfico indicado;
• Participação efetiva nas aulas e nas discussões;
• Trabalhos em grupo;
• Seminários.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: O processo de avaliação se constitui de etapas importantes e interligadas e rege-¬se por normas próprias do Regimento Interno do PPGEd. Para efeito de aprovação será exigida a frequência mínima obrigatória de 75% do total da carga horária e nota igual ou superior a 7,0 (sete), numa escala de zero a dez, na avaliação da disciplina. A referida avaliação consiste na apresentação de um trabalho que expresse o uso do SPSS na abordagem do objeto de pesquisa do pós-graduando.
Horário de atendimento:
Bibliografia: ALVES, Maria Teresa Gonzaga; SOARES, José Francisco. Medidas de nível socioeconômico em pesquisas sociais: uma aplicação aos dados de uma pesquisa educacional. Opinião Pública, Campinas, v. 15, n. 1, p. 1-30. 2009.
ALVES, Maria Teresa Gonzaga; SOARES, José Francisco. Contexto escolar e indicadores educacionais: condições desiguais para a efetivação de uma política de avaliação educacional. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 39, n. 1, p. 177-194, 2013.
ALVES-MAZZOTI, Alda J., Gewandsznajder, F. O método nas ciências naturais e sociais. São Paulo: Pioneira, 1998.
BESSON, Jean-Louis (Org.). A ilusão das estatísticas. São Paulo: Unesp, 1995.
BRUNI, Adriano Leal. SPSS Guia prático para pesquisadores. São Paulo: Atlas, 2012.
DELLI ZOTTI, G. Quale quantità e quanta qualità nella ricerca sociale: tra integrazione e convergenza. In: CIPOLLA, C.; DE LILLO, A. (Org.). Il sociologo e le sirene. La sfida dei metodi qualitativi. Milano: Angeli, 1996. p. 136-166.
FARIA FILHO, L. M. de; NEVES, L. S.; CALDEIRA, S. M. A estatística educacional e a instrução pública no Brasil: aproximações. In: CANDEIAS, A. (Coord.). Modernidade, educação e estatística na Ibero-América dos séculos XIX e XX: estudos sobre Portugal, Brasil e Galiza. Lisboa: Educa, 2005. p. 219-238.
FERRARO, Alceu Ravanello. Quantidade e qualidade na pesquisa em educação, na perspectiva da dialética marxista Pro-Posições, Campinas, v. 23, n. 1 (67), p. 129-146, jan./abr. 2012 (18p).
GATTI, Bernadete. Estudos quantitativos em educação. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 30, n. 1, p. 11-30, jan./abr. 2004.
KERLINGER, Fred Nicohols. Metodologia da pesquisa em Ciências Sociais. São Paulo: EPU, 1979.
LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos de metodologia científica. 3.ed. São Paulo: Atlas, 1991.
LEVIN, Jack. Estatística aplicada a ciências humanas. Tradução: Sérgio Francisco Costa. 2.ed. São Paulo: Harbra, 1987.
OLIVEIRA, Sílvio Luiz de. Tratado de metodologia científica: projeto de pesquisas. TGI, TCC, monografia, dissertações e teses. 3.ed. São Paulo: Pioneira, 2000.
PASQUALI, Luiz. Psicometria: teoria dos testes na psicologia e na educação. Petrópolis-RJ: Editora Vozes, 2003.
RICHARDSON, Roberto Jarry. Pesquisa social: métodos e técnicas. 3.ed. São Paulo: Atlas, 1999.
SANTOS FILHO, José Camillo dos; SANCHES GAMBOA, Silvio. Pesquisa educacional: quantidade-qualidade. 6. ed. São Paulo: Cortez, 2007.
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
26/08/2021
26/08/2021
Apresentação dos participantes e da disciplina. Método indutivo e método dedutivo. Instalação SPSS.
02/09/2021
02/09/2021
Questionário. Instalação SPSS.
09/09/2021
09/09/2021
Análise de conteúdo. Estudos quantitativos em educação.
16/09/2021
16/09/2021
Desvendando o uso do SPSS
23/09/2021
23/09/2021
Explorando dados pelo SPSS
30/09/2021
30/09/2021
Quantidade e qualidade na pesquisa educacional. SPSS
07/10/2021
07/10/2021
Tendências epistemológicas na pesquisa educacional. SPSS
14/10/2021
14/10/2021
Superando os dualismos quantidade versus qualidade na pesquisa educacional. SPSS
21/10/2021
21/10/2021
Manuseio das bases SPSS
04/11/2021
04/11/2021
Correlação e regressão. SPSS - função agregar
11/11/2021
11/11/2021
Significância estatísticas. Tabelas customizadas
18/11/2021
18/11/2021
Construção de gráficos. Bancos INEP
25/11/2021
25/11/2021
Explorando os microdados
02/12/2021
02/12/2021
Bancos FNDE/SIOPE e IBGE/PNAD
09/12/2021
09/12/2021
Apresentação dos trabalhos
Avaliações
Data Descrição
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma

Nenhum item foi encontrado

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb04.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1150 31/10/2024 20:33