Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: |
O processo de avaliação da disciplina será efetivado conforme disposições legais desta IES e incluirá a observação dos seguintes aspectos: frequência mínima de 75% das aulas, assiduidade, pontualidade, responsabilidade, interesse, participação e compromisso com as atividades propostas e desenvolvidas em sala, pontualidade na entrega dos trabalhos, qualidade dos trabalhos produzidos, postura profissional, autodisciplina, relacionamento, autoavaliação, atividades individuais e em grupo, entre outras. Para registro no diário de classe serão computadas avaliações em uma escala de 0 a 10. A avaliação constará das seguintes atividades: Participação nas aulas (avaliação processual), fichamentos, resenhas críticas, resumos de textos, apresentação de relatos sobre pesquisas em andamento e apresentação do projeto revisado. |
Bibliografia:
| ABRAHÃO, Maria Helena Menna Barreto. O método autobiográfico como produtor de sentidos: a invenção de si. Revista Actualidades Pedagógicas nº 54/ Julio diciembre 2009. ABRAHÃO, Maria Helena Menna Barreto. Memória, narrativas e pesquisa autobiográfica. História da Educação, ASPHE,/FaE/UFPEl, Pelotas, n 14. p. 79-95, set. 2003. ANDRE, Marli Eliza Dalmazo Afonso de. Papel da pesquisa na formação e na prática dos professores. 12.ed. Campinas, SP: Papirus, 2012. 143p. BAKHTIN, Mikhail M. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 2003. BAKHTIN, Mikhail M. Para uma filosofia do ato responsável. [Tradução aos cuidados de Valdemir Miotello & Carlos Alberto Faraco]. São Carlos: Pedro & João Editores, 2010. BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. 7. ed. São Paulo: Editora Brasiliense, 1996. (Obras escolhidas; v.1). BOLÍVAR, Antonio; DOMINGO, Jesús; FERNÁNDEZ, Manuel. La investigación biográfico-narrativa en educación: enfoque y metodología. Editora La Muralla: Madrid, 2001. CARVALHO, Isabel Cristina Moura. Biografia, identidade e narrativa: elementos para uma análise hermenêutica. Horizontes antropológicos, Porto Alegre, ano 9 n. 19, p. 283-302, julho de 2003. FREITAS, Maria Teresa; SOUZA, Solange Jobim e; KRAMER, Sônia. Ciências Humanas e Pesquisa: Leituras de Mikhail Bakhtin. Coleção questões da nossa época. v.107. 2ª ed. São Paulo: Cortez, 2007. LARROSA, Jorge. Notas sobre a experiência e o saber da experiência. In: GERALDI, Corinta Maria Grisolia; RIOLFI, Claudia Rosa; GARCIA, Maria de Fátima (Org.). Escola Viva: elementos para a construção de uma educação de qualidade social. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2004ª. LARROSA, Jorge. Pedagogia profana: danças, piruetas e mascaradas. Tradução Alfredo VeigaNeto. 4. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2004b. LIMA, Maria Emília Caixeta; GERALDI, Corinta Maria Grisolia; GERALDI, Wanderley. O trabalho com narrativas na investigação em educação. Educ. rev. [online]. 2015, vol.31, n.1, pp.17-44. ISSN 0102-4698. Disponível em: < http://dx.doi.org/10.1590/0102-4698130280>. Acesso: 10 mai 2015. MARIANI, Fábio. A pesquisa narrativa na formação de professores: aproximações que se potencializam. Roteiro, Joaçaba, v. 41, n. 1, p. 109-134, jan./abr. 2016. MOREIRA, Herivelto; CALEFFE, Luiz Gonzaga. Metodologia da pesquisa para o professor pesquisador. 2. ed. Rio de Janeiro: Lamparina, 2008. NÓVOA, Antonio (Org.). Vidas de Professores. Portugal: Porto Editora, 1995. RICOEUR, Paul. La vida: un relato en busca de narrador. ÁGORA, Vol. 25, nº 2: 9-22, 2006. SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. 23. ed. São Paulo,SP: Cortez, 2008. 304p SOUZA, Elizeu Clementino de. O conhecimento de si: estágio e narrativas de formação de professores. Rio de Janeiro: DP&A; Salvador, BA: UNEB, 2006. TEIXEIRA, ELIZABETH. As três metodologias: acadêmica, da ciência e da pesquisa. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008.
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