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CPPGED/CCE004 - PRODUÇÃO CIENTIFICA I - Turma: 06 (2022.2)

Tópicos Aulas
Discussão e construção da disciplina com as mestrandas e acertos sobre a organização didático-pedagógica a ser desenvolvida no âmbito da produção do conhecimento. (12/08/2022 - 02/12/2022)
Entrega dos Trabalhos e socialização das produções e avaliação final da disciplina (09/12/2022 - 09/12/2022)
Frequências da Turma
# Matrícula AGO SET OUT NOV DEZ Total
12 19 26 02 09 16 23 30 07 14 21 04 11 18 25 02 09
1 2022100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
2 2022100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Unid. 4 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2022100**** 10,0 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
2 2022100**** 10,0 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM

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Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: Produção do conhecimento na forma de trabalhos acadêmicos como artigos e comunicações a serem publicadas em periódicos, livros e anais de eventos científicos da área da educação.
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: A disciplina será desenvolvida, por meio de encontros semanais presenciais e webconferência, através de aulas expositivas/dialogadas, debates, rodas de diálogos, realização de atividades em grupo e individual, apresentação de painéis e discussões de sínteses individuais.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: O processo de avaliação será desenvolvido por meio do acompanhamento sistemático das atividades desenvolvidas pelos discentes, considerando sua atuação nos trabalhos individuais e coletivos, a assiduidade, interesse, participação nos debates e demais atividades propostas. Com base na Resolução nº 189/07 – CEPEX/UFPI, que regulamenta a Pós-Graduação Stricto Sensu, para efeito de aprovação dos discentes, será observado ainda a frequência mínima de 75% da carga horária e a obtenção de média final igual ou superior a 7,0 (sete), decorrente da participação das atividades propostas e na produção de um artigo com a temática de pesquisa do discente.
Horário de atendimento: 6N 1234
Bibliografia: ALVES-MAZZOTTI, Alda Judith. A revisão da bibliografia em teses e dissertações: meus tipos inesquecíveis. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, n. 81, p. 53-60, maio 1992. Disponível em: http://publicacoes.fcc.org.br/index.php/cp/article/view/990/999. Acesso em 19 fev. 2021.
BENTO, A. Como fazer uma revisão da literatura: considerações teóricas e práticas. Revista JÁ, Associação Académica da Universidade da Madeira, nº 65, ano VII, p. 42-44, maio 2012.
EVANGELISTA, Olinda. Publicar ou morrer. In: BIANCHETTI, Lucídio; MACHADO, Ana Maria Netto. (orgs.). A bússola do escrever: desafios e estratégias na orientação e escrita de teses e dissertações. 3 ed. São Paulo: Cortez, 2012. Disponível em: https://gepeto.ced.ufsc.br/files/2015/03/artigo-olinda.pdf. Acesso em: 19 fev. 2021.
MORAES, Rodrigo. O plágio na pesquisa acadêmica: a proliferação da desonestidade Intelectual. Revista Diálogos Possíveis. v. 3, n. 1, p. 91-109. Disponível em: http://www.rodrigomoraes.adv.br/arquivos/downloads/Plagio_na_pesquisa_academica___Rodrigo_Moraes.pdf Acesso em: 07 abr. 2021.
PEREIRA. Maurício Gomes. Dez passos para produzir artigo científico de sucesso. Epidemiol. Serv. Saude, Brasília, 26(3):661-664, jul-set 2017.
SEVERINO, Antônio Joaquim. Pós-graduação e pesquisa: o processo de produção e sistematização do conhecimento. Revista Diálogo Educacional, Curitiba, v. 9, n. 26, p. 13-27, jan./abr. 2009. Disponível em: https://periodicos.pucpr.br/index.php/dialogoeducacional/article/view/3640/3556. Acesso em: 19 fev. 2021.

REFERÊNCIAS COMPLEMENTARES
AZEVEDO, Israel Belo de. O prazer da produção científica: diretrizes para a elaboração de trabalhos acadêmicos. 10. ed. São Paulo: Prazer de Ler, 2002.
BOOTH, Wayne C.; COLOMB, Gregory G.; WILLIAMS, Joseph M. A arte da pesquisa. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2005.
BRASILEIRO, Ada Magaly Matias. Manual de produção de textos acadêmicos e científicos. São Paulo: Atlas, 2013.
COLOMBO, E. Descrever o social? A arte de escrever a pesquisa empírica. In: MELUCCI, A. Por uma sociologia reflexiva: pesquisa qualitativa e cultura. Petrópolis, RJ: Vozes, 2005. p. 265-288.
CORAZZA, Sandra Mara. Manual infame... mas útil, para escrever uma boa proposta de tese ou dissertação. Em Tese, Belo Horizonte, v. 22, n. 1, p. 95-105, jan./abr. 2016. Disponível em: http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/emtese/article/view/11157/9736. Acesso em: 19 fev. 2021.
FREITAS, M. É. de. Viver a tese é preciso! In: BIANCHETTI, L.; MACHADO NETTO, A. M. A bússola do escrever: desafios e estratégias na orientação e escrita de teses e dissertações. 2.ed. Florianópolis: UFSC, São Paulo: Cortez, 2006. p. 215-226.
GHIRALDELLI JÚNIOR, Paulo. Treze teses sobre a pós-graduação no Brasil em Filosofia, Ciências Sociais e Educação. INFOCAPES – Boletim informativo da Capes, Brasília, v. 9, n. 1, p. 88-100, 2001. Disponível em: https://uab.capes.gov.br/images/stories/download/bolsas/InfoCapes9_1_01.pdf. Acesso em: 19 fev. 2021.
GREGÓRIO, Tania Cristina da Conceição. A problematização do ‘problema’: uma leitura dos manuais de iniciação ao ofício do pesquisador em educação. 2007. 558f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, RJ, 2007.
LAVILLE, Christian; DIONNE, Jean. A construção do saber: manual de metodologia da pesquisa em Ciências Humanas. Porto Alegre: Artes Médicas Sul; Belo Horizonte: Ed. UFMG, 1999.
MACHADO NETTO, A. M. A relação entre a autoria e a orientação no processo de elaboração de teses e dissertações. In: BIANCHETTI, L.; MACHADO NETTO, A. M. A bússola do escrever: desafios e estratégias na orientação e escrita de teses e dissertações. 2. ed. Florianópolis: Ed. UFSC, São Paulo: Cortez, 2006, p. 45-66.
MEDEIROS, João Bosco. Redação científica: a prática de fichamentos, resumos, resenhas. São Paulo: Atlas, 2000.
MOREIRA, Laélia Carmelita Portela. Pedagogia e Educação: A Construção de um Campo Científico. 2007. 155f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2007.
MOROZ, Melania; GIANFALDONI, Mônica Helena T. A. O processo de pesquisa: iniciação. Brasília: Plano, 2002.
PIMENTA, Selma Garrido; GHEDIN, Evandro; FRANCO, Maria Amélia Santoro. Pesquisa em educação: alternativas investigativas com objetos complexos. São Paulo: Loyola, 2006.
REY, Fernando González. Pesquisa qualitativa e subjetividade: os processos de construção da informação. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2005.
TELLO, César Gerónimo. La producción de conocimiento en política educacional: entre los nuevos modos de producción de conocimiento y el EEPE. Revista Diálogos Educacionais, Curitiba, v. 13, n. 39, p. 749-770, maio/ago. 2013. Disponível em: https://periodicos.pucpr.br/index.php/dialogoeducacional/article/view/8375. Acesso em: 19 fev. 2021.
VASCONCELOS, E. M. Complexidade e pesquisa interdisciplinar: epistemologia e metodologia operativa. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002.
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
12/08/2022
02/12/2022
Discussão e construção da disciplina com as mestrandas e acertos sobre a organização didático-pedagógica a ser desenvolvida no âmbito da produção do conhecimento.
09/12/2022
09/12/2022
Entrega dos Trabalhos e socialização das produções e avaliação final da disciplina
Avaliações
Data Descrição
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma

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