Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: |
A avaliação do processo ensino-aprendizagem será contínua, processual e formativa. Para efeito de análise do desempenho dos estudantes serão observados os seguintes aspectos: participação nas aulas e nas atividades de ensino, colaboração nas leituras e produções textuais. Para efeito de registro de notas serão realizadas as seguintes atividades: Trabalho individual, discussão de leituras feitas e revisitação de projeto de pesquisa. |
Bibliografia:
| ANDRÉ, Marli Eliza Dalmazo Afonso. A produção acadêmica sobre formação de professores: um estudo comparativo das dissertações e teses defendidas nos anos de 1990 e 2000. Revista Brasileira de formação de professores, v.01, n.01, p.41- 56, 2009. Disponível em: https://revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/4/3. Acesso em 12 de janeiro 2019. ANDRÉ, Marli. Desafios da pós-graduação e da pesquisa sobre formação de professores. Educação & Linguagem, n. 15, p. 43-59, jan./jul. 2007. Disponível em: https://www.metodista.br/revistas/revistas-ims/index.php/EL/article/view/156. Acesso em: 18 de fevereiro de 2019. ANDRÉ, Marli. Pesquisa, formação e prática docente. In: ANDRÉ, Marli (Org.). O papel da pesquisa na formação e na prática dos professores. São Paulo: Papirus, 2001, p. 55-70. DELORY-MOMBERGER, Christine. Fundamentos epistemológicos da pesquisa biográfica em educação. Educação em Revista. Belo Horizonte, v.27, n.01, p.333- 346, abr. 2011. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0102- 46982011000100015&script=sci_abstract&tlng=pt. Acesso em: 13 de março de 2019. GAMBOA, Silvio Sánchez. A construção das perguntas. In: GAMBOA, Silvio Sánchez. Projetos de pesquisa, fundamentos lógicos: a dialética entre perguntas e respostas. Chapecó: Argos, 2013. NÓBREGA-THERRIEN, Silvia Maria; THERRIEN, Jacques. Os trabalhos científicos e o estado da questão: reflexões teórico-metodológicas. Estudos em Avaliação Educacional. Fundação Carlos Chagas. v. 15. n, 30. p.5-16, jul/dez. 2004. Disponível em: http://publicacoes.fcc.org.br//index.php/eae/article/view/2148. Acesso em 20 de agosto de 2018. NÓVOA, A.; FINGER, M. (Org.). O método (auto)biográfico e a formação. Lisboa: Pentaedro, 1988. THERRIEN, J. Parâmetros de pesquisa científica do pesquisador de sua práxis docente articulando didática e epistemologia da prática. In: CAVALCANTE, M.M.D.; SALES, J.A.M.; FARIAS, I.M.S.; LIMA, M.S.L. (Org.). Didática e a prática de ensino: diálogos sobre a escola, a formação de professores e a sociedade. Fortaleza: EdUECE, 2014, v. 4, p. 115-126.
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