-

PPGED059 - SEMINÁRIO DE PESQUISA III - Turma: 07 (2022.2)

Tópicos Aulas
Método e metodologia da pesquisa em educação (23/08/2022 - 23/08/2022)
Método autobiográfico, pesquisa narrativa e seus dispositivos.
Método e metodologia da pesquisa em educação (30/08/2022 - 30/08/2022)
Método autobiográfico, pesquisa narrativa e seus dispositivos.
Método e metodologia da pesquisa em educação (06/09/2022 - 06/09/2022)
Método autobiográfico, pesquisa narrativa e seus dispositivos.
Estado da questão na pesquisa científica (13/09/2022 - 13/09/2022)
Estado da questão na pesquisa científica
Estado da questão na pesquisa científica (20/09/2022 - 20/09/2022)
Estado da questão na pesquisa científica
Dimensão estética na escrita científica (27/09/2022 - 27/09/2022)
Dimensão estética na escrita científica
Revisão de literatura na pesquisa científica (04/10/2022 - 04/10/2022)
Revisão de literatura na pesquisa científica: discussão sobre abordagem teórica
Dimensão estética na escrita científica (11/10/2022 - 11/10/2022)
Dimensão estética na escrita científica
. A construção das perguntas na pesquisa científica (18/10/2022 - 18/10/2022)
A construção das perguntas na pesquisa científica
Projeto de tese (25/10/2022 - 25/10/2022)
Projeto de teve: revisitação de aspectos teóricos e metodológicos.
Frequências da Turma
# Matrícula AGO SET OUT Total
23 30 06 13 20 27 04 11 18 25
1 2021100**** 0 0 0 4 0 0 2 0 0 0 6
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2021100**** 9,0 9.0 0 AM

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: Discute a versão preliminar da tese em sua estrutura completa.
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: A disciplina será desenvolvida por meio das seguintes atividades:
- Aulas teóricas e práticas, análises e discussão sobre método, metodologia e dispositivos de pesquisa em educação. As atividades práticas terão como foco a revisitação do planejamento da pesquisa para organização dos aspectos teóricos e metodológicos;
- Leitura e discussão de categorias teóricas referentes aos objetos de estudo dos pós-graduandos, para aprofundamento da revisão de literatura;
- Apresentação da versão final do projeto de pesquisa.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: A avaliação do processo ensino-aprendizagem será contínua, processual e formativa. Para efeito de análise do desempenho dos estudantes serão observados os seguintes aspectos: participação nas aulas e nas atividades de ensino, colaboração nas leituras e produções textuais. Para efeito de registro de notas serão realizadas as seguintes atividades: Trabalho individual, discussão de leituras feitas e revisitação de projeto de pesquisa.
Horário de atendimento:
Bibliografia: ANDRÉ, Marli Eliza Dalmazo Afonso. A produção acadêmica sobre formação de professores: um estudo comparativo das dissertações e teses defendidas nos anos de 1990 e 2000. Revista Brasileira de formação de professores, v.01, n.01, p.41- 56, 2009. Disponível em: https://revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/4/3. Acesso em 12 de janeiro 2019.
ANDRÉ, Marli. Desafios da pós-graduação e da pesquisa sobre formação de professores. Educação & Linguagem, n. 15, p. 43-59, jan./jul. 2007. Disponível em: https://www.metodista.br/revistas/revistas-ims/index.php/EL/article/view/156. Acesso em: 18 de fevereiro de 2019.
ANDRÉ, Marli. Pesquisa, formação e prática docente. In: ANDRÉ, Marli (Org.). O papel da pesquisa na formação e na prática dos professores. São Paulo: Papirus, 2001, p. 55-70.
DELORY-MOMBERGER, Christine. Fundamentos epistemológicos da pesquisa biográfica em educação. Educação em Revista. Belo Horizonte, v.27, n.01, p.333- 346, abr. 2011. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0102- 46982011000100015&script=sci_abstract&tlng=pt. Acesso em: 13 de março de 2019.
GAMBOA, Silvio Sánchez. A construção das perguntas. In: GAMBOA, Silvio Sánchez. Projetos de pesquisa, fundamentos lógicos: a dialética entre perguntas e respostas. Chapecó: Argos, 2013.
NÓBREGA-THERRIEN, Silvia Maria; THERRIEN, Jacques. Os trabalhos científicos e o estado da questão: reflexões teórico-metodológicas. Estudos em Avaliação Educacional. Fundação Carlos Chagas. v. 15. n, 30. p.5-16, jul/dez. 2004. Disponível em: http://publicacoes.fcc.org.br//index.php/eae/article/view/2148. Acesso em 20 de agosto de 2018.
NÓVOA, A.; FINGER, M. (Org.). O método (auto)biográfico e a formação. Lisboa: Pentaedro, 1988.
THERRIEN, J. Parâmetros de pesquisa científica do pesquisador de sua práxis docente – articulando didática e epistemologia da prática. In: CAVALCANTE, M.M.D.; SALES, J.A.M.; FARIAS, I.M.S.; LIMA, M.S.L. (Org.). Didática e a prática de ensino: diálogos sobre a escola, a formação de professores e a sociedade. Fortaleza: EdUECE, 2014, v. 4, p. 115-126.

Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
23/08/2022
23/08/2022
Método e metodologia da pesquisa em educação
30/08/2022
30/08/2022
Método e metodologia da pesquisa em educação
06/09/2022
06/09/2022
Método e metodologia da pesquisa em educação
13/09/2022
13/09/2022
Estado da questão na pesquisa científica
20/09/2022
20/09/2022
Estado da questão na pesquisa científica
27/09/2022
27/09/2022
Dimensão estética na escrita científica
04/10/2022
04/10/2022
Revisão de literatura na pesquisa científica
11/10/2022
11/10/2022
Dimensão estética na escrita científica
18/10/2022
18/10/2022
. A construção das perguntas na pesquisa científica
25/10/2022
25/10/2022
Projeto de tese
Avaliações
Data Descrição
18/10/2022 1ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma

Nenhum item foi encontrado

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb03.ufpi.br.instancia1 vdefault teste 31/10/2024 20:30