-

CPPGED/CCE002 - TÓPICOS ESPECIAIS EM EDUCAÇÃO II - Turma: 01 (2023.1)

Tópicos Aulas
Discussão sobre: Abordagens metodológicas na pesquisa biográfica (04/05/2023 - 04/05/2023)
Discussão sobre: Abordagens metodológicas na pesquisa biográfica
Apresentação do plano de atividades. Leitura e discussão do texto: DELORY-MOMBERGER, C. Abordagens metodológicas na pesquisa biográfica. (11/05/2023 - 11/05/2023)
Apresentação do plano de atividades. Leitura e discussão do texto: DELORY-MOMBERGER, C. Abordagens metodológicas na pesquisa biográfica.
Discussão sobre: Abordagens metodológicas na pesquisa biográfica (18/05/2023 - 18/05/2023)
Abordagens metodológicas na pesquisa biográfica
Discussão sobre: Abordagens metodológicas na pesquisa biográfica (25/05/2023 - 25/05/2023)
Discussão sobre: Abordagens metodológicas na pesquisa biográfica
Apresentação de categorias teóricas das teses: - Formação continuada e o desenvolvimento do pensar epistêmico (01/06/2023 - 01/06/2023)
Apresentação de categorias teóricas das teses: - Formação continuada e o desenvolvimento do pensar epistêmico
Apresentação de categorias teóricas das teses: Identidade Profissional docente: diferentes abordagens teóricas (15/06/2023 - 15/06/2023)
Identidade Profissional docente: diferentes abordagens teóricas
Apresentação de categorias teóricas das teses - Formação de formadores na perspectiva da (auto)transformação (22/06/2023 - 22/06/2023)
- Formação de formadores na perspectiva da (auto)transformação
Discussão sobre: Paradigmas de formação de professores com ênfase na reflexividade. (29/06/2023 - 29/06/2023)
Paradigmas de formação de professores com ênfase na reflexividade.
Apresentação de questões metodológicas da pesquisa em educação - Abordagem, método e metodologia de pesquisa em educação (06/07/2023 - 06/07/2023)
Apresentação de questões metodológicas da pesquisa em educação - Abordagem, método e metodologia de pesquisa em educação
Apresentação de projetos de pesquisa, focalizando: Dispositivos de pesquisa -Questões sobre análise na pesquisa em educação (13/07/2023 - 13/07/2023)
Apresentação de projetos de pesquisa, focalizando: Dispositivos de pesquisa -Questões sobre análise na pesquisa em educação
Apresentação de projetos de pesquisa, focalizando: Dispositivos de pesquisa -Questões sobre análise na pesquisa em educação (20/07/2023 - 20/07/2023)
Apresentação de projetos de pesquisa, focalizando: Dispositivos de pesquisa -Questões sobre análise na pesquisa em educação
Questões sobre análise na pesquisa em educação - Apresentação das propostas dos pós-graduandos (27/07/2023 - 27/07/2023)
Questões sobre análise na pesquisa em educação - Apresentação das propostas dos pós-graduandos
Questões sobre análise na pesquisa em educação - Apresentação das propostas dos pós-graduandos (03/08/2023 - 03/08/2023)
Questões sobre análise na pesquisa em educação - Apresentação das propostas dos pós-graduandos
Questões sobre análise na pesquisa em educação - Apresentação das propostas dos pós-graduandos (10/08/2023 - 10/08/2023)
Questões sobre análise na pesquisa em educação - Apresentação das propostas dos pós-graduandos
Socialização do processo de desenvolvimento das pesquisas (17/08/2023 - 17/08/2023)
Socialização do processo de desenvolvimento das pesquisas
Frequências da Turma
# Matrícula MAI JUN JUL AGO Total
04 11 18 25 01 15 22 29 06 13 20 27 03 10 17
1 2021100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
2 2021100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Unid. 4 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2021100**** 10,0 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
2 2021100**** 10,0 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: Estudo aprofundado de temática específica, atual e relativa a uma das duas linhas de pesquisa do Programa.
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: METODOLOGIA:
• Aulas expositivas dialogadas
• Leitura e discussão do referencial bibliográfico recomendado
• Participação efetiva nas aulas e nas discussões
• Seminários
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: Conforme as normas da UFPI, será considerado aprovado na disciplina, o estudante que obtiver frequência igual ou superior a 75% (setenta e cinco por cento) da carga horária da
disciplina e média final igual ou superior 7,0 (sete pontos), numa escala de (0,0) zero a 10,0 (dez) pontos, nas avaliações computadas. Para efeito de nota, serão observados os seguintes aspectos:
1) Participação e assiduidade do pós-graduando nas aulas e nas atividades propostas pela disciplina.
2) Entrega de artigo sobre o tema vinculado ao objeto de estudo.
Horário de atendimento:
Bibliografia: BIBLIOGRAFIA BÁSICA

ALVORADA-PRADA, Luís Eduardo; FREITAS, Thaís Campos; FREITAS, Cinara Aline. Formação continuada de professores: alguns conceitos, interesses, necessidades e propostas. Rev. Diálogo Educ., Curitiba, v. 10, n. 30, p. 367-387, maio/ago. 2010.
BAUMAN, Zygmunt. Identidade: entrevista à Benedetto Vecchi. Rio de Janeiro: J. Zahar Editor, 2005.
BAUMAN, Zygmunt. Modernidade e Ambivalência. 1.ed. Rio de Janeiro: J. Zahar Ed., 1999.
BAUMAN, Zygmunt. Modernidade Líquida. 1.ed. Rio de Janeiro: J. Zahar Ed., 2001.
DUBAR, Claude. Para uma teoria sociológica da identidade. Em A socialização. Porto: Porto Editora, 1997.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 62. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2016.
FREIRE, Paulo. Cartas a Cristina: reflexões sobre minha vida e minha prática. 2. ed. São Paulo; Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2015.
GOULART, Cecília. M. A. O conceito de letramento em questão: por uma perspectiva discursiva da alfabetização. Bakhtiniana, São Paulo, 9 (2): 35-51, Ago./Dez. 2014.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. 52. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2015.
FREIRE, Paulo. Educação e Mudança. 36. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2014.
FREIRE, Paulo. Educação como prática de liberdade. 14. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2011.
HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade (11ª. Edição). São Paulo: DP&A, 2006.
JOSSO, Marie-Christine. Experiências de Vida e Formação. Trad. José Cláudio e Júlia Ferreira. 2. ed. rev. e ampl. Natal: EDUFRN; São Paulo: Paulus, 2010.
MACEDO, Maria do Socorro Alencar Nunes; ALMEIDA, Ana Caroline de; DEZZOTTI, Magda. Alfabetização crítica: contribuições de Paulo Freire e dos novos estudos do letramento. Linhas Críticas, Brasília, DF, v. 26, 20020, p. 1-17.
MORIN, E. Introdução ao pensamento complexo. Lisboa: Instituto Piaget, 1991.
MORIN, E. A cabeça bem-feita: repensar a reforma, reformar o pensamento. 8. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2003.
MORIN, E. Educação e complexidade: os sete saberes e outros ensaios. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2007.
PASSEGI, Maria da Conceição. Narrativas da experiência na pesquisa-formação: do sujeito epistêmico ao sujeito biográfico. Roteiro, Joaçaba, v. 41, p. 67-86, jan/abr. 2016. Disponível em: https://portalperiodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/9267/pdf Acesso em: 30/09/2020.
VAILLANT, D.; GARCIA, C. M. Las tareas del formador. Málaga: Ediciones Aljibe, 2001.
VAILLANT, D. Formação de formadores: estado da prática. Documento do Programa de Promoção da Reforma Educativa na América Latina e Caribe – PREAL, n. 25, out., 2003.
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
04/05/2023
04/05/2023
Discussão sobre: Abordagens metodológicas na pesquisa biográfica
11/05/2023
11/05/2023
Apresentação do plano de atividades. Leitura e discussão do texto: DELORY-MOMBERGER, C. Abordagens metodológicas na pesquisa biográfica.
18/05/2023
18/05/2023
Discussão sobre: Abordagens metodológicas na pesquisa biográfica
25/05/2023
25/05/2023
Discussão sobre: Abordagens metodológicas na pesquisa biográfica
01/06/2023
01/06/2023
Apresentação de categorias teóricas das teses: - Formação continuada e o desenvolvimento do pensar epistêmico
15/06/2023
15/06/2023
Apresentação de categorias teóricas das teses: Identidade Profissional docente: diferentes abordagens teóricas
22/06/2023
22/06/2023
Apresentação de categorias teóricas das teses - Formação de formadores na perspectiva da (auto)transformação
29/06/2023
29/06/2023
Discussão sobre: Paradigmas de formação de professores com ênfase na reflexividade.
06/07/2023
06/07/2023
Apresentação de questões metodológicas da pesquisa em educação - Abordagem, método e metodologia de pesquisa em educação
13/07/2023
13/07/2023
Apresentação de projetos de pesquisa, focalizando: Dispositivos de pesquisa -Questões sobre análise na pesquisa em educação
20/07/2023
20/07/2023
Apresentação de projetos de pesquisa, focalizando: Dispositivos de pesquisa -Questões sobre análise na pesquisa em educação
27/07/2023
27/07/2023
Questões sobre análise na pesquisa em educação - Apresentação das propostas dos pós-graduandos
03/08/2023
03/08/2023
Questões sobre análise na pesquisa em educação - Apresentação das propostas dos pós-graduandos
10/08/2023
10/08/2023
Questões sobre análise na pesquisa em educação - Apresentação das propostas dos pós-graduandos
17/08/2023
17/08/2023
Socialização do processo de desenvolvimento das pesquisas
Avaliações
Data Descrição
25/05/2023 1ª Avaliação
15/06/2023 2ª Avaliação
20/07/2023 3ª Avaliação
17/08/2023 4ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma
: Visualizar

Título

Data
Aula 29/03/2023

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb03.ufpi.br.instancia1 vdefault teste 31/10/2024 21:09