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CPPGED/CCE002 - TÓPICOS ESPECIAIS EM EDUCAÇÃO II - Turma: 02 (2023.2)

Tópicos Aulas
Construção e Apresentação da proposta da matriz currucular a partir dos objetos de estudos, pesquisa; socialização das experiencias e projetos no mestrado (26/09/2023 - 26/09/2023)
Políticas Afirmativas de Cotas para diversidade étnico-raciais: emergência, implementação, desenvolvimento e os atores envolvidos; (03/10/2023 - 03/10/2023)
Políticas Afirmativas de Cotas para diversidade étnico-raciais: emergência, implementação, desenvolvimento e os atores envolvidos; (10/10/2023 - 10/10/2023)
Políticas Afirmativas de Cotas para diversidade étnico-raciais: emergência, implementação, desenvolvimento e os atores envolvidos; (17/10/2023 - 17/10/2023)
Levantamento de pesquisas recentes sobre a tematica das Politicas Afirmativas de Cotas noem nivel nacional e estadual (24/10/2023 - 24/10/2023)
Politicas de Cotas e o educar em direitos humanos.Politicas de Cotas e o educar em direitos humanos: produção de texto relacionando ao tema do projeto de pesquisa (31/10/2023 - 31/10/2023)
Participação no Congeafro e apresentação de comunicações orais e rodas de conversas (07/11/2023 - 07/11/2023)
Constituição dos sujeitos de direitos nas Políticas de Cotas no ensino superior (14/11/2023 - 14/11/2023)
Constituição dos sujeitos de direitos nas Políticas de Cotas no ensino superior (21/11/2023 - 21/11/2023)
Encontro Regional da Rede Brasileira de Educação em Direitos HUmanos no Piaui: experiencias, desafios e perspectivas. Neste evento teve um GT sobre educação em direitos humanos, questoes etnico raciais e politicas afirmativas, coordenado pela docente e academicos da disciplina (24/11/2023 - 24/11/2023)
A docente e os discentes desta matriz curricular estiveram na organização, participação, conferencias e GTs temáticos com a questão das politicas afirmativas raciais
A Política de Cotas no Ensino Superior: alcances e efeitos depois de dez anos; Preparação das apresentações no JUBRA, dentro da tematica das juventudes, genero e questões etnico raciaisoóes (28/11/2023 - 28/11/2023)
Simposio Juventudes, interseccionalidades e educação em direitos humanos, no JUBRA (30/11/2023 - 30/11/2023)
atividade coordenada pela docente e com a participação dos educandos
A Política de Cotas no Ensino Superior: alcances e efeitos depois de dez anos (05/12/2023 - 05/12/2023)
falta justificada covid (12/12/2023 - 12/12/2023)
Contribuições de Nego Bispo para a educação em direitos humanos e as Politicas Afirmaticas etnico raciais (19/12/2023 - 19/12/2023)
Recesso (26/12/2023 - 26/12/2023)
Ferias docentes (02/01/2024 - 02/01/2024)
Férias docente (09/01/2024 - 09/01/2024)
Socialização das experiencias de pesquisa e produção na temática da matriz curricular (16/01/2024 - 16/01/2024)
Frequências da Turma
# Matrícula SET OUT NOV DEZ JAN Total
26 03 10 17 24 31 07 14 21 24 28 30 05 19 16
1 2023100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
2 2023100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
3 2023100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Unid. 4 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2023100**** 10,0 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
2 2023100**** 10,0 10,0 10,0 9,5 9.9 0 AM
3 2023100**** 9,5 7,5 9,0 9,0 8.8 0 AM

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Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: Estudo aprofundado de temática específica, atual e relativa a uma das duas linhas de pesquisa do Programa.
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: - Aulas expositivas dialogadas, roda de conversa, tendo a sala de aula como espaço de estudo e pesquisas, experiencias e criações com o desenvolvimento e a produção de dispositivos conceituais, filosóficos, políticos da educação em direitos humanos na relação com as Políticas Afirmativas de Cotas Raciais e seus temas, problemas, sujeitos em territórios específicos das pesquisas dos estudantes de pós-graduação.
- Realização e ou Participação de Seminários, Encontros e Simpósios de natureza, regional, nacional e internacional;
- Participar dos encontros, reuniões e processos de formação do Projeto sobre avaliação dos Politicas de Cotas no ensino de pós-graduação no Piauí/UFPI/PPGED, com debates sobre os estudos específicos dos pesquisadores na temática;
- Produção de relato de experiência no diário de itinerância nas aulas cartográficas, relacionando com a temática central da matriz curricular e as temáticas dos projetos específicos
- Produção de artigo/ensaio a partir dos estudos e pesquisas na matriz curricular e de pesquisas feitas para o Estado da Arte sobre Políticas de Cotas.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: - Processo de experiência e criação advindos da participação/oralidade, nas rodas de conversas, eventos científicos, círculos de debates e pesquisa sobre o estado da Arte sobre políticas de cotas;
- Produção de relato de experiência no diário de itinerância, resultando das experiência das aulas cartográficas e sistematização sobre a fundamentação teórica estudadas e pesquisados;
- Artigo/ensaio/resumo sobre as experiências vivenciadas e os fundamentos teóricos estudados, fazendo relação com seu sujeito/objeto de estudo e/ou o projeto de pesquisa e socialização em eventos cientificos
- Realização, organização, participação da Atividade de extensão promovidas pelo PPGED e outros eventos científicos na temática da diversidade étnico-racial e Políticas de Cotas.
Horário de atendimento: segunda 14h as 16h
Bibliografia: REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS
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Básica:
CARNEIRO. Sueli. Dispositivo de racialidade. A construção do outro como não ser como fundamento do ser.1 ed. RJ: Zahar, 2023;
GOMES. Nilma Lino. O movimento negro educador: saberes construídos nas lutas por emancipação. Petropolis,RJ: Vozes, 2017;
JESUS. Rodrigo Ednilson de. Quem quer (pode) ser negro no Brasil? 1 ed. Belo Horizonte: Autentica, 2021;
MACHADO. Vanessa. Lei de Cotas no ensino superior e racismo institucional: conhecendo o tramite legislativo da Lei 12.711/2012. 1 ed. Jundaí, SP: Paco editorial, 2020;
MBEMBE, Adichile. Necropolítica: biopoder, soberania, estado de
exceção, política de morte. São Paulo: n-1 Edições; 2017;
MORAIS. Alan Jefferson Lima de. A efetivação da politica de cotas como estratégia de enfrentamento ao racismo. Curitiba:CVC, 2022;

VAZ, LiviaSant?Ana: Cotas raciais. São Paulo: Jandaira, 2022. (Col.Feminismos plirais)
MIRANDA, José; SOUSA, Elio; SOUSA, Hyara. Cotas para negros no ensino
Superior no Piauí (2008-2020): Ações e perspectivas na atual conjuntura
brasileira. SAJEBTT, Rio Branco, v.8, n.2, p.(940-959), jan/abr, 2021.

SILVA, Iraneide; ROCHA, Cristiana; MIRANDA, José. Breves apontamentos
sobre a institucionalização das políticas afirmativas na universidade
estadual do Piauí: Experiências com as bancas de heteroidentificação.
Revista da ABPN, DOI 10.31418/2177-2770, v13, p.(210-231), abr, 2021.

Outras referências:
¬¬ALMEIDA, Silvio Luiz de. O que é racismo estrutural?. Belo Horizonte (MG): Letramento, 2018;

SANTOS. Ivair Augusto Alves de. Direitos Humanos e Práticas de Racismo. Centro de Doc.e Informações. Brasilia: Câmera dos deputados, 2013.

KRENAK, Ailton.Futuro ancestral.São Paulo: Companhia das Letras, 2022.
HOOKS, bell. Pertencimento: uma cultura do lugar. Tradução de Renata Balbino. São Paulo-SP: Elefante, 2022.
HOOKS, Bell."Ensinando a transgredir: a educação como prática da liberdade."São Paulo: WMF Martins Fontes (2013).
SODRÉ, Muniz.O fascismo da cor: Uma radiografia do racismo nacional.Editora Vozes, 2023.
ACOSTA, Alberto. O bem viver: uma oportunidade para imaginar outros mundos / Alberto Acosta; tradução de ladeu Breda. São Paulo: Autonomia Literária, Elefante, 2010.
SILVA, Maria do Socorro Borges da. Filosofia do Chão: experiências e criações de professoras no educar em direitos humanos. Curitiba: Editorial Casa, 2022.
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Gonzalez, Lélia Por um feminismo afro-latino-americano : ensaios, intervenções e diálogos / organização Flavia Rios , Márcia Lima.. ? 1a ed. ? Rio de Janeiro : Zahar, 2020
AKOTIRENE, Carla. O que é interseccionalidade? Belo Horizonte: Letramento: Justificando, 2018.

HOOKS. Bell. Olhares negros: raça e representação.. Capa & projeto gráfico: Leticia Quintilhano Tradução: Stephanie Borges. Ed. Elefante;

ADICHIE, Chimamanda Ngozi. O Perigo de uma História Única. Tradução Júlia Romeu. São Paulo: Companhia das Letras, 2019.

SILVA, Maria do Socorro Borges da; ADAD,S.J;SILVA,K.S; Juventudes, comunidades periféricas, direitos humanos e educação. V.9, n.10, p.01-16,
out. 2020.

CANDAU, Vera Maria Ferrão. Direito à educação, diversidade e educação em direitos humanos. Educação e Sociedade, Campinas, v. 33, n. 120, p. 715-726, 2012.
BRASIL. Comitê Nacional de Educação em Direitos Humanos. Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos. Brasília: Secretaria Especial dos Direitos Humanos, Ministério da Educação, Ministério da Justiça, UNESCO, 2007.

SILVA. Ainda M. M; TAVARES. Selma. (org.) Politicas e fundamentos da educação em direitos humanos. SP: Cortez, 2010;

PANIKKAR, Raimon. Seria a noção de Direitos Humanos um conceito ocidental? In: Baldi, C. A. Direitos Humanos na sociedade cosmopolítica (205-238). Rio de Janeiro: Renovar, 2004

BHABHA, Homi K. O local da cultura. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 2003.

BOAKARI, Francis Musa. Mulheres afrodescendentes: confrontando as discriminações brasileiras. ANAIS ? Fazendo Gênero 09, 2010, p. 01-11.


Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
26/09/2023
26/09/2023
Construção e Apresentação da proposta da matriz currucular a partir dos objetos de estudos, pesquisa; socialização das experiencias e projetos no mestrado
03/10/2023
03/10/2023
Políticas Afirmativas de Cotas para diversidade étnico-raciais: emergência, implementação, desenvolvimento e os atores envolvidos;
10/10/2023
10/10/2023
Políticas Afirmativas de Cotas para diversidade étnico-raciais: emergência, implementação, desenvolvimento e os atores envolvidos;
17/10/2023
17/10/2023
Políticas Afirmativas de Cotas para diversidade étnico-raciais: emergência, implementação, desenvolvimento e os atores envolvidos;
24/10/2023
24/10/2023
Levantamento de pesquisas recentes sobre a tematica das Politicas Afirmativas de Cotas noem nivel nacional e estadual
31/10/2023
31/10/2023
Politicas de Cotas e o educar em direitos humanos.Politicas de Cotas e o educar em direitos humanos: produção de texto relacionando ao tema do projeto de pesquisa
07/11/2023
07/11/2023
Participação no Congeafro e apresentação de comunicações orais e rodas de conversas
14/11/2023
14/11/2023
Constituição dos sujeitos de direitos nas Políticas de Cotas no ensino superior
21/11/2023
21/11/2023
Constituição dos sujeitos de direitos nas Políticas de Cotas no ensino superior
24/11/2023
24/11/2023
Encontro Regional da Rede Brasileira de Educação em Direitos HUmanos no Piaui: experiencias, desafios e perspectivas. Neste evento teve um GT sobre educação em direitos humanos, questoes etnico raciais e politicas afirmativas, coordenado pela docente e academicos da disciplina
28/11/2023
28/11/2023
A Política de Cotas no Ensino Superior: alcances e efeitos depois de dez anos; Preparação das apresentações no JUBRA, dentro da tematica das juventudes, genero e questões etnico raciaisoóes
30/11/2023
30/11/2023
Simposio Juventudes, interseccionalidades e educação em direitos humanos, no JUBRA
05/12/2023
05/12/2023
A Política de Cotas no Ensino Superior: alcances e efeitos depois de dez anos
12/12/2023
12/12/2023
falta justificada covid
19/12/2023
19/12/2023
Contribuições de Nego Bispo para a educação em direitos humanos e as Politicas Afirmaticas etnico raciais
26/12/2023
26/12/2023
Recesso
02/01/2024
02/01/2024
Ferias docentes
09/01/2024
09/01/2024
Férias docente
16/01/2024
16/01/2024
Socialização das experiencias de pesquisa e produção na temática da matriz curricular
Avaliações
Data Descrição
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
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