-

CPPGED/CCE014 - PESQUISA EM EDUCAÇÃO - Turma: 01 (2023.2)

Tópicos Aulas
Sistematização da disciplina (06/10/2023 - 06/10/2023)
Cronograma de Estudos
Tipos de abordagens na pesquisa em educação (07/10/2023 - 07/10/2023)
Quantitativa Qualitativa
A pesquisa em educação: implicações (20/10/2023 - 20/10/2023)

Leitura e discussão do texto base.

Abordagem Quantitativa em Educação (21/10/2023 - 21/10/2023)
Estudo do texto e discussão.
Abordagem Qualitativa em Educação (27/10/2023 - 27/10/2023)
Pesquisa Narrativa (03/11/2023 - 03/11/2023)

Estudo do texto base.

Pesquisa Narrativa (04/11/2023 - 04/11/2023)
Análise de pesquisas narrativas.
Pesquisa Narrativa (10/11/2023 - 10/11/2023)

Análise de pesquisas narrativas. 

Pesquisa Narrativa (17/11/2023 - 17/11/2023)

Apresentação do quadro síntese das análises das pesquisas narrativas.

SURVEY E A PESQUISA NARRATIVA (24/11/2023 - 24/11/2023)

Estudo do referencial teórico sobre pesquis do tipo Survey.

SURVEY E A PESQUISA NARRATIVA (05/01/2024 - 05/01/2024)

Estudo do referencial teórico sobre Survey

Metodologia do estudo (12/01/2024 - 12/01/2024)

Descrição do referencial metodológico do estudo com o uso de Survey.

Metodologia do estudo (13/01/2024 - 13/01/2024)
Descrição do referencial metodológico do estudo com o uso de Survey.
Metodologia do estudo (19/01/2024 - 19/01/2024)

Descrição do referencial metodológico do estudo com o uso de Survey.

Apresentação da metodologia do estudo (20/01/2024 - 20/01/2024)
Metodológico do estudo com o uso de Survey.
Frequências da Turma
# Matrícula OUT NOV JAN Total
06 07 20 21 27 03 04 10 17 24 05 12 13 19 20
1 2021100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 4 4 4 4 20
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Unid. 4 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2021100**** 10,0 10,0 0,0 0,0 5.0 20 RF

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: A pesquisa em educação e seus fundamentos históricos e epistemológicos. Os diferentes paradigmas que contribuem na produção do conhecimento educacional. O planejamento e as etapas da pesquisa em educação. A ética na pesquisa educacional.
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: Os encontros da disciplina terão por base o estudo da bibliografia e a produção textual da tese, culminando com uma versão do trabalho de tese. Neles serão discutidos a estruturação e redação do trabalho.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: A avaliação da aprendizagem observará:
1. cumprimento de frequência determinada por normas da UFPI;
2. Elaboração da proposta de trabalho de tese.
Horário de atendimento: 14:00 às 18:00
Bibliografia: BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2016.

BAUER, Martin W.; GASKELL, George. (Org.). Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som: um manual prático. Petrópolis, RJ: Vozes, 2010. p.90-113.

BERTAUX, Daniel. Narrativas de vida: a pesquisa e seus métodos. Natal: EDUFRN, 2010.

CLANDININ, D. J; CONNELLY, F.M. Pesquisa narrativa: experiências e histórias na pesquisa qualitativa. 2º Ed. Uberlândia: EDUFU, 2015

FLICK, Uwe. Uma introdução à pesquisa qualitativa. Porto Alegre: Bookman, 2004.

GAMBOA, Silvio Sanchez. Pesquisa em educação: métodos e epistemologias. 2 ed. Chapecó: Argos, 2012.

JOSSO, Marie Christine. Experiências de vida e formação. Tradução de José Cláudio e Júlia Ferreira; Revisão de Maria da Conceição Passeggi. 2 ed. Natal, EDUFRN; São Paulo: Paulus, 2010.

MINAYO, Maria Cecilia de Sousa (org.). Pesquisa social: Teoria, método e criatividade. 18 ed. Vozes, 2001.

MOMBERGER, Christine Delory. Abordagens metodológicas na pesquisa biográfica. Revista Brasileira de Educação v. 17 n. 51 set.-dez, 2012. p. 523-740.

NÓVOA, Antônio; FINGER, Mathias. (Org). O método autobiográfico e a formação. São Paulo: Paulus, 2010.

PASSEGGI, Maria da Conceição. Narrativas da experiência na pesquisa-formação: do sujeito epistêmico ao sujeito biográfico. Revista Roteiro, Joaçaba, v. 41, n. 1, p. 67-86, jan./abr. 2016.

SOUZA, Elizeu Clementino de. Diálogos cruzados sobre pesquisa (auto)biográfica: Análise compreensiva-interpretativa e política de sentido. Revista educação, v. 39 n. 1 p. 39-50 jan./abr. Santa Maria, 2014.

SCHÜTZE, Fritz. Pesquisa biográfica e entrevista narrativa. IN: Neue práxis, 1 p.210-222. Tradução de Denilson Werle. Revisão de Wivian Weller, 1983.


Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
06/10/2023
06/10/2023
Sistematização da disciplina
07/10/2023
07/10/2023
Tipos de abordagens na pesquisa em educação
20/10/2023
20/10/2023
A pesquisa em educação: implicações
21/10/2023
21/10/2023
Abordagem Quantitativa em Educação
27/10/2023
27/10/2023
Abordagem Qualitativa em Educação
03/11/2023
03/11/2023
Pesquisa Narrativa
04/11/2023
04/11/2023
Pesquisa Narrativa
10/11/2023
10/11/2023
Pesquisa Narrativa
17/11/2023
17/11/2023
Pesquisa Narrativa
24/11/2023
24/11/2023
SURVEY E A PESQUISA NARRATIVA
05/01/2024
05/01/2024
SURVEY E A PESQUISA NARRATIVA
12/01/2024
12/01/2024
Metodologia do estudo
13/01/2024
13/01/2024
Metodologia do estudo
19/01/2024
19/01/2024
Metodologia do estudo
20/01/2024
20/01/2024
Apresentação da metodologia do estudo
Avaliações
Data Descrição
28/10/2023 1ª Avaliação
24/11/2023 2ª Avaliação
13/01/2024 3ª Avaliação
20/01/2024 4ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma

Nenhum item foi encontrado

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb03.ufpi.br.instancia1 vdefault teste 31/10/2024 21:12