Dados da Disciplina
Ementa: |
O papel formativo, informativo e comunicacional da História da Arte: um contributo ao enriquecimento e valorização da memória visual dos
futuros profissionais das Artes Visuais, do Design, das Ciências da Arte, do Património e dos Museus. Os séculos do paradigma artístico,
baseado no Espaço Plástico, definido no Renascimento. As transformações da arquitetura e da arte com as modificações operadas no templo e
no palácio, no urbanismo e nos equipamentos coletivos. A gênese e as transformações dos gêneros artísticos como a Pintura de História, o
Retrato, a Paisagem, a Cena de Gênero e a Natureza-morta; as grandes transformações no espaço-tempo figurativo e na narrativa visual. As
etapas de formação do discurso crítico e historiográfico sobre a Arte, desde a tratadística ao Positivismo, passando pelo Memorialismo, pelo
nascimento da crítica de arte e pela constituição da História da Arte como disciplina com Winckelmann. As transformações no estatuto social do
artista, desde as fórmulas de vinculação mestral e a progressiva libertação delas, passando pela integração na Corte até ao artista académico e independente. |
Objetivos: |
|
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: |
A nossa pretensão como equipe que coordena este Curso História da Arte é fazer uma abordagem integrada das Artes, incorporando aspectos teóricos e práticos, com foco nas intersecções entre Artes, Patrimônios, Museus e Decolonialidade, de modo a oferecer aos participantes a oportunidade de aplicar seus conhecimentos profissionais de áreas de formação inicial em contextos reais através do projeto de intervenção comunitária Ecomuseu Delta do Parnaíba (ECOMUDE), visita e programação de exposições e defesa de trabalho final de mestrado.
A Ementa
EMENTA:
Teoria: 10 anos do Programa de Pós-graduação em Artes, Patrimônio e Museologia. O Projeto Ecomuseu Delta do Parnaíba (ECOMUDE): Contextualização histórica e conceitual dos ecomuseus como museus comunitários. Museus como agentes de transformação social: estudo de caso do museu da vila e seu circuito de arte pública. Discussão sobre a participação comunitária na gestão de museus. Estratégias de envolvimento de diferentes públicos nos museus sociais. Museus de Arte Contemporânea. Musealização da Arte: Poéticas em Narrativas.
Prática: Mediações comunitárias na Área de Proteção Ambiental Delta do Parnaíba, destacando elementos de patrimônio cultural e natural no processo museológico. Exercícios práticos de documentação e catalogação do patrimônio imaterial local. Elaboração, em grupo, de projeto de intervenção comunitária baseado nos princípios do Ecomuseu Delta do Parnaíba (ECOMUDE), culminando na programação da Exposição "Por entre rio e mar" no Museu da Vila, núcleo do ECOMUDE. Esta atividade está inclusa na Programação da 22ª Semana Nacional de Museus, cujo tema é ?Museus, Educação e Pesquisa" - IBRAM e Dia Internacional de Museus do ICOM. Visita à exposição "Marisqueiras" e Defesa de Mestrado ?Marisco nosso de cada dia: inventário do ofício e modos de saber-fazer das marisqueiras de Ilha Grande, Piauí, Brasil?, de autoria de Christiana de Sousa Damasceno Oliveira.
|
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: |
Metodologia das Aulas: Aulas expositivas. Debates em grupo. Atividades práticas em campo. Trabalho em grupo para elaboração de projetos. Visitas a exposições e assistência à defesa de mestrado.
Avaliação: Participação nas discussões em sala de aula. Entrega de exercícios práticos. Entrega do Relatório final da exposição "Por entre rio e mar".
|
Horário de atendimento:
| A combinar com a Profa. Dra. Áurea Pinheiro |
Bibliografia:
| VERGES, Françoise. DECOLONIZAR O MUSEU: programa de desordem absoluta. São Paulo: Editora Ubu, 2023. https://diplomatique.org.br/decolonizar-o-museu-francoise-verges-resenha/ (podem ler a resenha antes de ler o livro, caso desejem)
Carvalho, Rita de Cássia Moura. Por Entre Rio e Mar: Artes, Patrimônio e Museologia. Tese (Doutorado em Belas-Artes, especialidade em Ciências da Arte), Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa, Lisboa, Portugal, 2019. Orientadores Pereira, Fernando António Baptista, Prof. Doutor / Pinheiro, Áurea da Paz, Professora Doutora
|