-

PPGAPM001 - INTRODUÇÃO À HISTÓRIA DA ARTE - Turma: 01 (2024.1)

Tópicos Aulas
As intersecções entre Artes, Patrimônios, Museus e Decolonialidade (22/03/2024 - 12/07/2024)

A nossa pretensão como equipe que coordena este Plano de Curso é fazer uma abordagem integrada das Artes, incorporando aspectos teóricos e práticos, com foco nas intersecções entre Artes, Patrimônios, Museus e Decolonialidade, de modo a oferecer aos participantes a oportunidade de aplicar seus conhecimentos profissionais de áreas de formação inicial em contextos reais através do projeto de intervenção comunitária Ecomuseu Delta do Parnaíba (ECOMUDE), visita e programação de exposições e defesa de trabalho final de mestrado.

A “virada decolonial” na arte contemporânea brasileira: até onde mudamos? (29/03/2024 - 29/03/2024)
Agroecologia e Artes (05/04/2024 - 05/04/2024)
Agroecologia e Artes (12/04/2024 - 12/04/2024)
COLONIZAÇÃO, QUILOMBOS modos e signifcações (19/04/2024 - 19/04/2024)
COLONIZAÇÃO, QUILOMBOS modos e signifcações (26/04/2024 - 26/04/2024)
Museu e Cidade na Contemporaneidade: a interpretação museológica dos espaços urbanos (03/05/2024 - 03/05/2024)
Museu e Cidade na Contemporaneidade: a interpretação museológica dos espaços urbanos (10/05/2024 - 10/05/2024)
América Latina e o giro decolonial (17/05/2024 - 17/05/2024)
América Latina e o giro decolonial (24/05/2024 - 24/05/2024)
Descolonizar o pensamento museológico: reintegrando a matéria para re-pensar os museus (31/05/2024 - 31/05/2024)
Descolonizar o pensamento museológico: reintegrando a matéria para re-pensar os museus (07/06/2024 - 07/06/2024)
Incertezas emergentes: arte, ecologia e mudanças climáticas no tempo do Antropoceno (14/06/2024 - 14/06/2024)
Incertezas emergentes: arte, ecologia e mudanças climáticas no tempo do Antropoceno (21/06/2024 - 21/06/2024)
DECOLONIZAR O MUSEU: programa de desordem absoluta (28/06/2024 - 28/06/2024)
DECOLONIZAR O MUSEU: programa de desordem absoluta (05/07/2024 - 05/07/2024)
DECOLONIZAR O MUSEU: programa de desordem absoluta (12/07/2024 - 12/07/2024)
Frequências da Turma
# Matrícula MAR ABR MAI JUN JUL Total
22 05 12 19 26 03 10 17 24 07 14 21 28 05 12
1 2024100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
2 2023100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
3 2024100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
4 2024100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
5 2024100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
6 2024100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
7 2024100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
8 2024100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Unid. 4 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2024100**** 10,0 7,0 7,0 7,0 7.8 0 AM
2 2024100**** 10,0 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
3 2024100**** 10,0 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
4 2024100**** 10,0 9,0 10,0 7,0 9.0 0 AM
5 2024100**** 10,0 10,0 10,0 7,0 9.3 0 AM
6 2024100**** 10,0 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
7 2023100**** 8,0 10,0 9,0 7,0 8.5 0 AM
8 2024100**** 10,0 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: O papel formativo, informativo e comunicacional da História da Arte: um contributo ao enriquecimento e valorização da memória visual dos futuros profissionais das Artes Visuais, do Design, das Ciências da Arte, do Património e dos Museus. Os séculos do paradigma artístico, baseado no Espaço Plástico, definido no Renascimento. As transformações da arquitetura e da arte com as modificações operadas no templo e no palácio, no urbanismo e nos equipamentos coletivos. A gênese e as transformações dos gêneros artísticos como a Pintura de História, o Retrato, a Paisagem, a Cena de Gênero e a Natureza-morta; as grandes transformações no espaço-tempo figurativo e na narrativa visual. As etapas de formação do discurso crítico e historiográfico sobre a Arte, desde a tratadística ao Positivismo, passando pelo Memorialismo, pelo nascimento da crítica de arte e pela constituição da História da Arte como disciplina com Winckelmann. As transformações no estatuto social do artista, desde as fórmulas de vinculação mestral e a progressiva libertação delas, passando pela integração na Corte até ao artista académico e independente.
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: A nossa pretensão como equipe que coordena este Curso História da Arte é fazer uma abordagem integrada das Artes, incorporando aspectos teóricos e práticos, com foco nas intersecções entre Artes, Patrimônios, Museus e Decolonialidade, de modo a oferecer aos participantes a oportunidade de aplicar seus conhecimentos profissionais de áreas de formação inicial em contextos reais através do projeto de intervenção comunitária Ecomuseu Delta do Parnaíba (ECOMUDE), visita e programação de exposições e defesa de trabalho final de mestrado.

A Ementa

EMENTA:

Teoria:
10 anos do Programa de Pós-graduação em Artes, Patrimônio e Museologia.
O Projeto Ecomuseu Delta do Parnaíba (ECOMUDE):
Contextualização histórica e conceitual dos ecomuseus como museus comunitários.
Museus como agentes de transformação social: estudo de caso do museu da vila e seu circuito de arte pública.
Discussão sobre a participação comunitária na gestão de museus.
Estratégias de envolvimento de diferentes públicos nos museus sociais.
Museus de Arte Contemporânea.
Musealização da Arte: Poéticas em Narrativas.

Prática:
Mediações comunitárias na Área de Proteção Ambiental Delta do Parnaíba, destacando elementos de patrimônio cultural e natural no processo museológico.
Exercícios práticos de documentação e catalogação do patrimônio imaterial local.
Elaboração, em grupo, de projeto de intervenção comunitária baseado nos princípios do Ecomuseu Delta do Parnaíba (ECOMUDE), culminando na programação da Exposição "Por entre rio e mar" no Museu da Vila, núcleo do ECOMUDE. Esta atividade está inclusa na Programação da 22ª Semana Nacional de Museus, cujo tema é ?Museus, Educação e Pesquisa" - IBRAM e Dia Internacional de Museus do ICOM.
Visita à exposição "Marisqueiras" e Defesa de Mestrado ?Marisco nosso de cada dia: inventário do ofício e modos de saber-fazer das marisqueiras de Ilha Grande, Piauí, Brasil?, de autoria de Christiana de Sousa Damasceno Oliveira.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: Metodologia das Aulas:
Aulas expositivas.
Debates em grupo.
Atividades práticas em campo.
Trabalho em grupo para elaboração de projetos.
Visitas a exposições e assistência à defesa de mestrado.


Avaliação:
Participação nas discussões em sala de aula.
Entrega de exercícios práticos.
Entrega do Relatório final da exposição "Por entre rio e mar".
Horário de atendimento: A combinar com a Profa. Dra. Áurea Pinheiro
Bibliografia: VERGES, Françoise. DECOLONIZAR O MUSEU: programa de desordem absoluta. São Paulo: Editora Ubu, 2023.
https://diplomatique.org.br/decolonizar-o-museu-francoise-verges-resenha/ (podem ler a resenha antes de ler o livro, caso desejem)

Carvalho, Rita de Cássia Moura. Por Entre Rio e Mar: Artes, Patrimônio e Museologia. Tese (Doutorado em Belas-Artes, especialidade em Ciências da Arte), Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa, Lisboa, Portugal, 2019. Orientadores Pereira, Fernando António Baptista, Prof. Doutor / Pinheiro, Áurea da Paz, Professora Doutora
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
22/03/2024
12/07/2024
As intersecções entre Artes, Patrimônios, Museus e Decolonialidade
29/03/2024
29/03/2024
A “virada decolonial” na arte contemporânea brasileira: até onde mudamos?
05/04/2024
05/04/2024
Agroecologia e Artes
12/04/2024
12/04/2024
Agroecologia e Artes
19/04/2024
19/04/2024
COLONIZAÇÃO, QUILOMBOS modos e signifcações
26/04/2024
26/04/2024
COLONIZAÇÃO, QUILOMBOS modos e signifcações
03/05/2024
03/05/2024
Museu e Cidade na Contemporaneidade: a interpretação museológica dos espaços urbanos
10/05/2024
10/05/2024
Museu e Cidade na Contemporaneidade: a interpretação museológica dos espaços urbanos
17/05/2024
17/05/2024
América Latina e o giro decolonial
24/05/2024
24/05/2024
América Latina e o giro decolonial
31/05/2024
31/05/2024
Descolonizar o pensamento museológico: reintegrando a matéria para re-pensar os museus
07/06/2024
07/06/2024
Descolonizar o pensamento museológico: reintegrando a matéria para re-pensar os museus
14/06/2024
14/06/2024
Incertezas emergentes: arte, ecologia e mudanças climáticas no tempo do Antropoceno
21/06/2024
21/06/2024
Incertezas emergentes: arte, ecologia e mudanças climáticas no tempo do Antropoceno
28/06/2024
28/06/2024
DECOLONIZAR O MUSEU: programa de desordem absoluta
05/07/2024
05/07/2024
DECOLONIZAR O MUSEU: programa de desordem absoluta
12/07/2024
12/07/2024
DECOLONIZAR O MUSEU: programa de desordem absoluta
Avaliações
Data Descrição
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma
: Visualizar

Título

Data
Aulas de História da Arte 26/03/2024

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb04.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1150 31/10/2024 22:02