-

DEA/CCE023 - OFICINA PROJETOS DE VIDA I - Turma: 3A (2023.2)

Tópicos Aulas
APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA (12/03/2024 - 10/04/2024)

 

 

Disponível em: Autoria própria gerada a partir de IA no aplicativo Imagine

 

Caro(a) aluno(a),

É com grande entusiasmo que dou as boas-vindas a todos vocês que embarcam nesta jornada de autodescoberta e desenvolvimento pessoal da disciplina “Oficina de projetos de vida I”. Ao longo da disciplina, vocês terão a oportunidade de refletir sobre sonhos, metas, objetivos, desejos e ambições em relação ao futuro, além de definir os caminhos que deveremos percorrer para atingi-los, objetivando o crescimento e construção de seus caminhos pessoais e profissionais.

 

Aqui na "Oficina de Projetos de Vida I," nosso objetivo é criar um espaço onde vocês terão a oportunidade de explorar e compreender suas próprias identidades, interesses e paixões, além de apresentar metodologias ativas e ferramentas que ajudam na tomada de decisão para equilíbrio do sucesso na vida pessoal e profissional.

 

Não hesitem em compartilhar suas ideias, dúvidas e sonhos conosco, pois acredito que todos têm algo valioso a contribuir. Além disso, lembrem-se que para ter um melhor aproveitamento da disciplina e contribuir para o processo de aprendizagem e realização das atividades, faz-se necessário acessar todos os conteúdos disponibilizados.

 

Bem-vindos à "Oficina de Projetos de Vida I" !

 

Professora Nayara Cardoso de Medeiros

 

CONHEÇA O PROFESSOR:

Minicurrículo: Professora no curso de Engenharia de Produção da Universidade Federal do Piauí; Graduada em Engenharia de Produção pela Universidade do Estado do Amazonas (2010). Especialista em Engenharia de Produção com ênfase em Recursos Produtivos pela Universidade do estado do Amazonas; Mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB); Doutoranda em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

 

 

Saiba mais no Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/2918639969872058

   PLANO_DE_DISCIPLINA_-_Oficina_de_Projeto_de_vida_I_assinado.pdf 
AMBIENTAÇÃO DO ALUNO (12/03/2024 - 10/04/2024)

Netiqueta é o conjunto de regras de etiqueta na internet. Ou seja, são os padrões desejáveis de como as pessoas devem se comunicar virtualmente, de forma a manter uma interação agradável e respeitável.  

Comportamentos inadequados no ambiente virtual podem provocar ruídos na comunicação realizada, causando mal-entendidos, prejudicando a imagem das pessoas, levando-as ao desânimo, desmotivação e até mesmo excluindo participantes do grupo.

Comportar-se adequadamente possibilita a aproximação das pessoas. Seguir regras de netiqueta é uma maneira de facilitar a aceitação no grupo na medida em que gerencia as impressões que se pretende causar no ambiente virtual.

Para que as interações sejam bem-sucedidas, seja no ambiente virtual ou via e-mail, é importante seguir algumas normas fundamentais de comunicação virtual. A seguir, listamos algumas dicas de Netiqueta para auxiliá-lo em suas interações:

  • Tenha cuidado com a linguagem utilizada;
  • Fique atento à formatação das mensagens;
  • Atenção no envio de mensagem para grupos de pessoas;
  • Respeite o nível de conhecimento de cada um;
  • Seja cortês na comunicação.

 

 

Metodologia de Aprendizagem do curso: Conheça!

 

Desenvolvimento das aulas por meio das tecnologias da informação e comunicação;

Interação do professor com os alunos do curso por meio do material e das atividades;

Metodologia de ensino e aprendizagem com foco nos princípios que constituem as metodologias ativas:

  • Aluno visto como centro do ensino e aprendizagem;
  • Autonomia;
  • Reflexão;
  • Problematização da realidade;
  • Inovação (TIC tecnologia da informação e comunicação);

Professor como mediador, facilitador.

Neste espaço você terá acesso as gravações das aulas síncronas.

 

Aula 1

 

Especialização em Artes e a BNCC (2024-03-15 19:02 GMT-3) - Google Drive

 

Aula 2 

ESPECIALIZAÇÃO EM ARTES E A BNCC (2024-04-05 19:07 GMT-3) - Google Drive 

 

Aula 3

AULA SINCRONA I (2024-05-18 15:09 GMT-3) - Google Drive

UNIDADE I (12/03/2024 - 10/04/2024)

Contextualização

- Quem sou? O que quero ser? O que desejo para meu futuro? Como irei concretizar meus sonhos?

- Por que construir um projeto de vida?

- Dimensões do projeto de vida

Elaboração do projeto de vida

- Como implementar um projeto de vida?

- Qual o papel do educador?

-Que metodologias favorecem um resultado mais significativo?

-Como avaliar?

- Como planejar as aulas

- Armadilhas comuns da docência em Projeto de vida

Auxiliar os professores na exploração e compreensão de suas próprias identidades, interesses e paixões, criando um alicerce sólido para o desenvolvimento de seus projetos de vida e apresentar metodologias ativas para incentivo a novas ideias e abordagens inovadoras;

BACICH, L; MORAN, J. (org.). Metodologias ativas para uma educação inovadora. Uma abordagem teórico-prática. Porto Alegre: Penso, 2018.

 

BRASIL. Ministério da Educação. Orientação pedagógica para trabalho com Projeto de Vida enquanto componente curricular: Diretrizes para elaboração de material pedagógico. Brasília, 2019b.

 

MORAN, José. A importância de construir Projetos de Vida na Educação. Blog Educação Transformadora, 2017. Disponível em: http://www2.eca.usp.br/moran/wp-content/uploads/2017/10/vida.pdf.Acesso em 27 jan. 2020.

 

Projeto de vida: Ser ou existir? (s.d.). Retirado de

http://basenacionalcomum.mec.gov.br/implementacao/praticas/caderno-depraticas/aprofundamentos/200-projeto-de-vida-ser-ou-existir)

 

MATERIAL COMPLEMENTAR: 

https://www.fundacaotelefonicavivo.org.br/wp-content/uploads/pdfs/PG-projeto-de-vida-FINAL.pdf

 

https://www.iungo.org.br/wp-content/uploads/2021/04/00_Projetos-de-vida-na-escola.pdf

 

https://educacao.sedu.es.gov.br/Media/EducacaoSedu/Arquivos/TempoIntegral/ProjetoDeVida/PV_6-%C2%A6%20ANO_COMPLETO.pdf

 

https://educacao.sedu.es.gov.br/Media/EducacaoSedu/Arquivos/TempoIntegral/ProjetoDeVida/PV_7-%C2%A6%20ANO_COMPLETO.pdf

 

https://educacao.sedu.es.gov.br/Media/EducacaoSedu/Arquivos/TempoIntegral/ProjetoDeVida/PV_8%20ANO_COMPLETO.pdf

 

https://educacao.sedu.es.gov.br/Media/EducacaoSedu/Arquivos/TempoIntegral/ProjetoDeVida/PV_9%20ANO_COMPLETO.pdf

 

De Paula, G. (2016, 09 de setembro). Plano de Ação – O passo a passo da ideia à concretização de seus objetivos! Retirado de http://www.mpce.mp.br/wp-content/uploads/2018/07/20180409-Plano-de-Acao-O-passo-a-passo-Etapa_III.pdf

  • 8 filmes que podem ser utilizados para reflexão nas aulas de Projeto de Vida

https://www.youtube.com/watch?v=VewKRol-Er8

Compreensão as suas próprias identidades, interesses e paixões, criando um alicerce sólido para o desenvolvimento de seus projetos de vida.

 Compreender a importância das metodologias ativas para incentivo a novas ideias e abordagens inovadoras.

    
Inicia em 12/03/2024 às 0h 0 e finaliza em 15/06/2024 às 23h 59
UNIDADE II (12/03/2024 - 10/04/2024)

Passo-a passo para a construção do Projeto de Vida

- Autoconhecimento

- O que eu quero para o meu futuro

- Tomando decisões e planejando minhas ações

Construindo um plano de ação

- PDCA

- 5W2H

Desenvolveer um projeto de vida com auxilio de ferramentas  que ajudam na tomada de decisões para equilíbrio do sucesso na vida pessoal e profissional;

 https://www.fundacaotelefonicavivo.org.br/wp-content/uploads/pdfs/PG-projeto-de-vida-FINAL.pdf

https://www.iungo.org.br/wp-content/uploads/2021/04/00_Projetos-de-vida-na-escola.pdf

 

https://educacao.sedu.es.gov.br/Media/EducacaoSedu/Arquivos/TempoIntegral/ProjetoDeVida/PV_6-%C2%A6%20ANO_COMPLETO.pdf

 

https://educacao.sedu.es.gov.br/Media/EducacaoSedu/Arquivos/TempoIntegral/ProjetoDeVida/PV_7-%C2%A6%20ANO_COMPLETO.pdf

 

https://educacao.sedu.es.gov.br/Media/EducacaoSedu/Arquivos/TempoIntegral/ProjetoDeVida/PV_8%20ANO_COMPLETO.pdf

 

https://educacao.sedu.es.gov.br/Media/EducacaoSedu/Arquivos/TempoIntegral/ProjetoDeVida/PV_9%20ANO_COMPLETO.pdf

 

De Paula, G. (2016, 09 de setembro). Plano de Ação – O passo a passo da ideia à concretização de seus objetivos! Retirado de http://www.mpce.mp.br/wp-content/uploads/2018/07/20180409-Plano-de-Acao-O-passo-a-passo-Etapa_III.pdf

Uma boa reflexão sobre ser x ter relacionado ao plano de vida:

https://www.youtube.com/watch?v=yO2L8DOQQ7Q

Desenvolvimento de um plano de ação para projeto de vida a fim de ter auxilio na tomada de decisões para equilíbrio do sucesso na vida pessoal e profissional;

   FÓRUM I
Período de Habilitação: 27/03/2024 às 00:00 a 15/06/2024 às 23:59
    
Inicia em 27/03/2024 às 0h 0 e finaliza em 15/06/2024 às 23h 59
AVALIAÇÃO DA DISCIPLINA (12/03/2024 - 10/04/2024)
    
Inicia em 08/04/2024 às 0h 0 e finaliza em 15/06/2024 às 23h 59
Frequências da Turma

Nenhum item foi encontrado

Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2023200**** 10,0 9,0 10,0 9.8 0 MATRICULADO
2 2023200**** 6,0 7,0 4,5 5.9 0 MATRICULADO
3 2023200**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 MATRICULADO
4 2023200**** 10,0 9,0 10,0 9.8 0 MATRICULADO
5 2023200**** 10,0 8,9 10,0 9.8 0 MATRICULADO
6 2023201**** 10,0 8,5 4,0 8.5 0 MATRICULADO
7 2023202**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 MATRICULADO
8 2023200**** 10,0 9,0 10,0 9.8 0 MATRICULADO
9 2023201**** 8,0 8,0 8,7 8.1 0 MATRICULADO
10 2023201**** 10,0 8,9 9,5 9.7 0 MATRICULADO
11 2023200**** 10,0 8,5 10,0 9.7 0 MATRICULADO
12 2023200**** 8,0 8,0 10,0 8.4 0 MATRICULADO
13 2023200**** 10,0 8,5 10,0 9.7 0 MATRICULADO
14 2023200**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 MATRICULADO
15 2023201**** 10,0 8,0 10,0 9.6 0 MATRICULADO
16 2023200**** 10,0 9,0 9,0 9.6 0 MATRICULADO
17 2023201**** 10,0 8,0 10,0 9.6 0 MATRICULADO
18 2023200**** 10,0 8,0 10,0 9.6 0 MATRICULADO
19 2023200**** 10,0 8,5 10,0 9.7 0 MATRICULADO
20 2023200**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 MATRICULADO
21 2023200**** 8,0 8,0 9,2 8.2 0 MATRICULADO
22 2023201**** 10,0 8,0 10,0 9.6 0 MATRICULADO
23 2023200**** 8,0 8,0 9,5 8.3 0 MATRICULADO
24 2023200**** 10,0 8,5 9,5 9.6 0 MATRICULADO
25 2023201**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 MATRICULADO
26 2023200**** 10,0 8,0 10,0 9.6 0 MATRICULADO
27 2023201**** 10,0 8,0 9,2 9.4 0 MATRICULADO
28 2023201**** 10,0 8,0 4,5 8.5 0 MATRICULADO
29 2023200**** 10,0 8,0 10,0 9.6 0 MATRICULADO
30 2023201**** 8,0 8,5 10,0 8.5 0 MATRICULADO
31 2023201**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 MATRICULADO
32 2023200**** 10,0 8,5 10,0 9.7 0 MATRICULADO
33 2023200**** 8,0 8,0 10,0 8.4 0 MATRICULADO
34 2023200**** 10,0 8,9 10,0 9.8 0 MATRICULADO
35 2023200**** 10,0 8,0 10,0 9.6 0 MATRICULADO
36 2023200**** 10,0 8,5 10,0 9.7 0 MATRICULADO
37 2023201**** 10,0 8,0 10,0 9.6 0 MATRICULADO
38 2023201**** 10,0 8,5 9,5 9.6 0 MATRICULADO
39 2023201**** 10,0 8,9 10,0 9.8 0 MATRICULADO
40 2023200**** 10,0 8,0 10,0 9.6 0 MATRICULADO
41 2023201**** 10,0 8,0 10,0 9.6 0 MATRICULADO
42 2023200**** 10,0 8,0 10,0 9.6 0 MATRICULADO
43 2023200**** 10,0 8,5 10,0 9.7 0 MATRICULADO
44 2023200**** 6,0 8,0 8,5 6.9 0 MATRICULADO
45 2023200**** 10,0 8,0 10,0 9.6 0 MATRICULADO
46 2023202**** 10,0 8,0 10,0 9.6 0 MATRICULADO
47 2023200**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 MATRICULADO
48 2023201**** 10,0 8,9 10,0 9.8 0 MATRICULADO
49 2023200**** 10,0 8,9 9,5 9.7 0 MATRICULADO
50 2023200**** 10,0 8,0 10,0 9.6 0 MATRICULADO

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nenhum item foi encontrado

Notícias da Turma
: Visualizar

Título

Data
Aula Síncrona II 03/04/2024
Aula Síncrona I 13/03/2024

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb04.ufpi.br.sigaa vSIGAA_3.12.1080 02/06/2024 08:53