Apresentação

 

O Programa de Pós-Graduação em Agronomia – Fitotecnia (PPGFito) é oferecido pela Universidade Federal do Piauí no Campus "Profa. Cinobelina Elvas", em Bom Jesus-PI, em nível de Mestrado Acadêmico.
A criação do Curso de Mestrado em Fitotecnia visa a contribuir para o desenvolvimento da Área de Produção Vegetal no Meio-Norte, que abrange os Estados do Piauí e Maranhão, além do Noroeste da Bahia, que não oferta no presente momento cursos de Pós-Graduação nessa área, o que evidencia a carência de profissionais com formação em Pós-Graduação voltados para atuação em instituições de ensino, pesquisa ou do agronegócio.
Destaca-se que a região Meio-Norte do Brasil constitui atualmente uma das últimas fronteiras agrícolas do mundo, sob forte expansão de cultivo de grãos e adicionalmente, a região sul do Piauí apresenta grande disponibilidade hídrica subterrânea, fato que, juntamente com os atributos climáticos e edáficos, fez com que a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba – CODEVASF, no seu Plano de Ação para o Desenvolvimento Integrado da Bacia do Parnaíba – PLANAP, classificasse o sul piauiense como potencial e com tendência ao desenvolvimento de atividades como fruticultura, olericultura e plantas ornamentais.

Portanto, a criação de um Curso de Pós-Graduação na Área de Fitotecnia apresenta papel fundamental na adequação das tecnologias e resolução de problemas locais com fundamentação científica, auxiliando no desenvolvimento das atividades voltadas ao campo, além da capacitação de recursos humanos para atuação nas diferentes áreas de abrangência do Programa.


Página Alternativa


Coordenação do Programa

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | © UFRN | sigjb04.ufpi.br.sigaa 28/03/2024 13:19