Research Lines :
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› FILOSOFIA E ENSINO |
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ENSINO DE FILOSOFIA- Com a designação Filosofia e Ensino, indicamos a tendência de estudos, que visam
o esclarecimento e o aprofundamento da ampla variedade histórica de interações entre
aspectos conceituais e aspectos técnicos envolvidos no ensino da disciplina, quer
sejam aqueles estudos que enfatizam mais a expansão das fronteiras da Filosofia na
sua adequação ao universo de referência do ensino médio, quer sejam aqueles que
enfatizam os estudos sobre as diversas possibilidades de concepções, atividades e
procedimentos no ensino da disciplina.
São contemplados aqui os estudos sobre os aspectos históricos do ensino de filosofia,
sobre as diferentes concepções sobre o ensino de filosofia, sobre os aspectos institucionais do ensino de filosofia, e, naquilo que cabe em um viés teórico-prático,
os estudos, propostas, avaliações sobre didática da filosofia, sobre as suas mais
variadas formas, fundamentos do ensino de filosofia, processos de avaliação em
Filosofia e, por último, mas não menos importante, estudos curriculares voltados para a disciplina.
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› PRÁTICAS DE ENSINO DE FILOSOFIA |
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ENSINO DE FILOSOFIA- Com a designação Práticas de Ensino de Filosofia indicamos a tendência daqueles
trabalhos que se colocam mais na investigação teórico-prática da proposição, análise e
avaliação daquilo que está em realização, efetiva ou possível, na prática de ensino,
tanto nos seus aspectos formais, no ambiente escolar, como nos seus aspectos
informais, para além da sala de aula, com vistas a sua ampliação e seu
aperfeiçoamento.
São contemplados aqui os estudos e pesquisas, que visam, de algum modo, passar
pelo crivo do cotidiano interno e externo ao ambiente escolar, no contexto das mais
variadas formas de transdisciplinaridade e de transculturalidade. Isso inclui um amplo
conjunto de experimentações na área de elaboração e avaliação de materiais didáticos,
de novas metodologias de ensino, de processos de avaliação na disciplina, de análise
conceitual de relatos de caso, de propostas de renovação curriculares, sempre tendo
em vista o contexto cultural, social e político brasileiro contemporâneo.
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