Área de Concentração
Doutorado
EDUCAÇÃO
Linhas Pesquisa :
› FORMAÇÃO DOCENTE E PRÁTICA EDUCATIVA
EDUCAÇÃO- Para a definição da linha de pesquisa no Doutorado, levamos em consideração a experiência e as afinidades teóricas dos docentes do Programa, o elevado número de Dissertações defendidas e a produção científica dos docentes permanentes. O interesse de estudo é a pesquisa dos paradigmas científicos da educação com o intuito da produção de conhecimentos, considerando as dimensões epistemológicas, políticas, históricas e culturais, bem como a sistematização do trabalho e da prática educativa em sua complexidade de saberes constitutivos e de respectiva concretização nos espaços escolares e não-escolares de modo a alicerçar, assim, a articulação entre o processo ensino-aprendizagem, a formação inicial, a continuada, a profissionalização e o desenvolvimento profissional do educador.
› FORMAÇÃO DE PROFESSORES E PRÁTICAS DA DOCÊNCIA
EDUCAÇÃO- A linha de pesquisa investiga a formação, a profissionalização, a cultura, o trabalho docente, as práticas educativas nos diversos níveis, etapas e modalidades de ensino, contemplando a infância, a adolescência, os jovens e adultos em diferentes contextos socioculturais, o caráter político-ideológico e as diferentes bases e concepções epistemológicas das políticas de formação inicial e continuada de professores e suas relações com o trabalho. Desenvolve estudos sobre as práticas da docência, (educativa, pedagógica e docente), contemplando os saberes e o desenvolvimento profissional docente, bem como os processos teóricos e metodológicos organizativos dessas práticas, em especial o currículo, o planejamento, a gestão, e a avaliação da aprendizagem e institucional, por expressarem o projeto educativo realizados nos espaços de formação da educação básica e do ensino superior. A linha se compromete em propor e supervisionar o estudo nessas temáticas a partir de bases teóricas e metodológicas significativas e pertinentes aos objetos e objetivos dos projetos de pesquisa que lhe forem propostos.
› HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO
EDUCAÇÃO- Esta linha tem como foco a análise da educação em perspectiva historiográfica. Investiga processos educacionais, cultura escolar, sujeitos, espaços educativos, cultura material escolar, instituições escolares, profissão e formação docente, práticas educativas em diferentes contextos históricos, bem como a historiografia da educação.
› FORMAÇÃO HUMANA E PROCESSOS EDUCATIVOS
EDUCAÇÃO- A linha de pesquisa “Formação Humana e Processos Educativos” volta-se para estudos fundamentados na concepção de que o homem é ser sócio-histórico que se humaniza na relação dialética com a realidade objetiva e a educação é prática social que cria condições desse processo de humanização se realizar na medida em que colabora com a emancipação das pessoas. Seguindo essa lógica de pensamento, as pesquisas desenvolvidas nessa linha objetivarão investigar as múltiplas e mútuas particularidades que constituem e explicam o tornar-se educador e educando numa perspectiva crítica e emancipadora, bem como, as múltiplas e mútuas particularidades que medeiam o desenvolvimento de processos educativos que favoreçam a transformação da realidade social. Assim, a proposta dessa linha é colaborar na produção de conhecimentos sobre as condições objetivas e subjetivas de existência humana que favoreçam a formação e transformação de profissionais da educação e de educandos pela mediação dos processos educativos.
› POLÍTICAS EDUCACIONAIS E GESTÃO DA EDUCAÇÃO
EDUCAÇÃO- A Linha de Pesquisa Políticas Educacionais e Gestão da Educação contempla estudos relacionados às ações do Estado e da sociedade no campo educacional, investigando o processo de formulação, implementação e avaliação das referidas políticas nos níveis municipal, estadual e federal, inclusive as efetivadas em colaboração intergovernamental. A Linha investiga as políticas para a educação básica e superior, envolvendo temas como: níveis e modalidades da educação no Brasil; gestão de sistemas e unidades escolares; avaliação em larga escala; planos, programas e projetos; política de valorização dos profissionais da educação (formação, remuneração e condições de trabalho); financiamento da educação e ações da sociedade civil e dos movimentos sociais relacionados ao direito à educação.
› EDUCAÇÃO, DIVERSIDADE/DIFERENÇA E INCLUSÃO
EDUCAÇÃO- A linha educação, diversidades/diferença e inclusão apresenta natureza polissêmica em função das categorias, temas e fenômenos investigados, focalizando questões identitárias e de subjetividades de grupos marginalizados e subrepresentados. Interessa-se por problemáticas que envolvam inclusão, formação e práticas educativas em distintos contextos de diferentes sujeitos de direitos da educação especial, corpo, geração (crianças, adolescentes e jovens), gênero, raça/etnia, comunidades tradicionais e povos do campo, num diálogo com as experiências dos movimentos sociais.
Mestrado
EDUCAÇÃO
Linhas Pesquisa :
› EDUCAÇÃO, MOVIMENTOS SOCIAIS E POLÍTICAS PÚBLICAS
EDUCAÇÃO- Desenvolve, numa perspectiva interdisciplinar, análises relativas à história e memória da educação, a constituição e implementação de políticas educacionais e as relações entre educação e diversidades e práticas culturais. Projetos A constituição da rede escolar piauiense: 1910 - 1970 As representações sociais de escola de qualidade partilhadas por professores de escolas de Teresina mais bem posicionadas no ENEM Educação, Gênero e Cidadania: práticas culturais e construção de identidades Educação, Gênero e Juventudes Entre paradigmas: análise da complexidade e diversidade da educação especial e inclusiva e dos fundamentos que as norteiam no Piauí - Brasil Estórias de brasileiras afro-descendentes de sucesso: diferenciacoes intergeracionais de raca e genero na Educacao. História e Memória da Educação no Piauí - Brasil Remuneração de professores de escolas públicas da educação básica: configurações, impactos, impasses e perspectivas o caso do Piauí
› ENSINO, FORMAÇÃO DE PROFESSORES E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS
EDUCAÇÃO- Desenvolve análises sobre questões relacionadas à formação e práticas pedagógicas, produzindo e difundindo conhecimento sobre currículo, processo ensino-aprendizagem e conhecimentos sobre a identidade profissional do professor e os saberes da docência. Projetos AS SUBJETIVIDADES EM CONSTRUÇÃO NO CONTEXTO ESCOLAR: uma análise na perspectiva sócio-histórica e psicoeducacional. Caminhos investigativos no campo da formação e do desenvolvimento profissional docente: subsídios teórico-metodológicos Formação de Professores e Práticas Pedagógicas: Significações e Realidades Formação de Professores, Currículo e Práticas Pedagógicas na Sociedade Piauiense Formação e trabalho docente: destaque aos conceitos e práticas emancipátorias desenvolvidas no processo ensino-aprendizagem universitário Os Saberes e Práticas da Formação Docente: da necessidade teórico-prática à revisão de conceitos e crenças PROJETO PROCAD 01/2007: Rede de significados e sentidos: relações com práticas emancipatórias na educação superior Programa de Formação Continuada para Docentes Técnicos administrativos e gestores das Escolas Agrotécnicas Federais vinculadas a Universidade Federal do Piauí com vista a implantação e implementação do PROEJA Práticas Pedagógicas e Formação de Professores: foco interdisciplinar de construção de currículos em espaços colaborativos Reflexividade, Dialogismo e Desenvolvimento Profissional: o processo de reconstrução de conceitos e práticas docentes Trajetórias de formação de professores das séries iniciais do ensino fundamental: a prática pedagógica e a construção dos saberes docentes Universidade e Escola: intercâmbio de experiências educativas e de conhecimentos para melhoria da qualidade de ensino e da aprendizagem
› FORMAÇÃO DE PROFESSORES E PRÁTICAS DA DOCÊNCIA
EDUCAÇÃO- A linha de pesquisa investiga a formação, a profissionalização, a cultura, o trabalho docente, as práticas educativas nos diversos níveis, etapas e modalidades de ensino, contemplando a infância, a adolescência, os jovens e adultos em diferentes contextos socioculturais, o caráter político-ideológico e as diferentes bases e concepções epistemológicas das políticas de formação inicial e continuada de professores e suas relações com o trabalho. Desenvolve estudos sobre as práticas da docência, (educativa, pedagógica e docente), contemplando os saberes e o desenvolvimento profissional docente, bem como os processos teóricos e metodológicos organizativos dessas práticas, em especial o currículo, o planejamento, a gestão, e a avaliação da aprendizagem e institucional, por expressarem o projeto educativo realizados nos espaços de formação da educação básica e do ensino superior. A linha se compromete em propor e supervisionar o estudo nessas temáticas a partir de bases teóricas e metodológicas significativas e pertinentes aos objetos e objetivos dos projetos de pesquisa que lhe forem propostos.
› EDUCAÇÃO, DIVERSIDADE/DIFERENÇA E INCLUSÃO
EDUCAÇÃO- A linha educação, diversidades/diferença e inclusão apresenta natureza polissêmica em função das categorias, temas e fenômenos investigados, focalizando questões identitárias e de subjetividades de grupos marginalizados e subrepresentados. Interessa-se por problemáticas que envolvam inclusão, formação e práticas educativas em distintos contextos de diferentes sujeitos de direitos da educação especial, corpo, geração (crianças, adolescentes e jovens), gênero, raça/etnia, comunidades tradicionais e povos do campo, num diálogo com as experiências dos movimentos sociais.
› FORMAÇÃO HUMANA E PROCESSOS EDUCATIVOS
EDUCAÇÃO- A linha de pesquisa “Formação Humana e Processos Educativos” volta-se para estudos fundamentados na concepção de que o homem é ser sócio-histórico que se humaniza na relação dialética com a realidade objetiva e a educação é prática social que cria condições desse processo de humanização se realizar na medida em que colabora com a emancipação das pessoas. Seguindo essa lógica de pensamento, as pesquisas desenvolvidas nessa linha objetivarão investigar as múltiplas e mútuas particularidades que constituem e explicam o tornar-se educador e educando numa perspectiva crítica e emancipadora, bem como, as múltiplas e mútuas particularidades que medeiam o desenvolvimento de processos educativos que favoreçam a transformação da realidade social. Assim, a proposta dessa linha é colaborar na produção de conhecimentos sobre as condições objetivas e subjetivas de existência humana que favoreçam a formação e transformação de profissionais da educação e de educandos pela mediação dos processos educativos.
› HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO
EDUCAÇÃO- Esta linha tem como foco a análise da educação em perspectiva historiográfica. Investiga processos educacionais, cultura escolar, sujeitos, espaços educativos, cultura material escolar, instituições escolares, profissão e formação docente, práticas educativas em diferentes contextos históricos, bem como a historiografia da educação.
› POLÍTICAS EDUCACIONAIS E GESTÃO DA EDUCAÇÃO
EDUCAÇÃO- A Linha de Pesquisa Políticas Educacionais e Gestão da Educação contempla estudos relacionados às ações do Estado e da sociedade no campo educacional, investigando o processo de formulação, implementação e avaliação das referidas políticas nos níveis municipal, estadual e federal, inclusive as efetivadas em colaboração intergovernamental. A Linha investiga as políticas para a educação básica e superior, envolvendo temas como: níveis e modalidades da educação no Brasil; gestão de sistemas e unidades escolares; avaliação em larga escala; planos, programas e projetos; política de valorização dos profissionais da educação (formação, remuneração e condições de trabalho); financiamento da educação e ações da sociedade civil e dos movimentos sociais relacionados ao direito à educação.
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | © UFRN | sigjb05.ufpi.br.instancia1 28/03/2024 23:26