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SIMONE DE OLIVEIRA MATOS
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POVOS DE LAGOAS-PI NA CONSTRUÇÃO DA TERRITORIALIDADE QUILOMBOLA: UMA ETNOGRAFIA
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Advisor : MARIA DIONE CARVALHO DE MORAIS
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Data: Sep 25, 2013
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No âmbito da política nacional de reconhecimento de territorialidades quilombolas que resulta de um longo processo de organização e luta política, povos negros rurais lutam pela moral do reconhecimento. Múltiplos sentidos são agenciados na perspectiva de afirmação de identidades e reconhecimento de territorialidades, com garantia constitucional nem sempre efetivada. A pesquisa etnografa o território Lagoas, no Estado do Piauí, constituído por cerca de 118 localidades, e com uma população em torno de 1.498 famílias e de 5.128 habitantes, a qual se encontra às voltas com um processo de reconhecimento, em andamento, e cujo laudo antropológico foi realizado em 2010. Na reinvindicação do reconhecimento público de si este povo que se auto-reconhece quilombola aciona o trabalho da memória: oral; de lugares físicos relacionados ao “tempo do cativeiro”; da linguagem de parentesco; das “terras de herança”; da religiosidade que reúne tradições de matriz africana e do catolicismo popular; de modos de cultivar a terra, criar animais, e sobreviver de outras estratégias, como campesinato. Assim, promove, inclusive, o preenchimento de lacunas historiográficas, ressignificando o não-reconhecimento histórico como cidadãos e cidadãs, e trazendo à tona imperativos consuetudinários que orientam a vida em comunidade, nem sempre nos marcos jurídicos do Estado. A quebra do silêncio de anciãos e anciãs, após décadas de resguardo – pela “vergonha e dor” presentes na história de antepassado/as – faz emergirem memórias dos tempos do cativeiro sobre o qual, para muito/as, ainda é preferível silenciar. Nesta relação de negação/afirmação ante desafios a serem superados, sentidos e (re)sentidos são acionados no enfrentamento dos diversos entraves enfrentados com o apoio do Movimento Quilombola; da Cáritas Diocesana de São Raimundo Nonato; com a organização de uma Associação do Território Lagoas; e com a emergência do Movimento Capoeira de Quilombo que interpela, em especial, a jovens e crianças. A pesquisa flagra o momento atual desse processo – sem perder a perspectiva diacrônica – registrando a interação dos povos das diversas localidades em um ambiente social, cultural, físico, e simbólico; a produção de novos sentidos de territorialidade; o processo de mobilização política, em curso, com base na história e na memória. No campo de forças onde se insere a trajetória da construção desta territorialidade, questões internas relacionadas à forma jurídica da propriedade da terra, negociações entre múltiplas identidades presentes no território, a ameaça de interesses externos de empresas mineradoras e carvoeiras, na região, compõem o quadro atual, tensionado pela desaceleração do processo de titulação, o qual encontra-se “parado” no Incra, sem que o passo de notificação das famílias seja dado por esta instituição. Situação esta que gera incertezas entre lagoano/as e que pode ser vista como um campo potencial tanto para que conflitos latentes venham à tona, quanto para que se gerem novos, desafiando, ainda mais, o capital político dos povos lagoanos.
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ULISSES DE ANDRADE LIMA
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APLURIATIVIDADE: UMA ESTRATÉGIA PARA A REPRODUÇÃO SOCIAL DOS PESCADORES ARTESANAIS DE BARRA GRANDE, CAJUEIRO DA PRAIA – PIAUÍ
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Advisor : ALEJANDRO RAUL GONZALEZ LABALE
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Data: Sep 25, 2013
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Por conta de uma tendência ao enfraquecimento e consequente desorganização da pesca artesanal marítima no litoral do Brasil, colocam-se argumentos que falam da expansão imobiliária como uma das principais causas.A construção de grandes empreendimentos vem contribuindo com o afastamento dos pescadores artesanais para locais mais distantes dos seus territórios de pesca. O impacto decorrente desses empreendimentos tem suscitado discussões e debates no meio acadêmico, pela supervalorização desses territórios antes isolados, intocáveis, hoje objeto de cobiça e especulação. Há também um discurso sobre o número crescente de pescadores artesanais que tendem a desistir da pesca, atraídos por outras oportunidades de trabalho surgidas com o turismo. Tudo isso me levou a investigar se a pluriatividade é uma prática intrínseca ao atual estágio que passam esses pescadores em especial em Barra Grande. Assim, o objetivo desta pesquisa é perceber se as transformações ali ocorridas, configuram-se como efeito de um processo de modernização urbana em que a pesca artesanal tende a desaparecer e a adoção da pluriatividade por sua vez, se torne uma estratégia que asseguraria a subsistência das unidades familiares de pescadores a partir das oportunidades de trabalho criadas pelas novas configurações urbanas, em que a reprodução social dos pescadores artesanais estariam garantidas através do equilíbrio entre trabalho, produção e consumo. Como resultado, espera-se identificar o papel da pluriatividade na manutenção e reprodução social nas unidadesfamiliars dos pescadores artesanais de Barra Grande.
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JUCILAINE MARIA DE CARVALHO
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Exaltação do profano na festa da sagrado em Santa Cruz dos Milagres - PI
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Advisor : ROBSON ROGERIO CRUZ
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Data: Sep 25, 2013
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Esta pesquisa tem como objetivo descrever e analisar a relação dinâmica entre o sagrado e o profano na cidade de Santa Cruz dos Milagres – PI, em tempo de festa associada à romaria a partir da relação sacrificial entre o romeiro e a Santa. Nessa pretensa abordagem, foram enfocadas a lógica sacrificial do romeiro, na qual o consumo se insere como um dos elementos principais no fortalecimento do vínculo entre deuses e homens na obtenção da graça. Em tal perspectiva, o mercado formado em tempo de festa e romaria, se insere como parte da rota ritual dos romeiros, em que a compra de bens e serviços são transformados em atos religiosos. Para discutir a construção do espaço sagrado nos rituais e festas de santos apoiei-me em Durkheim, Fernandes e Sanchis; no que concerne à rota do romeiro como espaço ritual de trocas de bens e serviços que circulam como objetos da vida social e cósmica na forma de dons e contra-dons utilizei os pressupostos de Malinowski; sobre a lógica sacrificial presentes no universo das trocas simbólicas entre homens e deuses em tempo de romaria e festa subsidiaram-me de Bataille, Mauss e Lévi-Strauss. O método de pesquisa foi o etnográfico, como técnica, a observação participante, entrevistas semi-estruturadas, registro em diário de campo, além de conversas cotidianas com os sujeitos da pesquisa. Dentre as principais questões observadas, destaco o surgimento de outras lógicas em concomitância com lógica sacrificial do romeiro, como a lógica do cliente defendida pelo prestador de serviço, e a lógica rotinizante na qual a igreja está inserida. As lógicas sustentadas por esses sujeitos constroem um campo de conflitos e tensão, mas alinham-se em prol das práticas sacrificiais do romeiro. Dessa forma é possível perceber no tempo da festa, principalmente, da festa de exaltação, dois sentidos vivenciados pelo romeiro: a compra, como sacrifício e o profano, como forma de ressaltar o sagrado.
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SARAH ARAÚJO TEIXEIRA E SILVA
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Para Além do Silêncio: os discursos femininos sobre as marcas da violência conjugal
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Advisor : MARY ALVES MENDES
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Data: Sep 25, 2013
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A violência de gênero é um problema social grave que comporta múltiplas dimensões, se constitui como questão de saúde pública e direitos humanos. Presente nas mais variadas classes sociais, raças, etnias, idades e nível de escolaridade, se apresentando sob as mais diversas formas e com grandes repercussões para as mulheres, suas famílias e sociedade, em geral, obstáculo ao desenvolvimento de um país. Visando compreender os reflexos dessa violência no que se refere a dimensão moral, da saúde e da sexualidade. O objetivo desse trabalho é analisar as marcas deixadas pela violência conjugal na vida de mulheres que denunciaram seus companheiros ou maridos em uma Delegacia Especializada de Atendimento a Mulher – DEAM, em Teresina. Para tal tomou-se gênero como categoria analítica, concebendo essas relações como construídas socialmente e as práticas de violência como indicativos de relações desiguais entre os sexos e reflexos de uma sociedade machista e patriarcal. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, cuja coleta de informações se deu através de entrevistas semi-estruturadas com a intenção de entender os discursos femininos como produção de sentidos da violência inscrita nos seus corpos e para além desses. O tratamento dos dados deu-se através da análise de conteúdo. Os resultados encontrados revelaram que a violência sofrida pelas mulheres que fizeram parte da pesquisa deixaram marcas profundas e amplas em suas vidas.O comprometimento em relação á saúde é visível,parte das mulheres entrevistadas indicam estarem em tratamento de depressão, fazendo uso de ansiolíticos e antidepressivos.Algumas sofrem de insônia, hipertensão, distúrbios alimentares, estresse e enxaquecas, sintomas associados ao processo da trajetória da violência sofrida. Quanto à moralidade o medo aparece fortemente em seus discursos. A combinação medo, ameaça, isolamento, culpa e impotência gera baixa autoestima nessas mulheres. No que se refere à sexualidade as mulheres relatam sentimento de nojo diante das relações sexuais, sentem-se frias, não desejadas por seus parceiros, feias e gordas. Também foi possível encontrar estratégias de defesa, sobrevivência e resistência nesse contexto de violência por parte das mulheres. Ouvi-las no espaço da DEAM já se constitui uma forma de enfrentamento a violência, pois mesmo que algumas mulheres que ali estejam não desejem ver seus companheiros presos, como traz o relato de Jitirana “eu não queria que ele fosse preso, só que acabasse com tanta violência” elas querem cessar a violência conjugal. De investimentos nas concepções sociais de gênero e violência, a partir de um projeto educacional e de saúde que considerem a historicidade dos conceitos. É pouco pensar em políticas sociais, jurídicas, de saúde e outras para o combate ao fenômeno da violência, o processo de construção e prevenção para uma sociedade mais igualitária faz parte de um longo caminho que abarca para além da reparação do que se viveu novas vivências baseadas em papéis reconstruídos sócio e culturalmente. È preciso olhar para os sujeitos além da relação causa e efeito, agressor e vítima. È importante ver pela lente do habitus as forças que envolvem o fenômeno, e compreendê-lo dentro de um movimento específico e em construção.
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FLÁVIO ANDRÉ GONÇALVES DA SILVA
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Sítios Até Ver 1 e 2: A incógnita por trás de um córrego - Miracema - Tocantins Brasil
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Advisor : ANDREA LOURDES MONTEIRO SCABELLO
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Data: Sep 9, 2013
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Este trabalho teve como objeto principal o estudo a indústria cerâmica pré-histórica proveniente dos sítios Até Ver 1 e 2, localizados no curso médio do rio Tocantins. Durante o prosseguimento da pesquisa, procurou-se verificar as relações entre os sítios e a paisagem do cerrado estabelecendo uma interação entre a arqueologia preventiva e acadêmica. Na tentativa de solucionar os problemas levantados, fez-se uso de várias possibilidades de diferentes escolas de pensamento do estudo da produção ceramista foram consideradas. Isso resultou em um diálogo entre as algumas teorias e abordagens do estudo dos vestígios cerâmico justificando o prosseguimento da pesquisa.
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WELINGTON LAGE
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AS GRAVURAS DO SÍTIO BEBIDINHA, BURITI DOS MONTES - PIAUÍ: DOCUMENTAÇÃO, ANÁLISE PRELIMINAR DA LINGUAGEM VISUAL E LEVANTAMENTO SOBRE O ESTADO GERAL DE CONSERVAÇÃO
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Advisor : ANA CLELIA BARRADAS CORREIA
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Data: Jul 19, 2013
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O presente trabalho objetivou estudar os registros gráficos do sítio arqueológico Bebidinha, localizado no cânion do rio Poti, no município de Buriti dos Montes, centro-norte do Estado do Piauí. Os registros se caracterizam exclusivamente por gravuras alojadas no suporte rochoso existente às margens do rio, indicam a passagem de antigos grupos humanos. A sequência operacional teve início com um estudo para determinar a caracterização do ambiente no qual o sítio está inserido; análise dos principais agentes de degradação dos registros para elaboração de um pré-diagnóstico de consservação; em gabinete os conjuntos de gravuras foram analizadas utilizando-se um sistema de leitura visual, a partir dos princípios propostos pela Teoria da Gestalt. Os resultados são apresentados e discutidos embasados metodologicamente por uma bibliografia específica sobre análise e conservação de arte rupestre e a Teoria da Gestalt.
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AUGUSTO FERREIRA DANTAS JÚNIOR
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A moda e o corpo: um estudo sobre a constituição de significados nos espaços de criação e consumo de modo em Teresina/Piauí
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Advisor : MARIA LIDIA MEDEIROS DE NORONHA PESSOA
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Data: Jun 25, 2013
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Este trabalho, realizado entre os estilistas piauienses nos espaços de moda em Teresina - PI, busca compreender a moda e o corpo na constituição de significações entre os sujeitos nos espaços de criação, consumo e vivência de moda, realizando um estudo das práticas existentes nas diversas situações nas quais estes sujeitos – produtores – significam a moda por eles produzida. Para isso, utilizei como metodologia a realização de entrevistas e observações participantes, cujos textos originados nesses encontros etnográficos são analisados à luz da teoria antropológica. A partir desses diálogos realizados com cinco estilistas, entre maio de 2012 e abril de 2013 (sendo gravadas e transcritas as entrevistas com eles realizadas) e de observações efetuadas predominantemente no segundo semestre de 2012, emergiram como questões significativas o contato do pesquisador com os sujeitos, as suas trajetórias, as relações significadas nos espaços de vivência, a compreensão acerca do trabalho que realizam e do diálogo entre moda e corpo. A análise desse material me permitiu estabelecer uma compreensão acerca da moda local, no período entre o início da década de 2000 até os dias atuais, por meio da qual elaboro uma discussão sobre a maneira como está sendo estruturado este campo no qual realizei a pesquisa, e como os sujeitos que nele obtiveram destaque se posicionam e obtêm reconhecimento na sociedade.
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CARLOS HENRIQUE DE ARAGÃO NETO
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Os aspectos socioantropológicos que contribuem para a tentativa de suicídio em Teresina-PI
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Advisor : FRANCISCO DE OLIVEIRA BARROS JUNIOR
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Data: Jun 19, 2013
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O suicídio é tratado como problema de saúde pública pela OMS (Organização Mundial de Saúde). O presente trabalho de natureza qualitativa, buscou analisar os aspectos socioantropológicos que motivaram habitantes da cidade de Teresina - PI a tentar o suicídio. Objetivou também, apreender os significados dos atos suicidas. Foram entrevistadas cinco pessoas, quatro mulheres e um homem, com idade entre dezessete e cinquenta anos. A etnografia foi o caminho metodológico adotado com posterior análise dos resultados encontrados em campo. Os sujeitos foram encontrados através do cadastro do Hospital de Urgências de Teresina, levantamento feito do período de janeiro de 2011 a junho de 2012. Entretanto, ocorreram indicações de pessoas de fora desse cadastro. As categorias eleitas como objeto de análise são: solidão, angústia e desespero; relações afetivas; o pai; abuso sexual; saúde mental; espiritualidade. Um tema de tamanha complexidade como o suicídio deve ser abordado de forma plural, evitando-se perspectivas reducionistas. Este trabalho visou ressaltar o lugar de destaque que as ciências sociais devem ocupar nessa discussão, privilegiando o discurso subjetivo dos sujeitos sem esquecer do contexto em que vivem.
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PAULA LAYANE PEREIRA DE SOUSA
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"Balanceando com a brincadeira de bumba-meu-boi: o ritual do grupo imperador da ilha"
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Advisor : JOAO MIGUEL MANZOLILLO SAUTCHUK
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Data: Jun 6, 2013
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Show resume
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Esse trabalho consiste em um estudo de caso do ritual ralizado na associação de bum-meu-boi Imperador da Ilha, da cidade de Teresina, Piauí, e teve como intuito contribuir para as reflexões antropológicas sobre rituais. A associação de boi, foco da pesquisa, se constitui como grupo a mais de 70 anos, e é formado por pessoas que possuem uma ligação de vizinhança e parentesco. Na realização da brincadeira, denominação dada por quem participa, há a realização de um ritual que é dividido nas etapas de preparação e produção do material e ensaios, batizado do boi, apresentações, fugida do boi, morte do boi e a festa de confraternização, culminando com o jantar aos brincantes na noite após a etapa da morte. Nesse contexto, foi que se buscou como objetivos de pesquisa realizar a análise de um ritual, através de um estudo de caso do ritual realizado no grupo Imperador da Ilha, por meio de uma perspectiva antropológica. Como objetivos específicos, buscou-se demonstrar como é feita a aprendizagem da brincadeira, principalmente nos momentos de seu preparo; as concepções que os brincantes têm do bumba-meu-boi; e as emoções e sentimentos produzidos por esses brincantes a partir desse ritual. Para alcance destes objetivos , foram utilizados, como principais métodos a etnografia e observação participante, que permitiu a aproximação e observação do ritual. Através do trabalho de campo foi possível identificar os dramas sociais e os acontecimentos imprevistos que foram sendo ritualizados como a brincadeira realizado no Imperador da Ilha, o que possibilitou constatar com a realização do ritual,como o grupo se cosntitui e realiza a brincadeira de boi, o fortalecimento de laços, o sentimento de pertencimento a um grupo família, e a intensidade com os sujeitos participam dessa prática.
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MARCOS VINICIUS PEREIRA OLIVEIRA
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Algodões I: um drama social (povos e territórios do Açude/Barragens Algodões I, em Cocal, no Piauí: processos, atores, narrativas)
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Advisor : MARIA DIONE CARVALHO DE MORAIS
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Data: Apr 26, 2013
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Show resume
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Esta dissertação trata do processo de des-reterritorialização em Cocal-PI, pensado como drama social na perspectiva teórica de Vitor Turner, envolvendo povos locais, sobretudo, camponeses, na relação com o Açude/Barragem Algodões I. Nesta pesquisa, busquei apreender os sentidos construídos por tais populações com o Açude/Barragem, enfatizando seu colapso, em 2009, até a situação atual. O Açude/Barragem Algodões I rompeu no dia 27 de maio de 2009 ocasionando a morte de pessoas, perdas materiais e imateriais, e o deslocamento de várias famílias entre os municípios de Cocal e Buriti dos Lopes. No trabalho de campo, busquei ver, ouvir, registrar e interpretar, através de observação direta, participante, conversas no cotidiano, entrevistas semi-estruturadas, produção de imagens fotográficas, e indexação em diário de campo. Trata-se de uma etnografia que resulta da relação dialógica entre pesquisador e pesquisado/as, na procura de atentar às vozes das subjetividades acionadas. Busquei, assim, identificar as origens históricas de constituição do campesinato local, além de investigar seus modos e meios de vida; mapear povoados e assentamentos na região do Açude/Barragem Algodões I; identificar moradores/as do seu entorno que resistem em suas terras mesmo após o desastre; identificar antigo/as moradores/as da região próxima ao açude/barragem, que vivem, hoje, em assentamentos, e apreender como esses povos significam a presença material e simbólica de um empreendimento estatal que veio a colapso. Como resultado, pude ver que sentidos da relação entre os povos locais e o Açude/Barragem Algodões dão-se em tempos e espaços diversos. O sistema de relações sociais construídos historicamente em Algodões I, desde a construção do Açude na região, apontou para uma territorialidade construída pela relação seca/água/açude/barragem. Em 2009, o açude “estourou”, representando uma ruptura na estrutura social, um processo de des-reterritorialização que implicou em profundas transformações na vida dos povos atingidos: desestruturação de modos de vida, deslocamento territorial. Esse momento é aqui caracterizado, como extraordinário, de crise. Entretanto, famílias ainda resistem nos povoados mesmo com dificuldades de várias ordens, reinventando a relação com a água, agora escassa, e com a terra, agora, danificada. Além disso, procuram reinventar modos de vida. A tragédia pode também ser compreendida como a concretização de um risco fabricado, como produção social e territorial da modernidade. Assim, o Açude/Barragem Algodões I seria uma expressão da “modernidade”, e no caso em estudo, uma modernidade rasurada, incompleta. Nessa direção, a mesma condição desterritorializante que implicou na desestruturação dos modos de vida locais, permitiu a participação dos atores locais em redes de defesa e valorização de seus territórios através da Associação das Vítimas e Amigos das Vítimas da Barragem Algodões – AVABA. Uma identidade comum de atingido/as se processa na articulação da própria AVABA com outros movimentos regionais e nacionais. Dessa forma, indícios de regeneração e reintegração podem ser visualizados em uma nova estrutura que se processa.
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ALINE GONÇALVES DOS SANTOS
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Sítios Litorâneos da Lagoa do Portinho, PI - Brasil: tecnologia cerâmica
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Advisor : JACIONIRA COELHO SILVA
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Data: Apr 19, 2013
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Este trabalho aborda o estudo da tecnologia dos habitantes pré-históricos dos sítios Seu Bode, Dunas I, Dunas II e Lagoa do Portinho localizados nos municípios de Luis Correia e Parnaíba, no Estado do Piauí. Estes sítios são de relevância para o estudo da cultura material pré-histórica do litoral deste Estado, uma vez que apresentam uma variedade de vestígios, cerâmicos, líticos e malacológicos que podem ajudar no entendimento dos habitantes do local e suas vizinhanças em tempos pretéritos. Tem como objetivos principais a definição das características tecnológicas de grupos de pescadores-coletores-caçadores-ceramistas a partir destes sítios, a caracterização dos recursos naturais disponíveis e a identificação de instrumentos de atividades especializadas. Espera-se como resultados a identificação de possíveis distinções tecnológicas entre os ocupantes dest local.
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LUIZ CARLOS MEDEIROS DA ROCHA
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TECNOLOGIA DA PEDRA POLIDA: estudo dos materiais líticos polidos das coleções arqueológicas do Rio Grande do Norte
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Advisor : ANDREA LOURDES MONTEIRO SCABELLO
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Data: Mar 26, 2013
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Show resume
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A presente pesquisa tem como objetivo uma primeira caracterização da indústria lítica polida presente em sete coleções arqueológicas no Estado do Rio Grande do Norte, coleções essas depositadas em museus públicos e em residência de colecionadores, sendo que na grande maioria são desprovidas de dados sobre os contextos arqueológicos. Assim, foram revisadas as principais referências bibliográficas acerca dos líticos polidos tanto no âmbito internacional quanto no brasileiro e também no Rio Grande do Norte. Não obstante, se julgou necessário ainda uma discussão que problematizasse os temas que envolvem as coleções trabalhadas nessa dissertação, tais como: coleções; colecionismo; colecionadores e coleções na arqueologia. Porpôs-se uma maior padronização nas análises e terminologias para os materiais líticos polidos estudados no país sobre o viés da antropologia da tecnologia e da análise tecnológica, para assim, apresentar os resultados obtidos com as coleções pesquisadas, buscando o entendimento geral da reconstituição da cadeia operatória dos líticos polidos.
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PATRICIA CARVALHO MOREIRA
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A VIDA CONTINUA...: uma antropologia sobre morte e luto em cartas psicografadas em centros espíritas de Teresina
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Advisor : FRANCISCA VERONICA CAVALCANTE
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Data: Mar 25, 2013
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"A VIDA CONTINUA...: uma antropologia sobre morte e luto em cartas psicografadas em centros espíritas de Teresina" é uma disser5tação desenvolvida no PPGAARq/UFPI (2011-2013) que problematiza o significado de cartas psicografadas para a vivência do processo de luto, para enlutados que buscam este serviço e para médius que psicigrafam as mensagens. Portanto, o estudo tem por objetivo compreender o significado das cartas piscografadas para a vivência do processo de luto experiência em Centros Espíritas de Teresina. Tem como objetivos específicos: apresentar as práticas do Espiritismo kardecista nos espaços espíritas: Lar Espírita Casa do Samaritano, Sociedade Espírita João nunes Maia, Sociedade Espírita Casa da Oração e Caridade Luz de Nazaré; conhecer o significado da morte e do luto para os médius pisicógrafos e enlutados, antes e depois de receber as mensagens piscografadas e analisar a experiência da seesão pública de cartas psicografadas para a vivência do processo de luto. A metodologia desta pesquisa é constituída: por um campo estnográfico formado por participantes de três centros espíritas (médius e enlutados que procuram os serviços de cartas psicografadas e demais membros que compõem estes centros espíritas). Com o método antropológico da observação participante (Malinowski, 1978), utilizo os seguintes procedimentos: registro em diário de campo, aplicação de questionário e entrevista semi-estruturada, com captação de imagens, gravação de áudio e escaneamento das carta psicografadas. O referencial teórico é constituído por autores que discutem morte, luto, emoções e religiosidade como: Durkheim, 1971; Weber, 1971; Le Goff, 1993; Geertz, 2008,1999; Turner, 2004; sobre antropologia da experiência ( Van Gennep, 2010; Ariés, 1977, 1990; Thomas, 1983; Elias, 2001; Reis, 1991; Morin, 1988; Rodrigues, 1983, Koury, 2004;obras espíritas de Allan Kardec dentre outros. A morte tem sido parte integral da existência humana, em épocas antigas, o homem parece ter se preocupado sobre a sua finitude. A consciência de que tudo que é vivo irá morrer é vista por diversos pesquisadores como uma característica universal da humanidade e por esta razão, é um assunto que traz profunda preocupação para alguns seres humanos que se debruçam sobre a experiência do luto ou da morte e do morrer. O estudo apontapara uma percepção de que a morte terá seu significado de acordo com a cultura em que o incivíduo está inserido, particularmente, a cultura religiosa é norteadora de uma "geografia do além". Portanto, para uns a morte é o fim de tudo, mas para outros, dentre eles os espíritas, a morte é o limiar de uma vida melhor. Parece ser no Kardecismo que a emoção da experiência do luto (enlutados) ou da comunicação com quem morreu (médiuns) que o sofrimento encontra um "espaço" e um "tempo" para ser vividopublicamente e socialmetne de forma diferenciada.
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DAIANY CAROLINE SANTOS SILVA
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Significações a respeito da masculinidade entre jovens gays na cidade de Teresina: fatores reguladores da sexualidade
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Advisor : FABIANO DE SOUZA GONTIJO
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Data: Mar 25, 2013
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Este trabalho objetiva captar algumas das significações da masculinidade entre jovens gays na cidade de Teresina para Conhecer melhor os meios reguladores da sexualidade nesse contexto. É assumido aqui que as noções sobre a masculinidade já são um poder fortemente regulador (GUASH-ANDREU, 2000). De acordo com as experiências dos sujeitos pesquisados são abordados temas como poder aquisitivo, agrupamentos juvenis, conquista de parceiros sexuais, virilidade, entre outros. Foram ouvidas, gravadas e transcritas as trajetórias de cinco interlocutores, durante o primeiro semestre de 2012. Outras duas experiências foram escutadas informalmente parao alargamento da discussão. Os diálogos foram guiados por tópicos sobre conceitos e características da masculinidade. Uma alta compreensão dos padrões heteronormativos se faz presente nas falas. O conceito de masculinidade hegemômica (ALMEIDA, 1995) se sobressai para fazer ver algumas masculinidades entendidas como subalternas. Estas masculinidades hegemônicas cristalizam as características do masculino em oposição ao feminino, as produções corporais, as classificações mediante a prática sexual e ao gênero. A heteronormatividade é tida como um dispositiovo (FOUCALT, 1979) criado historicamente para atender ao uma demanda num dado contexto social. Tenta-se mais uma vez desnaturalizar (SCOTT, 1995) as performaces de gênero (BUTLER, 2006) para uma abordagem cultural das masculinidades e para a demosntração de que as vivências gays são plurais e não excluem incorporações de práticas reiteradas como masculinas. Por fim, os sujeitos apresentam as estratégias para lidar como algumas sanções que a heteronorma pressupõem, não revolucionando-a, mais utilizando-se, por exemplo, do revelar/não-revelar a sua homossexualidade (SEDGWICK, 2007) - embora ela seja grande parte das vezes presumida. Assim, se torna possível que os sujeitos adentrem a novas classificações, e sejam reconhecidos por meio de outros marcadores de hierarquias sociais que não apenas o sexo/gênero.
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ANA KELMA CUNHA GALLAS
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Redes de Sociabilidades Gays em Teresina: Lógicas e Estratégias de pertencimento
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Advisor : FABIANO DE SOUZA GONTIJO
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Data: Mar 25, 2013
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Show resume
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Esta dissertação trata sobre a constituição das redes de sociabilidaes gays em Teresina, com o objetivo de investigar as diferentes articulaçãoes e estratégias utilizadas pelos indivíduos homossexuais em Teresina, na disputa de posições nos grupos socias elegidos. Subordinado a esse objetivo geral, apresentam-se dois objetivos secundários: investigar os dispositivos acionados pelos sujeitos - tanto os de "dentro" como os de "fora" -, para identificar os candidatos adequados a fazer parte deste ou daquele grupo; identificar quais as estratégias utilizadas pelos indivíduos que estão desencaixados ou situados em um plano à mar5gem, para penetrar nos "territórios interditados". O trabalho de campo foi realizado foi realizado nos locais de socialização de pessoas nãohetressexuais, designação que remete a outras composições sociossexuais que se situam às margens das convenções heteronormativas. op material da pesquisa foi constituído por meio de depoimentos, no estilo "história de vida", reunindo experiências de cerca de 20 homens, moradores da cidade de Teresina (PI), com idades variáveis, entre 20 a 50 anos. A partir dessa pesquisa, problematizam-se as práticas de classificação, desclassificação e reclassificação utilizadas no sentido de estabelecer uma determinada ordem no campo social, a aprtir de marcadores da diferença social. Nesse sentido, foram identificados fatores como classe, cor, origem geográfica, como partes do sistema de classificação de pertencimento ou não a um grupo.
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FILIPE RIBEIRO CARDOSO PORTO
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Entre as rochas e o rio: a ocupação dos platôs e a materialidade dos artefatos de Antônio Almeida, Piauí
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Advisor : JACIONIRA COELHO SILVA
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Data: Mar 21, 2013
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O presente trabalho visa estudar de forma sistemática os sítios arqueológicos Pedra do Letreiro, Toca do Adão, ambos de arte rupestre, e os sítios Clareira da Paca e Riacho do Acampamento, estes últimos sítios de material lítico, todos estes situados no município de Antônio Almeida, sudoeste do estado piauienese. Apresentam registros gravados no suporte rochoso indicando a passagem de grupos humanos antigos, fato que traz orgulho a população local, mas que carece de informações mais detalhadas sobre o local e época em que viveram, como viveram, quais eram seus costumes. O objetivo principal deste trabalho é a evidenciação por meio da organização espacial dos sítios arqueológicos na paisagem, das antigas formas de uso e de ocupação dos espaços que os homens pré-históricos. As marcas humanas na paisagem, como os sítios de arte rupestre, sua visibilidade, as oficinas líticas, os materiais utilizados na confeção dos artefatos, bem como as potencialidades do uso dos recursos naturais disponíveis no cerrado, enfim, toda a complexa relação humana com o ambiente caracteriza o uso do espaço, o qual é fruto da construção e resignificação humana, logo, um artefato por excelência.
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