Nos dias 22 e 23 de outubro de 2015, acontecerá o Seminário Humanidades em Saúde: entrelaçando saberes e fazeres organizado pela UECE e UNILAB.
A interface entre o campo da saúde e as Ciências Humanas e Sociais tem se intensificado nas duas últimas décadas no Brasil. O interesse neste campo de estudos vem atraindo sociólogos, historiadores, antropólogos, filósofos, educadores, psicólogos, dentre outros intelectuais das Ciências Humanas. As Ciências sociais, em particular a Sociologia e Antropologia da saúde, vem dando uma crescente contribuição nesta área interdisciplinar, através de variados objetos de pesquisa, enfoques metodológicos e quadros teórico-conceituais. Mas, em movimento inverso, disciplinas do campo da saúde tem se aberto para a perspectiva e colaboração das Ciências Humanas.
O Seminário Humanidades em Saúde tem o propósito de reunir pesquisadores e estudantes, de graduação e pós-graduação de diferentes Instituições de Ensino Superior (IES), que tenham estudos e/ou atuem na área de Ciências Sociais e Saúde, para trocar experiências e resultados de pesquisa. Deste modo, pretende-se não apenas fortalecer este campo investigativo, como abrir novas fronteiras de interação com saberes acadêmicos, investigadores, grupos de estudo e cuidados comunitários em saúde.
Abaixo segue o link com a programação do evento que contará com o lançamento do Livro Saúde e Cultura: Diversidades terapêuticas e religiosas, no qual a aluna egressa Maria do Amparo Lopes Ribeiro possui um artigo intitulado: "O cuidar nos terreiros: análise das interpretações dos adeptos umbandistas sobre o vídeo veiculado pela Rede Nacional de Religiões Afro-brasileiras e Saúde, em Teresina-PI."
Convite para Lançamento do Livro
Programação do evento: http://uece.br/eventos/shumanidadessaude/