Esta pesquisa busca analisar, no ponto de vista etnográfico, os sentidos e significados atribuídos pelos sujeitos que participam das práticas cultirais no "Teatro do Boi". Este complexo cultural que está inserido na paisagem urbana de um bairro popular da cidade de Teresina-PI, o lugar em que hoje é o Teatro do Boi, fora um Matadouro Municipal. Se antes, um lugar de matança sujo, desde 1987 articula-se com a cidade através de práticas culturais, pois se transformou em CIArte - Centro Integrado de Arte; tempos depois sendo identificado como o "Teatro do Boi". Esta instituição cultural oferta oficinas (teatro, dança, música/percursão/violão, artes plásticas, capoeira e corte-costura/figurino) que dialogam com a comunidade de seu entorno, como também propicia espetáculos, contribuindo para o fomento da atuação e permanência do movimento artístico na capital do Piauí. Intenta-se apreender as dimensões sociais, políticas e simbólicas deste complexo cultural, para isso o trabalho foi conduzido através de pesquisa documental; bibliográfica; observação direta; conversa no cotidiano; entrevistas semi-estruturadas com gravação de áudio com alunos/ex-alunos, diretores/ex-diretores e funcionários da Fundação Cultural Monsenhor Chaves; questionários fechados e semi-abertos; além de fotografias do cotidiano do Teatro. A análise articula-se aos desafios teóricos e metodológicos da temática dos centros culturais no Brasil.