Esta pesquisa analisa do ponto de vista etnográfico, os públicos da cultura no Complexo Cultural Teatro do Boi em Teresina (PI). Esta instituição pública de cultura atua através do fomento de práticas culturais promovidas no palco do Teatro, na biblioteca “Fontes Ibiapina” e nas diversas oficinas artístico-culturais que são ofertadas em sua programação. Dos três elementos que compõe o centro cultural, o estudo focou neste último, no propósito de compreender os sentidos atribuídos pelos públicos das oficinas às experiências vivenciadas por eles/elas na instituição. Assim, percorrendo o cotidiano das oficinas, reconheço que os comportamentos dos públicos são configurados pelo processo de mediação cultural que envolve a gestão da instituição e a atuação dos instrutores, os quais mobilizam estratégias que influenciam a relação daqueles com o universo da cultura. Não obstante, às narrativas dos/as interlocutores/as apresentam o reflexo do processo de “revitalização” que aconteceu recentemente no “Complexo Cultural”, sendo parte dos processos de intervenções urbanas globais que modificaram não somente a estrutura física do prédio, mas provocaram novas ressignificações sobre a apropriação do seu espaço, identificando assim, o fenômeno denominado de gentrification. O percurso etnográfico evidenciou as tensões e expectativas dos diversos agentes envolvidos na dinâmica sociocultural que configura a instituição. Neste feito, o estudo busca iluminar as lacunas referentes aos estudos de públicos culturais para que se pensem outras realidades possíveis neste campo.