Esta dissertação apresenta uma análise sobre a diversidade do contexto escolar. O lócus da pesquisa é a Unidade Integrada Municipal Mariano Campos E A Unidade escolar Municipal Floriano Oliveira, localizadas no Município de São João do Sóter, no Estado do Maranhão. A pesquisa desenvolvida está situada no campo da Antropologia e Educação. Os procedimentos de coleta de dados foram: levantamento bibliográfico e trabalho de campo com observação, grupos focais e entrevistas semiestruturadas com docentes e discentes das referridas escolas. As leis e os documentos que tartam da diversidadesão considerados, evidenciando suas implicações e os impasses para a educação multicultural. Por meio do relato, etnográfico são abordadas as identidades étnico-raciais, religiosas e de gênero presentes nas referidas escolas. São analisadas as práticas educativas e as relações de poder, revelando os desafios para a inclusão e o reconhecimento inclusivo. Para finalizar, a conjuntura atual, marcada por incertezas e conflitos, é avaliada, evidenciando os riscos de retrocesso e os ataques ao projeto de educação inclusiva, pública e de qualidade.