Um dos principais desafios do século XXI é pensar e construir projetos “outros” de sociedades pautados na superação de modelos hegemônicos reprodutores de desigualdades sociais e epistêmicas, que se sobrepõe a diversidade de saberes e fomentam processos de exclusão. A presente pesquisa tem como objetivo verificar se o currículo do curso de Licenciatura em Ciências Sociais da Universidade Federal do Piauí – UFPI, dialoga ou se propõe dialogar sobre o encontro e diálogo entre Ciências Sociais e Saberes Tradicionais. Os objetivos específicos da pesquisa são: examinar o discurso e posicionalidade do Projeto Pedagógico do curso de graduação em ciências sociais da UFPI; mapear disciplinas, ementas, eventos, grupos de pesquisas, textos, livros e ou/ artigos das disciplinas e verificar suas proximidades com o debate de diversidades de saberes e modos de vidas; apontar marcadores de relações de poder no currículo de Licenciatura em Ciências Sociais UFPI e por fim, identificar no discurso dos discentes e egressos se o curso cumpriu com os princípios curriculares propostos no Projeto Pedagógico do Curso – PPC e planos de disciplinas, bem como um novo olhar sobre a diversidade de conhecimentos humanos e o diálogo entre as várias correntes teóricas que formam o curso.