A FORMAÇÃO INICIAL E O LETRAMENTO DE PROFESSORES: EVOCAÇÕES NARRATIVAS
Letramento. Formação inicial. Narrativas.
Este estudo tem como objetivo investigar as articulações entre formação inicial e letramento de professores, perspectivando-os como agente letradores. Apresenta uma análise acerca da formação inicial de professores a partir dos pressupostos da teoria crítica, fundamentando-se em autores, tais como Mclaren (1997), Giroux (1997), Freire (1996), dentre outros. Para Freire (1996), a formação de professores requer a articulação de diferentes saberes que envolvem as diferentes dimensões da prática educativa, entendida como prática político-social. No que se refere a essa temática, McLaren (1997, p. 202), indica que o conhecimento” [...] nunca é neutro ou objetivo, mas é ordenado e estruturado de maneiras particulares; suas ênfases e exclusões partilham uma lógica silenciosa [...].” O estudo apresenta, ainda, reflexões sobre o letramento de professores tendo como referência central os estudos de Street (1995). Para esse autor o letramento não é uma técnica desenvolvida por repetições esvaziadas de sentido social crítico, reconhecendo que o sujeito participa efetivamente de práticas sociais de utilização da leitura e da escrita. De modo específico o estudo aborda o que pensam os professores formadores sobre letramento na formação inicial; as situações de letramento propostas aos futuros professores na formação inicial; como os formadores analisam as práticas de leitura e de escrita propostas na formação de professores e o que os formadores vislumbram para redimensionar o letramento na formação inicial. A pesquisa apoia-se na tese de que a formação inicial possibilita aos professores a vivência de múltiplos letramentos, na perspectiva de formá-los como agentes letradores. Como orientação metodológica o desenvolvimento da investigação tem como suporte o método (auto)biográfico, a partir da pesquisa narrativa. A narrativa biográfica permite dar forma à experiência vivida, interpretá-la e dar-lhe coerência e sentido, possibilita ao narrador situar-se como sujeito de sua própria história, bem como possibilita a reconstituição de processos históricos e socioculturais vivenciadas nos diferentes contextos da formação e do exercício da profissão docente. Os dados da pesquisa foram produzidos com a utilização do ateliê biográfico de projeto e da entrevista narrativa, tendo como base as contribuições de Delory-Momberger (2012) e Jovchelovitch e Bauer (2010). Os sujeitos do estudo correspondem 09 professores do Curso de Pedagogia do Centro de Ciências da Educação da Universidade Federal do Piauí. Para análise de dados utilizaremos a técnica de análise de conteúdo segundo Bardin (2011).