PEDAGOGO DA EDUCAÇÃO INFANTIL: SENTIDOS E SIGNIFICADOS DA ATUAÇÃO PEDAGÓGICA
Psicologia Sócio-Histórica. Pedagogo da Educação Infantil. Atuação pedagógica. Significado e sentido.
A vivência como pedagoga do Centro Municipal de Educação Infantil do município de Teresina – Pìauí, instigou-nos a realizar uma pesquisa qualitativa que teve como objetivo investigar os sentidos e significados atribuídos pelo pedagogo da Educação Infantil à sua atuação profissional no município de Teresina – Piauí. A abordagem teórico-metodológica adotada foi a Psicologia Sócio-Histórica, com especial destaque para as categorias sentido e significado. Teve como participantes quatro pedagogas dos Centros Municipais de Educação Infantil de Teresina – PI. Para a produção de dados foi realizada a entrevista narrativa e como procedimento de análise utilizamos a Estratégia de Análise dos Núcleos de Significação apresentada por Aguiar e Ozella (2006), que pretende uma aproximação das zonas de sentido saindo do empírico rumo à interpretação. Com base nisto, analisamos as falas e organizamos os resultados em três Núcleos de Significação. Os resultados apontam que os sentidos e significados constituídos pelas pedagogas acerca da sua atuação profissional são de que ela pretende ser um meio de mediação entre o professor e o processo de ensino-aprendizagem, de transformação social e que contribua cada vez mais com o processo educativo.