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Banca de QUALIFICAÇÃO: AMANDA RIBEIRO DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: AMANDA RIBEIRO DA SILVA
DATA: 31/08/2015
HORA: 10:00
LOCAL: Sala de Defesa -CCE
TÍTULO:

ENTRE VERSOS E VIOLAS: história e  memória do projeto cordel nas escolas (1990-2007)


PALAVRAS-CHAVES:

Educação. História. Literatura de cordel 

 




PÁGINAS: 65
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Fundamentos da Educação
ESPECIALIDADE: História da Educação
RESUMO:

Neste estudo de natureza historiográfica investigamos a história e a memória do projeto cordel nas escolas (1990-2007). O objetivo geral éanalisar a contribuição do projeto Cordel nas Escolas para o desenvolvimento da cultura cordelista no espaço escolar. E como objetivos específicos; 1) Identificar os motivos que levaram o poeta Pedro Costa a idealizar o Projeto Cordel nas Escolas; 2) Conhecer as expectativas geradas em torno do projeto pelos cordelistas colaboradores; 3) Descrever o projeto cordel nas escolas, desenvolvido na rede pública de ensino na cidade de Teresina; 4)Caracterizar a cultura cordelista no espaço escolar; 5)Traçar o perfil do aluno/autor dos cordéis. A nossa preocupação principal esta ancorada no seguinte questionamento: Qual a contribuição do projeto Cordel nas Escolas para o desenvolvimento da cultura cordelista no espaço escolar? O aporte teórico da pesquisa está baseado em autores da Nova História Cultural tais como: Burke (1989); Le Goff (2001) e Chartier (1992 e 1989) em Memória com: Félix (1998); Halbwachs (1990), Bosi (1994);na História Oral: Alberti (2004), Delgado ( 2010), Freitas (2002) e Meihy(1998)na literaturaFerro (2010) e Queiroz (2008) e na Literatura de Cordel: Costa (2010), Galvão (2006), Luyten (2007), Megale (2003) entre outros. Quanto à metodologia os depoimentos serão o ponto central das análises, uma vez que utilizamos a história oral como método, maisespecificamente a história oral temática que diferente da história oral de vida interessa-se apenas por eventos específicos. As fontes utilizadas na pesquisa foram: jornais disponíveis no Arquivo Público de Teresina e as entrevistas com alunos e cordelistas que participaram do projeto cordel nas escolas. Os resultados preliminares da pesquisa demonstram que o projeto cordel nas escolas foi um importante aliado na revitalização da literatura oral além da possibilidade de ser incorporado na sala de aula como facilitador do processo de ensino/aprendizagem. 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 6422726 - MARIA DO AMPARO BORGES FERRO
Interno - 2175001 - BARBARA MARIA MACEDO MENDES
Interno - 423552 - FRANCIS MUSA BOAKARI
Externo ao Programa - 2221347 - EDNARDO MONTEIRO GONZAGA DO MONTI
Notícia cadastrada em: 17/07/2015 11:36
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