OLHARES SOBRE A ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL: O PROFESSOR; O CURRÍCULO E A RACIONALIDADE PEDAGÓGICA.
Racionalidade Pedagógica; Escola de Tempo Integral, Currículo
Este trabalho discute sobre a racionalidade pedagógica da Escola de Tempo Integral. Resulta de uma pesquisa etnometodológica, iluminada de um aporte teórico com base em Tardif (2008), Carvalho (2011), Gadotti (2000), Moll (2012), entre outros autores, e se inscreve no recente campo da epistemologia da prática docente e da Educação Integral enfatizando a perspectiva do currículo. O estudo analisou a Racionalidade Pedagógica do professor da escola de tempo integral e sua interface com o currículo tomando como referência o Projeto Político-pedagógico (PPP) do CETI Professor Darcy Araújo. Neste sentido, faz uma contextualização sobre a Escola de Tempo Integral e seu Currículo. Em seguida discutimos a racionalidade pedagógica. Além disso, foram descritas as técnicas de investigação, os questionários e o Grupo Focal, referenciado por Gatti (2009). Os resultados contribuirão para acrescentar elementos às discussões sobre a racionalidade imbuída na fala dos professores no PPP da escola e portanto a racionalidade que guia o Currículo, colaborando para legitimar e explicitar a epistemologia da prática que fundamenta a ação destes profissionais. Isso implica que este estudo, ainda, contribui para expandir o referencial teórico-metodológico deste relevante campo de saber para a profissão docente.