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Banca de DEFESA: MARIA DO LIVRAMENTO DA SILVA MACHADO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARIA DO LIVRAMENTO DA SILVA MACHADO
DATA: 31/08/2015
HORA: 15:00
LOCAL: AUDITÓRIO SALOMÉ CABRAL
TÍTULO:
JOVENS BAILARINAS DE VAZANTINHA: CONCEITOS DE CORPO NOS ENTRELACES AFROANCESTRAIS DA DANÇA NA EDUCAÇÃO


PALAVRAS-CHAVES:

Juventudes. Corpo. Movimento. Educação. Arte. Sociopoética.


PÁGINAS: 169
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Fundamentos da Educação
ESPECIALIDADE: Sociologia da Educação
RESUMO:

 

RESUMO

 

Este trabalho traz os resultados de uma pesquisa de mestrado que tem como objetivo analisar os conceitos de corpo na relação com o movimento, produzidos pelas jovens bailarinas do coletivo de dança Raízes do Nordeste, da comunidade de Vazantinha, do bairro Ilha Grande de Santa Izabel, em Parnaíba/PI. As questões norteadoras da pesquisa foram: O que pensam as jovens deste coletivo sobre o corpo na relação com o movimento? O que estas jovens aprendem com o corpo em movimento, dançando? Quais seus saberes? Que problemas as mobilizam em relação ao corpo? Quais as linhas de fuga que estas jovens produzem frente às concepções instituídas de corpo? Os estudos sobre corpo, arte, juventude e educação pautam-se em concepções teóricas de autores como: Deleuze (2002), Larrosa (2002, 2010, 2011), Gauthier (1999, 2009), Schopke (2004), Rancière (2005), Rusche (2008), Rancière (2011), Marques (2010), Dayrell, (2005), Corazza (2013), Sposito (1999), Benjamin (1994), Diógenes (2008) e Abramo (2008), dentre outros. E como referencial teórico-metodológico, a Sociopoética – abordagem filosófica de pesquisa que utiliza a arte como potencializadora da criação de confetos (conceitos + afetos) e que reconhece o corpo como fonte de conhecimento, conforme Gauthier (1995, 1999, 2012), Adad (2008, 2011, 2012) e Petit (2012, 2013), Santos (2013), Souza (2011), Santos (2014). A produção de dados da pesquisa ocorreu por meio de oficinas com vivências sociopoéticas a partir de duas técnicas artísticas intituladas “Mutante em mar de lama” e a “Renda do Corpo” que funcionaram como dispositivos de (des)construção de ideias naturalizadas sobre o corpo na relação com o movimento, possibilitando outras formas de pensar a educação. Estas técnicas foram inspiradas em jogos e performances artísticas; em teses e dissertações sociopoéticas. As análises dos dados destacaram confetos e problemas que mobilizam e atravessam o pensamento das jovens pesquisadas, e demonstraram um turbilhão de ideias e de conceitos desterritorializados e heterogêneos, marcados pelas multifaces juvenis das bailarinas. A análise dos confetos apresentaram elementos para se pensar os problemas do corpo que dança, o que pode este corpo frente aos problemas e o que ele é capaz de aprender ao se mobilizar.

 

 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1728592 - SHARA JANE HOLANDA COSTA ADAD
Interno - 3167693 - MARIA DA GLORIA SOARES BARBOSA LIMA
Interno - 1167670 - MARIA DO CARMO ALVES DO BOMFIM
Externo à Instituição - JACQUES HENRI MAURICE GAUTHIER - UNIJORGE
Externo à Instituição - SANDRA HAYDÈE PETIT - UFC
Notícia cadastrada em: 24/08/2015 10:36
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