Articulação ensino e pesquisa na prática docente: experiências dos professores nas licenciaturas do Instituto Federal do Piauí
Educação. Ensino. Pesquisa. Prática Docente. Entrevista Compreensiva.
As produções teóricas aqui apresentadas advém de uma pesquisa sobre a articulação ensino e esquias na prática docente. Partimos do princípio de que a pesquisa tem no ensino elemento indispensável para seu complemento, aperfeiçoamento e que ensinar para/com a pesquisa são exigências formativas do contexto contemporâneo. Adotamos a Entrevista Compreensiva (KAUFMAN, 2012; SILVA, 2006, 2012) como metodologia da pesquisa por ser capaz de evidenciar como os professores do IFPI, que atuam nas licenciaturas, compreendem a articulação ensino e pesquisa em sua prática docente? Mediatizados pelos princípios teóricos metodológicos da Multirreferencialidade (ARDOINO, 1998), Escuta Sensível (BARBIER, 1998, 2007) e Artesanato Intelectual (MILLS, 1982), tendo o discurso oral como unidade de análise, desvelamos as concepções de ensino, de pesquisa para compreendermos as concepções sobre a articulação ensino e pesquisa de dez docentes que atuam nos cursos de Biologia, Física, Química e Matemática do IFPI, campus Teresina Central. Pautamos nossas discussões sobre pesquisa em André (2012), Demo (2000; 2002; 2011), Ludke (2001) e Zeichner (1993; 2008) sobre ensino em Perrenoud (2002), Schön(2000) Zabala (2010), Pimenta; Anastasiou (2010), Freire (1981; 1996; 2001) e prática docente em Franco (2005; 2006; 2008), Freire (1981; 1996; 2001), Pimenta (2002; 2007). Ao suscitar análises sobre essa temática pretendemos destacar a relevância do tema na formação e prática docente, promover contribuições para melhores esclarecimentos ou novas olhares sobre o problema, a partir de diferentes ângulos, possibilitando atualização e divulgação do tema em estudo.