Formação Continuada de Professores no Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa - PNAIC: do texto ao contexto.
Formação continuada. Alfabetização. PNAIC. Pesquisa Narrativa.
O estudo contemplou a discussão sobre a Formação Continuada de Professores no Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, desenvolvido com docentes que atuam como alfabetizadores em escolas municipais de Bom Jesus – PI. Trata-se de um estudo de natureza qualitativa narrativa, como método e técnica de investigação. A pesquisa teve como objetivo geral investigar como ocorre a formação continuada de alfabetizadores no PNAIC desdobrando-se nas seguintes questões norteadoras: quais são os princípios teóricos e metodológicos que orientam a formação no PNAIC? que articulações ocorrem entre a formação continuada e a prática docente? quais são os conteúdos da formação continuada no âmbito do PNAIC que concorrem para a reelaboração dos saberes e das práticas docentes dos alfabetizadores? quais os desafios da prática docente alfabetizadora? O desenvolvimento da investigação sobre a formação continuada de professores alfabetizadores, por meio de suas histórias de vida, contribui para o entendimento de como está sendo desenvolvida a prática docente alfabetizadora, bem como perceber as contribuições da formação continuada no repensar da ação docente enquanto alfabetizadora. As reflexões teórico-metodológicas empreendidas no estudo apoiam-se nas contribuições de Ferreiro e Teberosky (1999), Imbernón (2011), Nóvoa (1995), Poirier, Clapier-Valladon, Raybaut (1999), Tardif (2002), entre outros. Os sujeitos da pesquisa foram seis professoras alfabetizadoras pertencentes a duas escolas públicas municipais da cidade de Bom Jesus-PI. O processo de produção de dados da pesquisa ocorreu por meio de questionário, da escrita do memorial docente e das rodas de conversas, técnicas que possibilitaram as professoras evocar sobre o percurso de sua formação continuada e sobre sua prática docente alfabetizadora. A partir das narrativas das professoras, foi possível a análise de aspectos tais como: os princípios teórico- metodológicos da formação, as articulações que ocorrem entre a formação e a prática docente e os conteúdos da formação que concorrem para reelaboração dos saberes e das práticas docente. Portanto, a investigação possibilitou compreender o processo de formação continuada das professoras, em sua dinâmica e complexidade e se essa formação promove ou promoveu a reinvenção do saber, do saber-fazer e do saber-ser.