A CONSTITUIÇÃO DA PROFESSORALIDADE DO BACHAREL DOCENTE: o aprender a ensinar na Educação Superior
Docência Superior. Professor Bacharel. Professoralidade.
A atual dinâmica da conjuntura globalizada nos remete a uma reflexão sobre a atuação do Docente Bacharel do Ensino Superior, exigindo deste uma formação que atenda aos requisitos da contemporaneidade. Neste cenário, o Docente Bacharel, mais que um repertório técnico caracterizado pelo conhecimento comum a sua formação específica, necessita, a exemplo dos demais professores, de conhecimentos didáticos e pedagógicos que o habilitem para exercer o magistério em conformidade com as exigências formativas para exercer o oficio docente. Diante desta realidade, o presente estudo tem como foco analise acerca da constituição da profesoralidade do Docente Bacharel que atua no Centro de Ciências Humanas e Letras - UFPI. Tem como suporte os seguintes objetivos específicos: discutir as trajetórias formativas dos professores bacharéis, caracterizar tempos e espaços que proporcionam a construção da professoralidade, e analisar o processo de aprendizagens construídas na experiência. Seu desenvolvimento deu-se por meio da pesquisa qualitativa, na modalidade narrativa, viabilizada pelo método autobiográfico. Emprega como instrumentos de registro dos dados narrativos, o Memorial de Formação e a Entrevista Semiestruturada. Os dados foram organizado e analisados empregando as três fases elencadas por Bardin (2011): 1ª Fase – Pré-análise, objetiva um contato prévio com as informações contidas nos instrumentos de pesquisa; 2ª Fase – Exploração dos materiais compreendida como o momento de organização e categorização dos dados emergidos dos relatos e registros aubiográficos; 3ª Fase – Tratamento dos resultados, momento em que, pautado em referencial teórico, atribui validade e significado aos dados obtidos e analisados. O substrato teórico apoia-se nas concepções de Bittar (2006), Masetto (2003), Teixeira (2005), Nóvoa (1992, 2000), Schön (2000), Tardif (2002), dentre outros, que discutem a temática. No campo metodológico, segue as articulações de Bogdan e Biklen (1994); Josso (2010); Nóvoa e Finger (2010); Souza (2006), entre outros. Nas Considerações Conclusivas são apontadas as principais evidências que emergiram da sessão analítica, sendo destacado o saber experiencial produzido na prática pedagógica como um dos principais recursos utilizados pelos professores bacharéis como meios para constituição de sua professoralidade.