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Banca de QUALIFICAÇÃO: CLÁUDIO JOSÉ ARAÚJO SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CLÁUDIO JOSÉ ARAÚJO SILVA
DATA: 21/01/2016
HORA: 10:00
LOCAL: SALA DE DEFESA - PPGED - CCE - UFPI
TÍTULO:

 

 

EXPERIÊNCIAS DE RACISMO VIVENCIADAS POR TRÊS PROFESSORES AFRODESCENDENTES.

 

 

 

 

 

 


PALAVRAS-CHAVES:




Racismo, experiências, Educação. Docência.

 


PÁGINAS: 149
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Tópicos Específicos de Educação
ESPECIALIDADE: Educação de Adultos
RESUMO:

 

O racismo é um problema social caracterizado fundamentalmente pelo sentimento de superioridade de um grupo racial sobre o outro. Deve ser combatido constantemente em função das suas consequências como a exclusão social, constrangimento, sentimento de inferioridade e desvalorização da cultura do grupo que sofre racismo. No Brasil, os afrodescendentes  sofrem  racismo desde  a fase colonial da sua  história.  Atualmente, ele vem se desenvolvendo  de  forma  velada em função das ideologias da Democracia Racial e do  Branqueamento que contribuem para os silêncios nos diversos espaços sociais sobre a  questão racial, fazendo prevalecer os valores da cultura europeia em nossa sociedade.  Vale ressaltar que o racismo científico, fundamentado na Teoria da Evolução das Espécies de Charles Darwin, também tem contribuído para a permanência  deste problema social em nossa  sociedade. Esta  pesquisa tem como objetivo geral “Analisar as experiências de racismo vivenciadas  por  professores  considerados  afrodescendentes”. E, como objetivos específicos,  tivemos: Discutir  sobre as formas  de  manifestação  do  racismo; Caracterizar  as experiências  de racismo  no universo  social; Identificar experiências de racismo na família; Investigar  as  experiências  de  racismo  no  processo  de  escolarização;  Caracterizar as experiências de racismo no contexto do trabalho docente; Enumerar perspectivas de combate ao racismo. Os sujeitos da pesquisaforam  três professores graduados,  que se encontram desenvolvendo a docência através de concurso público  e   que  consideramos afrodescendentes.. Usamos  a  abordagem  qualitativa  através das  narrativas biográficas, e  a entrevista  semiestruturada e o diário de campo como instrumentos de pesquisa. Todas as entrevistas foram realizadas no local de trabalho de cada professor. Seus resultados ratificaram a existência do racismo em nossa sociedade.  Os resultados da pesquisa  foram transcritos, organizados através da análise de dados e depois foram  agrupados por categorias para a realização da discussão sobre eles.  Vale destacar que as narrativasbiográficas, enquanto método de pesquisa, opõem – se aos fundamentos da história tradicional  que  valoriza  os  fatos históricos baseados na política, em dados oficiais e  em atos  heroicos ocorridos   na  história da nossa sociedade. As narrativas  biográficas  buscam  valorizar etapas significativas socialmente  da vida de pessoas  dos vários estratos sociais.  Ressaltamos, ainda, que as motivações básicas para esta pesquisa foram o desenvolvimento do sentimento  de  pertencimento racial e as experiências de racismo vivenciadas na família. A pesquisa se encontra fundamentada em autores tais como: Moura (1988), Boakari (1997, 1999, 2003, 2010), Gomes (1995), Lopes (2007), Schwarcz (1993), Freyre (2000), Fanon (2008), Althusser (1985),  Santos;  Meneses (2010), Castro e Abramovay (2006), Foucault (2007), Bertaux (2008), Richardson (2012), Moreira;  Caleffe (2008), Bogdan;  Biklen  (1994), Bardin (2001), dentre outros.

 

 

 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 423552 - FRANCIS MUSA BOAKARI
Interno - 1167670 - MARIA DO CARMO ALVES DO BOMFIM
Interno - 1728592 - SHARA JANE HOLANDA COSTA ADAD
Externo ao Programa - 1316848 - ANA BEATRIZ SOUSA GOMES
Externo à Instituição - ELIO FERREIRA DE SOUZA - UESPI
Notícia cadastrada em: 21/01/2016 16:39
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