EXPERIÊNCIAS DE RACISMO VIVENCIADAS POR TRÊS PROFESSORES AFRODESCENDENTES.
Racismo, experiências, Educação. Docência.
O racismo é um problema social caracterizado fundamentalmente pelo sentimento de superioridade de um grupo racial sobre o outro. Deve ser combatido constantemente em função das suas consequências como a exclusão social, constrangimento, sentimento de inferioridade e desvalorização da cultura do grupo que sofre racismo. No Brasil, os afrodescendentes sofrem racismo desde a fase colonial da sua história. Atualmente, ele vem se desenvolvendo de forma velada em função das ideologias da Democracia Racial e do Branqueamento que contribuem para os silêncios nos diversos espaços sociais sobre a questão racial, fazendo prevalecer os valores da cultura europeia em nossa sociedade. Vale ressaltar que o racismo científico, fundamentado na Teoria da Evolução das Espécies de Charles Darwin, também tem contribuído para a permanência deste problema social em nossa sociedade. Esta pesquisa tem como objetivo geral “Analisar as experiências de racismo vivenciadas por professores considerados afrodescendentes”. E, como objetivos específicos, tivemos: Discutir sobre as formas de manifestação do racismo; Caracterizar as experiências de racismo no universo social; Identificar experiências de racismo na família; Investigar as experiências de racismo no processo de escolarização; Caracterizar as experiências de racismo no contexto do trabalho docente; Enumerar perspectivas de combate ao racismo. Os sujeitos da pesquisaforam três professores graduados, que se encontram desenvolvendo a docência através de concurso público e que consideramos afrodescendentes.. Usamos a abordagem qualitativa através das narrativas biográficas, e a entrevista semiestruturada e o diário de campo como instrumentos de pesquisa. Todas as entrevistas foram realizadas no local de trabalho de cada professor. Seus resultados ratificaram a existência do racismo em nossa sociedade. Os resultados da pesquisa foram transcritos, organizados através da análise de dados e depois foram agrupados por categorias para a realização da discussão sobre eles. Vale destacar que as narrativasbiográficas, enquanto método de pesquisa, opõem – se aos fundamentos da história tradicional que valoriza os fatos históricos baseados na política, em dados oficiais e em atos heroicos ocorridos na história da nossa sociedade. As narrativas biográficas buscam valorizar etapas significativas socialmente da vida de pessoas dos vários estratos sociais. Ressaltamos, ainda, que as motivações básicas para esta pesquisa foram o desenvolvimento do sentimento de pertencimento racial e as experiências de racismo vivenciadas na família. A pesquisa se encontra fundamentada em autores tais como: Moura (1988), Boakari (1997, 1999, 2003, 2010), Gomes (1995), Lopes (2007), Schwarcz (1993), Freyre (2000), Fanon (2008), Althusser (1985), Santos; Meneses (2010), Castro e Abramovay (2006), Foucault (2007), Bertaux (2008), Richardson (2012), Moreira; Caleffe (2008), Bogdan; Biklen (1994), Bardin (2001), dentre outros.