O DIAGNÓSTICO E A ESCOLA: OS SENTIDOS SUBJETIVOS EM PAIS DE ALUNOS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISMO
Sentidos Subjetivos. Diagnóstico. Mães. Autismo. Escolarização.
Esta pesquisa teve por objetivo investigar os sentidos subjetivos constituídos por mães de crianças com autismo acerca do diagnóstico e como este impacta no processo de escolarização das crianças. Para tanto, se fez necessário identificar quais os sentidos subjetivos constituídos pelas mães acerca do diagnóstico de alunos com autismo incluídos, analisar o impacto do diagnóstico do aluno com autismo na subjetividade das mães, bem como conhecer, na perspectiva das mães, as implicações do diagnóstico para o processo de escolarização da criança. Os principais autores que possibilitaram o diálogo a partir de seus trabalhos foram Moysés e Collares (1992; 1994), Orrú (2010; 2012; 2013), Raad e Tunes (2011; 2006), Tunes (2003; 2010), Mitjáns Martínez (2005; 2008; 2009; 2014), Anache (2005), Silva (2014), Semensato e Bosa (2014), dentre outros. O desenvolvimento desta pesquisa terá como base teórica e metodológica a Epistemologia Qualitativa de González Rey (1997; 1998). Os instrumentos utilizados para construção das informações foram o completamento de frases, as entrevistas em processo, as dinâmicas conversacionais, conversas informais, composição e conflito de diálogo. No que se refere a análise de dados estas foram empreendidas a partir do método construtivo-interpretativo, conforme proposta desse mesmo autor. A pesquisa foi realizada com três mães de alunos com autismo matriculados e frequentando o ensino regular na cidade de Teresina-PI.