A RACIONALIDADE PEDAGÓGICA DO PROFESSOR, A ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL E SUA INTERFACE COM O CURRÍCULO
RACIONALIDADE PEDAGÓGICA. ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL. CURRÍCULO
Este trabalho discute sobre a racionalidade pedagógica da Escola de Tempo Integral. Resulta de uma pesquisa etnometodológica, que tem como aporte teórico Apple(2006), Carvalho (2011), Sacristan (2000), Gadotti (2000), Moll (2012), entre outros autores, e se inscreve no recente campo da epistemologia da prática docente e da Educação Integral enfatizando a perspectiva da racionalidade articulada ao currículo. O estudo analisou a Racionalidade Pedagógica do professor da escola de tempo integral e sua interface com o currículo tomando como referência o Projeto Político-pedagógico (PPP) do CETI. Neste sentido, faz uma contextualização sobre a Escola de Tempo Integral e seu Currículo. Em seguida discutimos a racionalidade pedagógica. Além disso, foram descritas as técnicas de investigação, pesquisa documental, os questionários e a roda de conversa, referenciado por Richardson (2012) e Brito (2013). O estudo nos permitiu diagnosticar que a escola de tempo integral mesmo partindo de princípios emancipatórios, ainda está imbuída da tradicional racionalidade técnico instrumental. Os resultados colaborando para legitimar e explicitar a epistemologia da prática que fundamenta a ação destes profissionais. Isso implica que este estudo, ainda, contribui para expandir o referencial teórico-metodológico deste relevante campo de saber para a profissão docente.