PRÁTICA DOCENTE EXITOSA COMO CONTEXTO SEMÂNTICO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: INTERFACES ENTRE O SABER TÉCNICO E O SABER PEDAGÓGICO.
Prática Docente Exitosa. Educação Profissional. Saber Tecnico. Saberes Pedagógicos.
O presente estudo apresenta uma pesquisa sobre Prática docente exitosa na Educação profissional, saber técnico e saber pedagógico no Colégio Técnico de Teresina (CTT/UFPI). Vincula-se à Linha de Pesquisa: Ensino, Formação de Professores e Práticas Pedagógicas, do Programa de Pós-Graduação em Educação e ao Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa em Práticas Curriculares e Formação de profissionais da Educação (NIPPC) da Universidade Federal do Piauí. Analisa o saber técnico e pedagógico, dos professores do Curso Técnico em Agropecuária através de entrevistas narrativas. Para ser desenvolvida contou com a participação de professores do curso técnico em Agropecuária, em escola vinculada a Universidade Federal do Piauí. O referencial teórico metodológico configura-se como Qualitativa do tipo Estudo de Caso. A opção pela abordagem qualitativa justifica-se porque se aplica ao objeto de estudo, visto que possibilita uma visão sistêmica, dos sujeitos implicados no processo. O interesse pela problemática partiu do fato de trabalhar a cinco anos como Pedagoga no Setor da Assessória Pedagógica, em escola de ensino agrícola da rede federal que resultou na questão/problema, norte desse estudo: Como o saber técnico e o saber pedagógico articulados contribui para uma prática docente exitosa no contexto semântico da Educação Profissional, no curso técnico em Agropecuária? Tem como objetivo geral: Analisar o saber técnico e pedagógico, dos professores do Curso Técnico em Agropecuária visando à compreensão de prática docente exitosa na educação profissional e como objetivos específicos: a) Identificar as interfaces entre o saber técnico e o saber pedagógico; b) Compreender como se constitui praticas docente exitosa no Curso Técnico em Agropecuária; c) Descrever o contexto semântico da Educação Profissional no espaço do Curso Técnico em Agropecuária como indicativo de aprendizagem do jovem estudante. No plano teórico, fundamenta-se, Azeredo (2010), Batistolli (2010), Bogdan (1994), Branco (2010), Brasil (2007, 2008, 2012, 2013 e 2014), Cavalcante (2009), Creswell (2007), Flick (2009), Gaskell (2002), Gentile (2003), Gonçalves (2013), Imbernón (2010), Koller (2010), Lopes (2007), Manfredi (2002), Minayo (1994), Molina (2014), Moura (2003), Nascimento (2007), Oliveira (2007), Olsen (2015), Otranto (2010), Sobral (2009), Weller (2013) entre outros. O estudo tem como principal instrumento de coleta de dados a entrevista narrativa, segundo Bogdan (1994) e Flick (2009). A organização dos dados empíricos em categorias e a técnica de Análise do Conteúdo realizam-se com base em Bardin (2011). Com esta pesquisa, almeja-se maior compreensão da interface do saber técnico e pedagógico e sua contribuição para a prática docente exitosa, no contexto semântico da Educação Profissional.