Educação de jovens e adultos: tensões e interações entre o currículo e prática pedagógica
Educação de Jovens e Adultos. Currículo. Proposta Curricular. Prática Pedagógica.
Neste estudo abordamos o currículo e a prática pedagógica vivenciada no interior das escolas influenciadas pelas propostas curriculares oficiais na modalidade Educação de Jovens e Adultos - EJA. Tendo como objetivo analisar a concepção dos professores sobre o currículo oficial visando à superação de tensões e interação com as práticas pedagógicas desenvolvidas na escola. De forma especifica nos propomos a compreender os princípios da proposta curricular para Educação de Jovens e Adultos, no âmbito nacional, estadual e municipal; Identificar os processos de implantação do currículo oficial nas escolas da rede estadual e municipal de ensino e; Refletir as práticas pedagógicas, tensões e interações a partir da concepção dos professores sobre o currículo oficial. A pesquisa proposta possui essencialmente caráter interpretativo com abordagem qualitativa do tipo descritiva, fundamentada, sobretudo nos pressuposto apresentado por Flick (2009), Oliveira (2007), González Rey (2010). O corpus desta investigação será constituído por dados produzidos através de questionário, entrevista semi-estruturada e grupo focal realizados com os professores que atuam na EJA na rede de ensino estadual do Piauí e nos sistemas municipais de ensino de Teresina, Floriano, Parnaíba e Bom Jesus, organizados em categorias e interpretados com base na técnica da Análise de Discurso, a partir das concepções de Richardson (2007), Gil (1999), Gatti (2005), Nicolaci-da-Costa (2007), May (1993), Bardin (2009), Pêcheux (2008), Maingueneau (1997), Gracia (2004), Fairclough (2008), Focault (2009). Nossa investigação está fundamentada nas formulações teórico-conceituais que abordam a problemática da EJA na visão de teóricos estudiosos da temática evidenciada como: Oliveira (2001, 2008), Arroyo (2001, 2011), Haddad (2003, 2007), Di Pierro (2010) Moura (2003, 2006, 2007), Brunel (2004), Paiva (2009), Oliveira (2010), dentre outros. Na perspectiva do currículo nos fundamentamos em Goodson (1995), Moreira e Silva (1999), Pacheco (1996), Apple (1999), Silva (2005), Macedo (2007, 2011), Sacristán (2000). Entendemos que a relevância do estudo dar-se-á na contribuição para a pesquisa em educação, tendo em vista possibilitar uma análise sobre o currículo praticado e o prescrito a partir da prática pedagógica. Os resultados analisados, além de oferecerem subsídios para a reflexão das práticas curriculares e pedagógicas visando a qualidade do ensino oferecido ao público da EJA, apontam para a necessidade de redimensionar as propostas curriculares existentes no contexto escolar, bem como as práticas pedagógicas desenvolvidas, no âmbito da educação de pessoas jovens e adultas.