Práticas Avaliativas de elaboração de testes, especialmente de questões dissertativas, utilizadas pelos professores do Curso de Pedagogia da FAP/Teresina e os sentidos enunciados de Enade
Práticas avaliativas. Enade. Sentido e Significado. Colaboração.
Este relatório foi construído a partir de estudos desenvolvidos no Mestrado em Educação da Universidade Federal do Estado do Piauí, por meio do projeto: Práticas Avaliativas de elaboração de testes, especialmente de questões dissertativas, utilizadas pelos professores do Curso de Pedagogia da FAP/Teresina:sentidos enunciados de Enade, que por sua vez, está vinculado ao Núcleo de Pesquisas Formar, que desenvolve trabalhos voltados à formação de professores. Tem o objetivo geral de investigar as práticas avaliativas de elaboração de testes, especialmente de questões dissertativas, utilizadas pelos professores do curso de Pedagogia da FAP/Teresina, relacionando-as com os sentidos de Enade por eles enunciados, como objetivos específicos, caracterizar as práticas avaliativas de elaboração de testes, especialmente de questões dissertativas, utilizadas pelos professores que atuam no curso de Pedagogia; identificar os sentidos de Enade enunciados pelos professores do curso de Pedagogia e analisar a relação existente entre as práticas avaliativas de elaboração de testes, especialmente de questões dissertativas, utilizadas pelos professores do curso de Pedagogia e os sentidos de Enade por eles enunciados. Quanto à quantidade de sujeitos, informamos que 2 (dois) professores aderiram à esta investigação a qual foi desenvolvida tendo como opção teórico-metodológica a abordagem Sócio-Histórica de Vygotsky (2004); no que se refere à colaboração, a partir de Ibiapina (2008), Ibiapina e Ferreira (2007), e em relação à reflexão crítica, a partir dos trabalhos de Liberali(2008). Os dados obtidos no campo empírico, foram produzidos a partir da utilização de questionários, coleta de documentos junto à Coordenação do Curso de Pedagogia da FAP/Teresina e entrevistas reflexivas. Subsidiamos a análise dos dados a partir dos estudos de Moretto (2005), Brito (2008), Fernandes (2009), entre outros, quando da discussão sobre práticas avaliativas e dos limites e perspectivas do Enade enquanto instrumento de avaliação externa promovida pelo MEC e Bakhtin (2000) quando de seus estudos sobre tema, significação, enunciado e enunciação. A investigação desenvolvida e aqui relatada nos revelou ser possível a construção de pesquisas calcadas na criação de condições para que os sujeitos nela envolvidos possam em contexto colaborativo e por meio da linguagem, pesquisar, discutir e refletir criticamente sobre suas práticas avaliativas.