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Banca de DEFESA: SUELI MARIA DE SOUSA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: SUELI MARIA DE SOUSA
DATA: 24/06/2016
HORA: 09:30
LOCAL: Sala de Defesa
TÍTULO:

 

SIGNIFICADOS E SENTIDOS CONSTITUIDOS POR PROFESSORES SOBRE O APRENDER A ENSINAR E QUE MEDEIAM SUA PRÁTICA PEDAGÓGICA



PALAVRAS-CHAVES:

Significado e sentido. Aprender a Ensinar. Mediação. Prática Pedagógica.


PÁGINAS: 50
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
RESUMO:

 

O que significa ensinar para os professores? Como eles constroem o conhecimento acerca de como ensinar? A prática pedagógica é mediada pelo que o professor aprende no processo de formação ou no que ele vivencia na sala de aula? Essas questões ensejaram o seguinte problema de pesquisa: Que significados e sentidos são constituídos por professores do Ensino Médio sobre o aprender a ensinar e que medeiam sua prática pedagógica? Esse problema originou a pesquisa de mestrado que se desenvolveu a partir do seguinte objetivo geral: Investigar significados e sentidos constituídos por professores do Ensino Médio sobre o aprender a ensinar, e que medeiam a sua prática pedagógica. Os objetivos específicos da investigação foram: Compreender os significados e os sentidos constituídos por professores sobre o aprender a ensinar; Conhecer os processos formativos vivenciados pelos professores; Analisar as relações entre as significações produzidas no processo de aprender a ensinar e a prática pedagógica dos professores. A pesquisa de natureza qualitativa desdobrou-se em estudos teóricos e empíricos. Na produção dos elementos teórico-metodológicos, recorreu-se às categorias da Psicologia sócio-histórica com apoio em obras de autores como Leontiev (1978) Rubinstein (1977) Vigotski (1998; 2000) e seus apropriadores. O aprofundamento nas questões sobre o processo de formação de professores e o desenvolvimento da prática pedagógica foi possível a partir de autores como Nóvoa (1999) Pimenta (2005) Sacristán (2001), Tardif (2002) e outros. O instrumento de pesquisa e produção de informações utilizado na investigação foi a entrevista narrativa. As análises das narrativas foram orientadas pelo procedimento metodológico Núcleos de Significação. Participaram como sujeitos da investigação três professores de Ensino Médio. As análises das significações produzidas pelos sujeitos da pesquisa possibilitaram a constituição de três núcleos que foram assim identificados: A entrada na docência: motivações e dificuldades no percurso da constituição do ser professor; Os processos formativos no percurso de constituição do ser professor; A experiência pedagógica mediando a produção de sentidos e significados sobre o ensinar e aprender em sala de aula. Os resultados alcançados com a pesquisa revelam algumas das mediações que foram determinantes na vida dos professores e que explicam a significação sobre como eles aprenderam a ensinar e, consequentemente, explicam o modo como os professores desenvolvem suas práticas pedagógicas.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2352093 - ELIANA DE SOUSA ALENCAR MARQUES
Interno - 3167693 - MARIA DA GLORIA SOARES BARBOSA LIMA
Interno - 079.552.668-70 - RAQUEL ANTONIO ALFREDO - PUC - SP
Externo à Instituição - RAIMUNDO NONATO MOURA OLIVEIRA - UEMA
Externo à Instituição - SÍLVIA MARIA COSTA BARBOSA - UERN
Notícia cadastrada em: 03/06/2016 11:27
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