OS SIGNIFICADOS E SENTIDOS DE ENSINO DESENVOLVIDOS POR PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO EM PARNAÍBA – PI E A SUA RELAÇÃO COM A PRÁTICA EDUCATIVA
Violências. Práticas de enfrentamento do bullying. Sentidos e significados. Colaboração.
Esta pesquisa investiga os significados e os sentidos de ensino desenvolvidos por professores de uma escola pública estadual de Ensino Médio na cidade de Parnaíba e a sua relação com a prática educativa. O referencial teórico-metodológico está embasado na abordagem sócio-histórica e no Materialismo Histórico Dialético. A modalidade de investigação baseia-se na pesquisa colaborativa, que possibilita a compreensão mais elaborada dos significados de ensino compartilhados e dos sentidos negociados pelos professores. De maneira específica, a pesquisa objetiva identificar os sentidos de ensino produzidos pelos professores envolvidos na pesquisa; caracterizar a prática educativa dos professores a fim de relacioná-la com os significados e sentidos de ensino; e analisar a relação dos significados e sentidos de ensino dos professores com a sua prática educativa para colaborar com a expansão desses significados e sentidos. As referências teórico-metodológicas são: Ibiapina (2007; 2003; 2002), Pontecorvo (2005), Imbernón (2002), Pimenta e Anastasiou (2002), Morin (2001), Mansur e Moretto (2000), Sacristán (1999), Sacristán e Pérez Goméz (1998), Ibiapina e Magalhães (2009), Vigotski (1989, 2004, 2007, 2010), entre outros. A produção dos dados conta com a entrevista reflexiva (SZYMANSKI, 2010) e a videoformação (IBIAPINA; LOUREIRO JR., 2008). A análise dos dados tem como base os pressupostos da análise do discurso em Ramalho e Resende (2011). No processo de análise, os significados de ensino se caracterizam como ensino tradicional, ensino eclético e ensino crítico-reflexivo, a partir da contribuição dos autores Bordenave (1984), Libâneo (1990; 1982), Saviani (1984), Mizukami (1986), Sacristán e Pérez Gómez (2000). As práticas educativas são discutidas a partir da proposta de Bandeira (2015) e Franco (2012). O estudo propõe que significados e sentidos de ensino desenvolvidos pelos professores partícipes da pesquisa avancem e se expandam, promovendo o desenvolvimento de consciência crítica, que privilegie o repensar das práticas educativas relacionadas ao ensino que esses professores desenvolvem.