O olhar dos discentes sobre o curso de licenciatura em pedagogia da UFPI: Narrativas de formação
Curso de Pedagogia. Concepção de Formação. Formação de Pedagogo.
Este projeto apresenta como tema o olhar dos discentes sobre o Curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal do Piauí, que tem por objetivo geral investigar as concepções dos sujeitos da pesquisa sobre a formação oferecida pelo Curso. Com base nesse objetivo, definimos os seguintes objetivos específicos: analisar a Proposta Curricular em seus componentes estruturais para perceber o tipo de pedagogo que se propõe a formar; Identificar as contribuições do Curso para a atuação do pedagogo na concepção dos discentes; Caracterizar os limites da formação do pedagogo no Curso expostos pelos interlocutores da pesquisa. A partir destes objetivos estabelecemos como questões norteadoras: Que pedagogo o Curso se propõe a formar? Os objetivos e o perfil presentes na Proposta Curricular do Curso estão sendo efetivados? Quais as contribuições do Curso na formação profissional segundo as concepções dos discentes? Quais os limites encontrados no processo de formação pelos discentes no Curso de Pedagogia? Essas proposições surgiram a partir do momento que foi possível conhecer as ambiguidades históricas, referentes ao perfil do pedagogo; o posicionamento do Curso frente às mudanças educativas e legislativa; e a oportunidade de ter vivenciado a experiência de ser discente do Curso de Licenciatura em Pedagogia da UFPI. Para tanto consideramos necessário uma revisão de literatura sobre formação do pedagogo que fundamentasse nossas discussões, em que podemos citar alguns dos teóricos que discutem este aspecto: Libâneo (1998, 2002, 2006, 2008); Pimenta (1998, 2002); Franco (2002); Silva (2002); Brzezinski (1996, 2003) e outros. Esse trabalho, devido à complexidade de seu estudo, se apresenta como uma pesquisa narrativa qualitativa, que traz as histórias de vida como técnica investigativa, que conta como recurso de produção de dados o desenvolvimento da escrituração de um memorial de formação e a realização de entrevistas semi-estruturadas, orientadas por um roteiro. Com base nessas orientações, a análise dos dados produzidos revela que entre os motivos do ingresso no Curso se concentra pela identificação e pela facilidade no acesso. Foi apontado que a contribuição maior do Curso é a formação teórica, enquanto que o limite evidenciado diz respeito a ênfase do na formação docente. O desdobramento deste estudo apresenta discussões teórico-empíricas sobre a formação do pedagogo, situando o contexto local de produção das narrativas, bem como a consideração das disposições legais. Portanto, acreditamos que essa pesquisa se apresenta como referência para permanentes discussões em torno da formação do pedagogo.