O CURRÍCULO COMO ESPAÇO DE PARTICIPAÇÃO NA ESCOLA E A CONSTRUÇÃO DE SABERES DOCENTES
Currículo. Participação. Escola. Saberes Docentes.
Esta dissertação apresenta como tema o currículo como espaço de participação na escola e a construção de saberes docentes, objetivando compreender a relação das práticas dos professores na construção de saberes docentes nas escolas municipais de Teresina tendo o currículo como espaço de participação. Esta pesquisa parte da seguinte problemática: qual a relação do currículo enquanto espaço de participação e a prática dos professores na construção dos saberes docente nas escolas municipais de Teresina? Focalizamos nesta pesquisa os estudos no campo do currículo fundamentados pelos APPLE (2006); GIROUX (2008); LOPES e MACEDO (2011); MACEDO (2010); MOREIRA (2008); RODRÍGUES (2013); SACRISTÁN (2013); SILVA (2007) a fim de abordarmos a história do currículo e suas teorias. Para a compreensão da construção dos saberes docentes através do currículo, estudamos TARDIF (2002), assim como também discutirmos a importância da formação de professores para compreendemos de que maneira a formação inicial e continuada influenciaram nas práticas das professoras na operacionalização do currículo em sala de aula, para tal, abordamos autores como IMBERNÓN (2010; 2006); GIESTA (2001); GIROUX (1997); PACHECO e FLORES (1999); MORAES, PACHECO e EVANGELISTA (2003); FORMOSINHO (2009). Para conduzir a problemática deste estudo foi necessário construir uma metodologia, na qual, optamos pela Etnografia e Etnometodologia, escolha mediada pela implicação dos estudos realizados no NUFAGEC onde discutimos nas reuniões do núcleo as obras de autores imprescindíveis destas duas temáticas: os autores que discutem a Etnometodologia (COULLON, 1995abc); GARFINKEL (2006); HERITAGE (1999); WATSON e GASTALDO (2015); e autores que abordam a Etnografia ANDRÉ (1995); ANGROSINO (2005); FRITZEN (2012); GEERTZ (2013); MALINOWSKI (1978); LAPLATINE (2007); NEVES (2006). A construção deste estudo parte do cotidiano de duas professoras de duas escolas municipais de Teresina-PI com suas práticas nas turmas de 1º ano do ensino fundamental. Os instrumentos de análise de dados foram construídos a partir das leituras de autores que discutem a entrevista narrativa BENJAMIN (2012); JOVCHELOVITCH e BAUER (2008) a observação participante MALINOWSKI (1978); LAKATOS (2011), RICHARDSON (2012); o diário de campo ZABALZA (1994) e da análise de dados MARCUSCHI (1986); WATSON e GASTALDO (2015). A finalidade desta pesquisa está em compreender o currículo como espaço de participação através das práticas dos professores na construção do currículo e saberes docentes para tornar o espaço da escola um espaço onde todos participam da construção do currículo. Assim, acreditamos que esta pesquisa será relevante para que os professores e as equipes pedagógicas das escolas reflitam sobre sua participação na construção e transmissão dos saberes selecionados no currículo.