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Banca de DEFESA: CRISTIANE FEITOSA PINHEIRO

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CRISTIANE FEITOSA PINHEIRO
DATA: 09/01/2017
HORA: 09:00
LOCAL: SALA DE DEFESA PPGED
TÍTULO: Entre o giz e a viola: A educação picoense através das práticas educativas do mestre-escola Miguel Guarani, no Vale do Guaribas (1938-1970)
PALAVRAS-CHAVES: Mestre-escola. Ensino primário. Analfabetismo. Prática educativa. Cultura escolar.
PÁGINAS: 275
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:

 A pesquisa trata da história da educação rural picoense, a partir da trajetória docente e das práticas educativas do mestre-escola piauiense Miguel Borges de Moura, conhecido como Miguel Guarani, entre os anos de 1938 a 1970, a partir de fontes escritas e orais. Trata-se de pesquisa de natureza histórica e bibliográfica que tem como problema “como se deu a prática educativa de Miguel Borges de Moura para a transformação da realidade educacional, no Vale do Guaribas, em Picos-PI, nos anos de 1938 a 1971?”. Como objetivo geral historiar a prática educativa de Miguel Borges de Moura para a transformação da realidade educacional rural, no Vale do Guaribas, em Picos-PI e, como objetivos específicos, descrever a realidade do ensino primário no Estado do Piauí e em Picos, especificamente, nas décadas de 1940 a 1960, favorecedora da ação docente dos mestres-escolas, analisar a importância dos mestres-escolas na escolarização de crianças, jovens e adultos, no sertão piauiense, na primeira metade do século XX; analisar o papel do mestre-escola Miguel Borges de Moura, no ensino das primeiras letras, na Vale do Guaribas; descrever a prática educativa do mestre-escola Miguel Borges de Moura capaz de engendrar uma transformação na realidade educacional, no contexto social rural picoense. Dentre as muitas justificativas para a escolha de um educador simples e sem formação acadêmica, que teve sua vida totalmente doada ao ofício, optou-se em eleger aquela que certamente o abraçou por completo: ter sido ele o responsável por ensinar crianças, jovens e adultos a ler, escrever e contar, em um município em que o acesso à escola primária era quase restrito à zona urbana, com poucas escolas públicas e poucos professores com o ensino normal. Afora isso, o mestre também foi violeiro, o que ampliava a sua prática educativa. Dessa forma, defende-se a tese que a prática educativa do mestre-escola engendrou uma transformação da realidade no interior do Piauí, levando saberes às mais distantes localidades e alfabetizando parte da população rural picoense, na primeira metade do século XX. Adotou-se como procedimentos metodológicos a pesquisa bibliográfica, documental e a história oral e elegeu-se como referencial teórico, os autores oriundos da Nova História Cultural, dentre eles, Certeau (2000), Bloch (2001), Le Goff (1998;2003), Levi (1992), Burke (1992) e Prost (2012), os estudos sobre memória de Halbwachs (1990) e Thompson (1992), em relação à formação em serviço, os estudos de Formosinho (2009), sobre saberes docentes as orientações de Tardif (2003), de Nóvoa (1989) traz-se a abordagem sobre os mestres-escolas, de Contreras (2002) as discussões sobre a profissionalidade docente, assim como os estudos de Bourdieu (2006), Arfuch (2012), Dosse (2009) e Lejeune (2008) sobre biografia e autobiografia.



MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 6422726 - MARIA DO AMPARO BORGES FERRO
Interno - 1221347 - EDNARDO MONTEIRO GONZAGA DO MONTI
Interno - 2175251 - JOSANIA LIMA PORTELA CARVALHEDO
Interno - 1167868 - ANTONIA EDNA BRITO
Externo à Instituição - JOSE RIBAMAR TORRES RODRIGUES - CET
Externo à Instituição - MARCELO DE SOUSA NETO - UESPI
Externo à Instituição - MARLÚCIA MENEZES DE PAIVA - UFRN
Notícia cadastrada em: 12/12/2016 12:56
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