DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA E DESEVOLVIMENTO PROFISSIONAL DO FISIOTERAPEUTA PROFESSOR: desafios implicitos - retratos e relatos
Docência Universitária. Formação de Professores. Desenvolvimento Profissional. Bacharel Professor. Pesquisa Narrativa.
Esta pesquisa, com o tema “Docência universitária e desenvolvimento profissional do fisioterapeuta professor: desafios implícitos, retratos e relatos”, desenvolvida junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação na Linha de Pesquisa Ensino, Formação de Professores e Práticas Pedagógicas, com viés discursivo sobre formação de professores e desenvolvimento profissional docente. Tece reflexões críticas e criativas na perspectiva de fomentar a necessária discussão em termos de saberes e práticas inerentes a esse fazer docente. Nesse sentido, dispõe que o seu fio condutor/objeto de estudo é a docência universitária e o processo de desenvolvimento profissional docente do fisioterapeuta professor, do bacharel atuante no ensino superior. Trata a docência universitária enquanto exercício profissional que exige do professor competências diversificadas, notadamente na sua área específica de conhecimento, associada a outros referentes ao trato pedagógico da matéria ensinada e ao exercício da profissão. Sua importância se evidencia na viabilização de estudo sobre a atuação pedagógica do bacharel professor. Delineia como objetivo geral: investigar os desafios na docência superior que mobilizam fisioterapeutas professores a investirem em seu desenvolvimento profissional docente (MASETTO, 2003; GARCÍA, 1999; VEIGA, 2010; FREIRE, 2006). Como objetivos específicos propõe: caracterizar o fisioterapeuta professor no ensino superior; identificar os desafios implícitos no desenvolvimento profissional do professor de ensino superior; analisar os investimentos do fisioterapeuta professor em seus percursos de desenvolvimento profissional. Caracteriza-se como uma investigação qualitativa narrativa, tendo a História de Vida como abordagem metodológica (CHIZZOTTI, 2006; SOUZA, 2006; BERTAUX, 2010; EISNER, 1998), colocando em realce relatos de experiência pessoal de seus interlocutores, os quais registram fatos significativos de sua formação e, em decorrência, de seu desenvolvimento profissional na docência superior. Com esta abordagem perspectiva compreender momentos peculiares da história de vida dos sujeitos, pela praticabilidade da reflexão, da exposição dos fatos, considerando que não apenas os descrevem, mas, simultaneamente, exercita a reflexão sobre dada situação vivida, seja no passado remoto, seja no passado recente. Define como lócus de seu desenvolvimento a Universidade Estadual do Piauí, de modo mais preciso a Faculdade de Ciências Médicas (FACIME) / Curso de Fisioterapia. Para tanto, seleciona 4 (quatro) professores da referida IES. Para a coleta de dados, emprega o questionário e a entrevista narrativa (MOREIRA; CALEFFE, 2008). Utiliza como procedimento de análise de dados a técnica denominada análise de conteúdo (BARDIN, 1994). Aponta como resultados principais, à luz das análises empreendidas, que o fisioterapeuta professor, na construção de sua profissionalidade, recorre aos saberes oriundos da prática e da teoria, assim como narra compreensivamente sobre investimentos em seu desenvolvimento profissional, que por extensão têm estreita conexão com os processos de formação continuada e, extensivamente, com o exercício docente universitário que requisita criatividade, flexibilidade e competências sempre renovadas daquele que o assume profissionalmente.